Planejamento de um Negócio frente a nova Concorrência

O forte impacto da tecnologia, somado ao processo gradual de mudança, orientado para globalização das relações econômicas, é uma realidade que devemos enfrentar regionalmente. As empresas devem somar conhecimentos, melhorar sua cultura competitiva, orientar-se para o cliente e "pensar em termos de negócio", como estratégia básica de dominar o presente e, logo, pensar em objetivos maiores de como antecipar o futuro.
Gerenciar o presente desfrutando ao máximo a sua competência essencial, sua potencialidade de
mercado, tecnologia e processo produtivo, preparando-se assim para o futuro a partir de uma "visão empreendedora", valorizando os recursos e a competência, com o passar do tempo, introduzindo inovações necessárias, entrando em novos setores de atividade. Todas empresas se defrontam com o problema de uma dupla estratégia para a competição do presente, sem penalizar a competição no futuro e vice-versa. Operar dentro de qualquer negócio implica hoje em um desafio com muitas exigências e requerimentos distintos dos conhecidos até o presente: se as regras são novas e diferentes, então o jogo é diferente. Este processo de mudanças desde a ótica da comercialização de bens e/ou serviços não pode ser ignorado e tão pouco negado porque, em geral, estas posturas fazem demorar a tomada de decisões e, neste sentido, o fator tempo é uma das chaves a considerar para atuar no campo estratégico que implica, entre outras ações, detectar oportunidades e ameaças do setor em particular de cada unidade de negócios.
A nova competência implica considerar novos aspectos e condutas, tanto dos clientes como dos competidores, para definir um processo de marketing em que devem ser considerados, entre outros, os seguintes aspectos:
1- A clara individualização do cliente antes de qualquer ação comercial;
2- Utilização das tecnologias disponíveis no mercado para potencializar as relações com clientes atuais e novos clientes, seja através da Internet (site, e-mail) e do Telemarketing.
3- Novas tendências do mercados, assim como a mudança nos hábitos de consumo-compra;
4- Total ciência do que deve ser importante: aceitação do que o cliente valoriza como o ideal e não o que o você empresário ou comerciante crê ser o melhor;
5- Criar laços permanentes com os parceiros através de eventos diversos, quer sejam: palestras, seminários, jantares, reuniões, atraindo conseqüentemente novos clientes a médio e longo prazo e a conseqüente fidelização dos mesmos;
6- Observar seus concorrentes, levantando os pontos favoráveis e desfavoráveis, visando o fim último: a satisfação total do seus clientes.
Bons negócios !

Envio de Arquivos e Mensagens com Cópias

Ao enviar um arquivo por e-mail deve-se ter cuidado com aqueles muito grandes! Se sua conexão for através de banda larga (ADSL ou Cable Modem) e comportar uma grande capacidade de tráfego, o mesmo pode não ser válido para todos os usuários, pois muitos ainda utilizam conexão discada. E aquele filme de piadinha que foi enviado para distrair seu colega muitas vezes está bem na frente daquele e-mail comercial importantíssimo. Isso sem contar arquivos executáveis (.exe, .com, .pif e outros) que contém vírus, mas o usuário abriu porque o recebeu de um amigo. Enviar arquivos contendo vírus a clientes ou fornecedores é uma gafe imperdoável. Portanto, mantenha seu antivírus sempre atualizado e tome cuidado ao abrir arquivos desconhecidos.
Outro item a ser pensado refere-se à mensagem com cópias. Ao enviar uma mensagem para múltiplos usuários (geralmente piadas, avisos ou notícias de interesse) há quatro maneiras de fazê-lo, três das quais são, no mínimo, desaconselháveis:
A primeira maneira é preenchendo todos os usuários no campo "Para" do e-mail, porém se um usuário clica na opção "responder a todos" (o que é muito comum), todos da lista passam a acompanhar a resposta e estabelece-se um ciclo vicioso. Já na segunda maneira, envia-se a totalidade da lista no campo "CC (Carbon Copy)", e nenhum, um ou mais usuários no campo "To". A mensagem funciona melhor, usuários da lista "CC" não recebem respostas, porém ainda assim, a lista de usuários se torna pública a desconhecidos e eventualmente até à concorrência.
A terceira maneira é preenchendo todos os usuários no campo "BCC (Blind Carbon Copy)". Desta maneira evita-se a divulgação pública da lista, mas ainda assim se não houver ao menos um usuário no campo "To" o e-mail corre o risco de ser bloqueado por filtros Anti-Spam. Além disso, nenhum dos três métodos evita o envio (acidental ou não) de vírus
A quarta maneira, e mais correta, é recorrer a um utilitário de newsletter ou cadastro de visitantes que, aliado a um web-site, possa descadastrar usuários não interessados no recebimento de e-mails futuros. Esta alternativa é prestada por empresas de web design e, normalmente, é indicada para empresas que fazem do e-mail seu instrumento de comunicação.
Finalmente, é prudente observar que o Spam (envio não solicitado ou não autorizado de e-mails) sempre vai contra uma ou mais regras acima. E hoje em dia, muitos Spams tentam entrar disfarçados nas caixas postais, fazendo-se passar por amigos, personalizando a mensagem com nome, e-mail ou imagem do site do destinatário. E não se trata de alguém que dedicou "atenção especial" ao e-mail, mas sim de softwares e spammers que se tornam cada vez mais inteligentes.

Os desafios da Venda

Uma micro ou pequena empresa enfrenta atualmente os mesmos desafios que as grandes empresas para alavancar suas vendas e continuar a crescer.
Sem viabilizar e planejar é difícil vender,

Mas o que seria Viabilizar ? É determinar quais de seus produtos podem ser oferecidos de forma competitiva e como devem ser apresentados, quantificando os recursos necessários para a venda, tais como: investimento, trabalho e tempo, determinando se sua empresa pode atingir o volume de vendas de forma a assegurar um retorno aceitável.

Agora, na segunda fase você precisa Planejar: o que você vai vender, por quanto, para quem, e como. Fazer esse plano requer investimento de tempo e dinheiro, mas é absolutamente necessário para quem quer participar de um mercado cada vez mais competitivo e com riscos cada vez maiores. Levantar custos, fazendo alterações e adições aos produtos criados, adaptando-os as
necessidades dos seus Clientes

Depois de viabilizar e planejar sua atividade de vendas, chega a hora de sua empresa Vender –
de colocar seu plano em ação para conquistar as vendas e os lucros, razão de todo o seu projeto. Quanto melhor for seu plano, mais simples será sua implementação, e menos surpresas você terá.
Para tanto, alguns prodedimentos finais fazem-se necessários:

– Montar e ativar sua estrutura de promoção, vendas e atendimento a clientes;
– Escolher criteriosamente seus representantes, vendedores e parceiros;
– Efetuar um treinamento sobre os produtos a serem comercializados;
– Preparar lista dos clientes alvo e possíveis indicações;
– Oferecer seus produtos, distribuir seus materiais e amostras, participando
de feiras do setor, observando as tendências do mercado e as necessidades dos clientes que as
visitam.
– E, finalmente, manter tais informações arquivadas para consultas e procedimentos futuros a serem
observados.

Boas Vendas !!

Produtos inusitados que viraram brinde no São Paulo Fashion Week

A tradicional Melissa, uma das marcas da Grendene, aproveitou a ocasião para apresentar sua coleção inverno 2003, a Melissa Music. Como o tema está diretamente relacionado à música, a empresa escolheu o CD para se tornar o seu brinde durante o evento. Em parceria com a produtora Trama, a empresa produziu quatro CDs com seleções e capa distintas. Os convidados que visitaram o “Espaço Melissa” tiveram a oportunidade de escutar e escolher o CD que mais lhe agradasse. Além disso, os visitantes ainda ganhavam chaveiros com miniaturas dos produtos da marca, como sandálias, tênis, corações e bolsinhas. Apenas as miniaturas, que já fazem parte da linha de produtos, serão comercializadas pela empresa. Já o CD foi desenvolvido especialmente para ser um brinde do evento.
Para o gerente comercial da Melissa, Paulo Antônio Pedó, o marketing é a matéria-prima fundamental para a imagem institucional da empresa e o brinde é uma ferramenta importante que está diretamente relacionada à sua estratégia.
“A cada lançamento procuramos fazer ações e brindes diferenciados, que tenham uma relação direta com a imagem e o conceito que marca pretende passar”, ressalta Pedó.

Já a Samsung foi responsável pelos brindes que mais chamaram atenção nos corredores do evento. Para apresentar seus dois novos lançamentos, o Dream e o Luminix Fashion, a marca convocou a criatividade de três estilistas. Reinaldo Lourenço, Ricardo Almeida e Walter Rodrigues foram escolhidos para desenvolver acessórios para os aparelhos da marca. Esses acessórios viraram brindes que foram distribuídos durante os desfiles de cada estilista.
Da sofisticação de Walter ao contemporâneo de Ricardo passando pela ousadia de Reinaldo, o resultado surpreendeu. Um pingente com pérolas Swarovski, uma bolsa masculina em couro e lycra e um petit sac com pele de coelho. Os convidados e a imprensa ganharam os seus acessórios, mas a empresa já começa a comercializar as peças, porém em edição limitada.

Já o brinde desenvolvido pela Coca-Cola Light deve invadir as paredes de famosos e jornalistas. A tradicional marca de refrigerantes presenteou seus convidados com um simpático quadro personalizado. No entanto, para receber o mimo os convidados deveriam primeiro fazer seu mapa astral. Após a realização do mapa, uma equipe montava o quadro na hora com todas as cores correspondentes do mapa astral, inclusive a cor da pequena garrafa de coca que acompanhava o quadro também era resultado das determinações do mapa astral de cada convidado. O fundo do quadro ganhou uma breve sinopse do mapa astral de cada convidado.

A gravadora Trama, que também estava com um espaço diferenciado no evento aproveitou a ocasião para oferecer aos visitantes um brinde bem original, um simpático abridor de CD. Um pequeno acessório em plástico desenvolvido especialmente para romper o plástico que embala o CD novo. Uma idéia prática que dispensa a utilização da tesoura ou mesmo das unhas femininas.

Outro sucesso durante o evento foi uma agenda muito especial desenvolvida pela tradicional Fitas Britânnia, uma das empresas patrocinadoras presente ao evento. A agenda ganhou capa recoberta de fitas, laços, rendas e florzinhas, todos produtos da empresa.

Brindes ganham destaque no São Paulo Fashion Week

Cenário da moda se rende aos brindes inusitados e práticos que são oferecidos durante os desfiles

O conceito de “brinde” é muito amplo, afinal qualquer artigo pode se tornar um brinde, depende da mensagem que a empresa pretende transmitir.
Uma das maiores provas dessa teoria é o São Paulo Fashion Week – Calendário Oficial da Moda Brasileira. O tradicional evento, que reúne os principais estilistas do país, está chamando cada vez mais a atenção dos convidados e da imprensa em geral, mas não somente por causa dos desfiles e sim por causas dos brindes inusitados e práticos que muitos estilistas e patrocinadores estão desenvolvendo para cada edição do evento.

Os mimos distribuídos aos convidados do São Paulo Fashion Week sempre dão o que falar. Criados especialmente para o evento esses brindes enchem os olhos e causam inveja em que não ganhou.

A última edição, realizada entre 26 de janeiro e 01 de fevereiro, que apresentou a coleção inverno 2003 contou com brindes irreverentes. E a própria imprensa especializada em moda já está mais atenta aos brindes oferecidos a cada edição.
Eles estão ganhando reportagens em cadernos até então destinados apenas ao cenário fashion. Seguindo o caminho da moda o brinde também está se tornando a cada dia um acessório fashion e cheio de glamour.

Leia na próxima matéria:
“Produtos inusitados que viraram brinde no São Paulo Fashion Week,”