Projeção da Zenith Optimedia mostra que publicidade no País atingirá R$ 31,6 bilhões, encostando no Reino Unido
Muito tem se falado sobre a importância que o mercado brasileiro ganha para a publicidade mundial. Grandes agências chegaram no País neste ano, como R/GA e Wieden+Kennedy, sem contar ampliação de investimentos de redes instaladas há muito tempo aqui, como a Dentsu, por exemplo.
Mas agora, um estudo da Zenith Optimedia quantifica o quanto de dinheiro vai rodar a mais no mercado brasileiro na comparação de 2013 com o volume atual. São nada menos do que US$ 4,4 bilhões, ou algo em torno de R$ 7,4 bilhões.
O dado representa o quarto maior incremento neste mesmo período se comparado com os outros países. Nos Estados Unidos, de longe o maior mercado do mundo, haverá um incremento de US$ 13,3 bilhões, contra US$ 11,6 bi na China e US$ 4,4 na Rússia. Países tradicionais da Europa, como Alemanha e Reino Unido, terão injeção bem mais modesta de recursos, na ordem de US$ 1,8 bi e US$ 1,6 bi.
De acordo com a Zenith, o Brasil é atualmente o sexto maior mercado da publicidade mundial, com US$ 14,2 bilhões (cerca de R$ 24 bilhões), e chegará a 2013 com US$ 18,7 bi (ou R$ 31,6 bilhões), uma alta de 31%, mantendo a sexta colocação, só que mais colado no Reino Unido.
O Brasil ficaria, então, a US$ 1 bilhão de se tornar o quinto mercado do mundo. A grande mudança no período será protagonizada pela China, que vai crescer 51%, ultrapassar a Alemanha e assumir como terceiro maior mercado do mundo, atrás de Estados Unidos e Japão.
Fonte: MM Online