Uma loja com inúmeras opções para todos os gostos, onde são oferecidos produtos recém-lançados no mercado a custo zero. Este é o intuito dos empresários paulistanos Luiz Gaeta e Denis Shimada, ao apresentar ao consumidor brasileiro o Clube Amostra Grátis. A loja será inaugurada dia 11/05, na Vila Madalena, um dos bairros mais alternativos e ecléticos de São Paulo. Trata-se de um clube exclusivo que oferece gratuitamente produtos a seus associados.
A ideia surgiu no ano passado após os empresários constatarem o sucesso de lojas precursoras nesse segmento na China (SamplePlazza), EUA (SampleU), Japão (SampleLab!) e Espanha (Esloúltimo). Neste último país, aliás, a loja projetava faturar cerca de € 3 milhões no primeiro ano de funcionamento. A previsão para o Brasil é chegar ao faturamento de R$ 3 milhões ainda em 2010, segundo os idealizadores.
Um dos destaques do Clube Amostra Grátis diz respeito aos produtos de alto valor agregado. Com mais uma opção de teste, o sócio poderá testar um notebook dentro da loja, por exemplo, e ainda levar para casa os cinco produtos a que tem direito mensalmente. Outro benefício do associado Clube Amostra Grátis é que, dependendo da frequência na participação de testes na loja e na resposta das pesquisas, sua pontuação vai aumentando e também as vantagens que lhe serão oferecidas. “Em outras palavras, será um modelo similar ao conceito internacional, mas com detalhes específicos para o consumidor brasileiro”, explica Luiz Gaeta. Daí a ideia de se criar um espaço exclusivo, onde apenas associados podem ter acesso por meio do cartão fidelidade.
Para as empresas, o ambiente do Clube Amostra Grátis será o metro quadrado mais democrático de São Paulo, já que marcas concorrentes poderão conviver harmoniosamente, sem diferenças ou preferências graças ao trânsito livre dos fundadores do Clube em empresas e agências, e à autonomia de investimentos. Este cenário garante uma negociação comercial irrestrita e pesquisas de satisfação totalmente imparciais e isentas de informações que possam influenciar a opinião do associado. Por ter este caráter “pessoal”, as pesquisas são mais confiáveis e têm inestimável valor para as empresas prepararem suas estratégias de vendas e lançamentos.
Como funciona o Clube Amostra Grátis?
A visão dos dois empresários foi muito além do que se conhece hoje a respeito do marketing tradicional. Sob o conceito do tryvertising (algo do tipo “teste antes de comprar”), eles criaram um ambiente moderno e descolado que dispõe dos mais variados produtos, desde vestuário até eletrônicos, que poderão ser levados para casa ou, em alguns casos, serem testados à vontade na loja.
O processo para se tornar associado é simples: o interessado em se tornar sócio do Clube Amostra Grátis deve fazer o cadastro on-line no site e efetuar o pagamento da taxa de inscrição promocional de inauguração no valor de R$ 50,00. Com isso feito, ele receberá uma confirmação do cadastro via e-mail e instruções para comparecer à sede do Clube Amostra Grátis com seus documentos pessoais. Na mesma hora o associado retira a carteirinha que dará acesso livre às próximas visitas e tira uma foto para constar no sistema do Clube, garantindo segurança ao associado, e já poderá conferir as últimas novidades do mercado, escolhendo até cinco itens diferentes por mês, sem repeti-los nos meses seguintes.
Um dos benefícios do associado é ter acesso em primeira mão aos lançamentos do mercado. E é aí que entra o grande segredo do negócio: a pessoa sai da loja sem gastar nada e, em contrapartida, responde a um questionário que dará um feedback em relação a cada item, apontando defeitos, qualidades, pontos positivos, prós e contras. Na verdade, trata-se de uma pesquisa de mercado capaz de auxiliar a empresa com níveis de eficiência jamais vistos, afinal o consumidor vivenciará e experimentará um produto que ele mesmo escolheu e consequentemente responderá sobre aquilo que, de fato, lhe interessa, e de uma forma espontânea.
Os produtos são mesmo de graça?
Sim, cada produto exposto no Clube Amostra Grátis tem custo zero para o bolso do consumidor. A única despesa será com a taxa de inscrição para se associar. O faturamento para a empresa, na verdade, vem a partir das marcas que fecham negócios e colocam seus lançamentos à disposição. “Em vez de investir R$ 60 mil com uma pesquisa de mercado tradicional, por exemplo, agora o empresário pode gastar muito menos por meio do Clube Amostra Grátis”, esclarece Gaeta.
Tryvertising no mundo
O nome já diz por si só: try (teste) + vertising (advertising, propaganda). Ou seja, é uma forma de o consumidor conhecer o produto por meio da experimentação, tirando suas próprias conclusões baseadas não na mensagem de uma propaganda, mas sim, por uma experiência profunda.
Complementando o sampling tradicional, o tryvertising oferece a oportunidade da utilização de um produto, sem custos, deixando a decisão de compra para uma próxima ocasião.
Outro conceito, e que pode ser considerado o “pai” do tryvertising, é o trysumers, expressão criada para se referir ao público jovem e antenado, que graças a internet e a facilidade em lidar com novas tecnologias, tem acesso direto e livre às informações sobre produtos e marcas, conquistando “imunidade” às propagandas e aumentando seu interesse por novidades. Esta geração Y e Z, acostumada em testar gratuitamente softwares, por exemplo, são menos vulneráveis às formas tradicionais de marketing justamente por testarem algo antes de comprar.
A ideia vem ganhando adeptos por todo o mundo e as empresas já enxergam neste método algo muito promissor, facilitando a comunicação com seu público alvo. No tryvertising, o consumidor tem a flexibilidade de tempo, interesse e local para se familiarizar com aquilo que o interessa. Desta forma, todos os prós e contras podem ser apontados de acordo com a experiência vivida. Além disso, as pessoas passam a conhecer o que pretendem comprar ou aquilo que desconheciam até o primeiro teste.
Esta nova relação entre o consumidor e a marca é sustentada pelo buzz gerado pelos produtos, já que, se o mesmo agrada, a propaganda boca-a-boca vira a ferramenta mais eficaz para uma divulgação positiva. Ou seja, o êxito da loja se dá por meio do sucesso dos produtos disponíveis, por isso o nome ‘parceria’ cabe perfeitamente neste contexto. Este novo cenário revoluciona o comportamento do varejo, pois além de proporcionar uma experiência real com determinado item, dá credibilidade às marcas por meio de relatos mais realistas e íntimos que acontecem de uma pessoa para a outra, fugindo da maneira tradicional que vemos no varejo atualmente.
“A nossa intenção é inicialmente expandir para toda a cidade de São Paulo, atingindo todos os públicos de acordo com os produtos de interesse e, posteriormente, para todo o País”, finaliza Gaeta.
Fonte: Promoview