Bandeiras Revelam Status e Inspiram Credibilidade

Desde a antiguidade, as bandeiras têm simbolizado soberania e comando. Com o passar dos séculos, elas também conquistaram o mercado publicitário.

Bandeiras são símbolos muito antigos. Surgidas na Idade Média, elas tiveram origem nas insígnias militares e religiosas, gravadas em diversos tipos de materiais como madeira, cobre, etc. O uso oficial, representando Países, Estados ou instituições, é o segmento onde as bandeiras são mais utilizadas. Mas, no século XX, as grandes corporações européias e norte-americanas passaram a recorrer a este símbolo como forma de mostrar força de mercado e solidez administrativa. Assim, não só as bandeiras, mas também estandartes e banners se transformaram em eficientes meios de divulgação institucional em todo o mundo.

No Brasil, a cultura de utilização de bandeiras como veículo de mídia extensiva também vem crescendo. Tudo começou com as companhias de cerveja, primeiras empresas a detectar a eficiência deste meio de comunicação como um poderoso aliado para fixação de imagem junto aos consumidores. A partir de então, diversos tipos de empresas, como bancos, postos de gasolina e até empresas de menor porte, como imobiliárias, passaram a adotar a bandeira como símbolo da sua marca.

Além das bandeiras em tamanho padrão (70cm por 1 metro), outro mercado que vem se destacando é o das bandeirinhas de mesa, os chamados “mimos”, que geralmente são ofertadas como brindes. Estas bandeirinhas podem ser feitas de tecido ou material plástico. Os banners, por sua vez, também têm espaço no setor de mídia extensiva, entretanto são mais adequados para promoção ou decoração em áreas internas, já que se tratam de um produto estático que deve chamar a atenção, sobretudo, pelo conteúdo nele inserido.

Mensagem em movimento
Um ponto óptico que se mexe no espaço. Esta é a razão pela qual as bandeiras têm sido requisitadas pelas empresas como símbolos de suas logomarcas. Em qualquer ponto onde estiver tremulando uma bandeira da Microsoft ou da Petrobrás, por exemplo, as pessoas vão associar aquela imagem aos produtos feitos por estas companhias. A vantagem de ficar livre ao vento faz com que a bandeira, além de prender a atenção das pessoas, seja sempre vista com seriedade, pois passa a idéia de força e tradição no mercado.
Por isso, é aconselhável às empresas que optam por este tipo de mídia que coloquem apenas sua marca (nome) ou logomarca (símbolo), já que por estar tremulando, dificilmente alguém terá condições de ler mensagens extensas como endereço, slogans, etc.

A popularização começou a partir dos anos 60, com a produção em massa das bandeiras de times de futebol. As técnicas então utilizadas para a produção das bandeiras era o corte e o bordado. Cada detalhe que formava a bandeira, sobretudo, se havia mais de uma cor, era recortado, costurado e, depois, sobre esta base era bordado o símbolo ou emblema.

Com a introdução das máquinas importadas de estamparia a quadros, rotativas e, mais recentemente, de impressão a laser, aliada ao desenvolvimento de tecidos mais resistentes, a produção de bandeiras ganhou dinamismo e escala.
O poliéster é, hoje, o tecido mais adequado para a produção de bandeiras já que são fibras que não absorvem água e permitem cores mais vivas. Com exceção das oficiais, como a Bandeira Nacional, que obedecem certos requisitos para sua produção, as demais, em grande parte, eram produzidas com tecidos menos resistentes como lã, algodão e náilon.

Porém, quem utiliza bandeiras como parte integrante da programação visual das empresas deve estar atento à sua conservação. Além disso, é aconselhável que se adquira pelo menos 1 par de bandeiras, já que a ação do tempo tende a desgastá-las mais facilmente do que qualquer outro tipo de material. Lavá-las com sabão neutro e evitar o hasteamento em dias de chuva e ventos muito fortes também ajuda a manter a bandeira, que tem em média uma vida útil de 90 dias.

Fonte: Alexandrus Calimanis, diretor comercial da Bandeirart®.

Márcia Mariano
Jornalista – MTB 16.770 -RJ

A importância do E-mail Marketing

Acredite ou não, algumas pessoas realmente gostam de receber e-mails anunciando produtos ou serviços.

Alguns consumidores lêem essas mensagens e fazem sua opção de compra baseada nessa forma de propaganda online.

Não é sem motivo que a Forrester Research acredita que a indústria de e-mail marketing movimentará US$ 4,8 bilhões em 2004, quando mais de 200 bilhões de e-mails comerciais serão enviados todos os dias.

Quantas dessas mensagens vão funcionar e encorajar novos negócios? Isso vai depender diretamente do conteúdo que possuírem.

O que faz um e-mail marketing ser bom? Como isto influência os consumidores?
O que vemos é que os e-mails possuem um tremendo apelo
junto aos consumidores que estão online há pouco tempo.

No entanto, constatamos que quanto mais experientes são os internautas, mais avessos eles ficam com e-mails promocionais, achando tais mensagens cada vez menos úteis.

Isso ocorre mesmo considerando-se que os e-mails estão sendo enviados para pessoas que pediram para recebê-los.
A lição é que os anunciantes precisam fazer com que os e-mail atendam aos interesses dos consumidores.

Estratégia para o uso do e-mail marketing:

O e-mail é bom pela sua capacidade de retenção da mensagem e pelo seu baixo custo. Em um nível básico, a idéia é tornar o e-mail tão personalizado e relevante quanto possível.

Isso significa que as empresas precisam ter dados bastante detalhados de seus clientes, devem saber a que tipo de produtos eles estão respondendo, de modo a moldar as mensagens aos desejos de seus consumidores.

Uma das maneiras de conseguir isso é “investigando” o cliente no momento em que assina ou se registra em seu site: que tipo de promoções gostaria de receber? Em que tipo de produtos está interessado? Saber isso é a chave para tornar os e-mails mais úteis e interessantes para quem os recebe.

Atualmente, vários segmentos de mercado estão usando os e-mails. As empresas que utilizavam ações de marketing impressas (mala direta, etc.) estão adotando o e-mail de maneira mais efetiva, criando conteúdos mais pessoais e relevantes do que os utilizados em outras formas de propaganda.
O e-mail marketing pode ser eficaz para qualquer tipo de negócio, desde que seja utilizado de forma apropriada.

Lançamento de Novos Produtos

ESPAÇO DO BRINDE

Esta área foi criada com o objetivo de levar informações sobre o setor de brindes tanto para as empresas que atuam neste mercado como para as que se utilizam dele.

LANÇAMENTOS

Como a Internet tem se mostrado um excelente meio de geração de negócios,encurtando distâncias e globalizando os mercados,reservamos a você, empresário de brindes, este espaço, onde será possível divulgar o lançamento de novos produtos comercializados por sua empresa.

A cada lançamento de produtos, enviaremos um newsletter (propaganda em formato de e-mail)a todos os usuários cadastrados no Portal, informando, demostrando as novidades, convidando-os a conhecerem sua empresa. Ao acessarem o portal Brindice poderão, conseqüentemente, acessar o seu Site.

São mais de 20.000 e-mails de empresas cadastradas que atuam nos principais segmentos: Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, em todo o território nacional.

Maiores informações sobre forma de cadastramento e prazos de divulgação de seus lançamentos poderão ser obtidas através do e-mail:

[email protected]

Bríndice Comemora 15 anos de Parceria….

Há 15 anos no mercado, a Bríndice Publicações e Propaganda é uma empresa especializada na divulgação dos fabricantes de brindes, produtos promocionais, presentes corporativos e mídia extensiva em todo o território nacional.

Nossa principal publicação, o Catálogo Bríndice, com mais de cinco mil itens promocionais e uma tiragem de 30 mil exemplares, já está na 15ª edição. Nele apresentamos os melhores fornecedores do setor e fazemos com que eles cheguem de forma direta e eficiente ao consumidor final, já que 90% dos exemplares são distribuídos gratuitamente a grandes empresas instaladas por todos os estados do país.

A Bríndice é também a Editora dos Catálogos Bríndice Mais e Equipo Lojas. Enquanto este último reúne produtos e serviços para montagem e reforma de escritórios e instalações comerciais, o primeiro investe ainda no setor promocional, mas com um mailing diferenciado.

Uma vez em parceria com a Bríndice, o empresário conta ainda com um Bureau de fotolito e com a Bríndice Fair Eventos, promotora e organizadora da Feira Expobríndice, um grande evento que este ano ocorre de 23 a 27 de julho em São Paulo e reúne os mais diferenciados fabricantes de brindes.

Relacionamento Afetivo Durante o Expediente

Nos dias atuais, a falta de tempo para lazer e outras atividades cria condições para mais envolvimentos amorosos no ambiente de trabalho. O acelerado ritmo da vida moderna, muitas vezes, dificulta o estabelecimento de relacionamentos interpessoais fora trabalho. As diversas atividades a serem realizadas diariamente também ocupam grande parte do tempo que seria destinado ao repouso ou lazer.

Normalmente, os compromissos profissionais despendem muito tempo, às vezes até excedendo as oito horas da jornada de trabalho. Nesse cenário, quem tem tempo para namorar?Assim, o ambiente de trabalho acaba se tornando o principal local onde se reúnem pessoas com grau de instrução similar e com objetivos e interesses em comum.

Em tal universo de semelhanças, estimula-se o clima de cumplicidade em que experiências, satisfações ou insatisfações, sucessos e lucros são compartilhados, explica Sâmia Simurro, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). Esses fatores facilitam os envolvimentos amorosos no mundo corporativo que, segundo Sâmia, são mais comuns do que se imagina.

Sem dúvida, no entanto, que o relacionamento afetivo no ambiente profissional exige muito bom senso e, acima de tudo, discrição. Aliás, discrição é imprescindível, beijos e abraços pelos ambientes da empresa, assim como comentários sobre a relação, devem ser evitados.

Apesar de permitidas em algumas empresas, situações delicadas como essas, contudo, devem ser dosadas com cautela, para que não se percam os limites entre a vida profissional e a pessoal. Para Sâmia, "deve-se buscar alternativas para separar os diferentes contextos dessa relação, mantendo o comprometimento com a atividade desempenhada, sem perder o foco e o entusiasmo.

Segundo a vice-presidente, o autoconhecimento é importante para entender as próprias emoções e direcioná-las de forma produtiva. Os conflitos pessoais devem ser resolvidos fora da empresa e, em caso de rompimento da relação, a serenidade deve ser mantida, não permitindo que o relacionamento profissional e a produtividade sejam afetados.

Algumas empresas já têm políticas para esse tipo de situação em seu código de conduta. Sâmia recomenda que os funcionários das empresas procurem consultá-lo, pois as corporações costumam adotar posturas diferentes a respeito desse assunto. Enquanto algumas proíbem ou permitem namoros apenas em setores diferentes, outras não apresentam restrições. Respeitadas as recomendações e restrições é possível, sim, encontrar a ‘alma gêmea’ muito mais próximo do que se imagina, completa.

Fonte: Sâmia Simurro – Vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV)