Uma agência de publicidade japonesa resolveu testar um suporte polêmico para anunciar os produtos das empresas: o corpo humano. A empresa WIT está usando as pernas das mulheres como se fosse um outdoor na cidade de Tóquio.
O novo meio já atraiu, pelo menos, três mil mulheres, que devem ter mais de 18 anos de idade e pelo menos 20 conexões no Facebook e Twitter, como informa um vídeo publicado pelo jornal The Guardian.
A ideia não é nova, surgiu no final do ano passado. A agência de publicidade usa o site Absolut Territory para recrutar as mulheres, que são recomendadas a vestir uma minissaia ou short, além de longas meias, para chamar atenção nas campanhas.
Uma tatuagem temporária é fixada nas coxas das garotas, que só recebem o pagamento (que pode chegar a US$ 128) se mostrarem as pernas por oito horas e tirarem fotos para divulgar o anúncio nas redes sociais. A banda de rock Green Day, por exemplo, já utilizou o novo suporte publicitário para promover o álbum mais recente.
Mas, como era de se esperar, o uso do corpo humano para divulgar produtos tem gerado polêmica em outras partes do Japão. A cidade de Okinawa, por exemplo, planejava divulgar suas ilhas como um destino de férias para estudantes da Capital japonesa.
Em fevereiro deste ano, os planos foram cancelados devido à chuva de críticas dos contribuintes. Os cidadãos não queriam que os impostos financiassem esse tipo de marketing.
Fonte: Diogo Max, da Exame.