Não restam dúvidas de que, a cada dia, vai ficando mais difícil vender produtos e serviços. Muitas empresas fazem investimentos e, mesmo assim, não conseguem alavancar as vendas. Outras, estão ganhando menos na tentativa de sobreviver. Muitas empresas boas, na esperança de se manterem no mercado, começam a trabalhar como se prestassem serviço escravo: fornecem tudo (maior prazo, menor preço, etc), enfim, pagam o que não podem para vender.
As empresas que trabalham sem planejamento estratégico, sem acompanhamento, independentemente do seu tamanho ou participação no mercado, estarão sujeitas a desaparecer. Não importa se é uma loja, uma prestadora de serviço ou uma indústria. Deve-se observar que a organização é que fará a grande diferença. Claro que para se aplicar qualquer planejamento, quem está à frente como gerente ou diretor tem uma fatia muito importante, já que o sucesso depende da responsabilidade e da garantia da aplicação do que foi planejado.
As empresas devem permanecer mais vivas no mercado e de olho não só no futuro, mas também no presente. Não devemos falar em crise, pois o dinheiro continua circulando, só que talvez em outras mãos e não na nossa empresa… Independente da crise, muita gente continua vendendo, e você? Alguns fatores essenciais devem ser considerados:
Visão – Deve-se ter uma visão clara do que se deseja para a sua empresa. Não basta ter apenas um plano para o futuro, tem que colocá-lo em prática. Esse plano deve ser bem absorvido e entendido por todos. Dificuldades e conquistas devem ser compartilhadas por toda a equipe. Contudo, é importante que exista uma consciência da responsabilidade de todos. A sobrevivência depende de cada um.
Rapidez – Toda ação de vendas deverá ser desenvolvida com rapidez. Promoções e lançamentos deverão ser passados com muito entusiasmo para a equipe de vendas. Um dos cuidados é com as datas promocionais, muitas passam desapercebidas. Existem produtos que a venda aumenta em certas épocas e, neste caso, anteceder é fundamental.
Relatórios – Devem ser simplificados. Claro que relatórios são importantes, mas o seu pessoal de vendas deverá se preocupar é com a venda. Portanto, quanto menos relatórios e mais simples, melhor.
Acompanhamento -Aí está o segredo. A empresa deve saber motivar sua equipe de vendas. Algumas ações simples poderão surtir um grande efeito, principalmente quando o objetivo é aumentar as vendas. Você já imaginou premiar uma determinada equipe que trabalha ao telefone, se ela conseguir alcançar alguns números em vendas? E a pessoa que digita os pedidos, alguma vez ela já passou por algum processo de motivação? É importante que o gerente saiba que estas ações não devem sair da diretoria da empresa mas, sim, da gerência. Ela deve levar as idéias à direção e, enfim, colocá-las em prática.
Mas toda motivação deve vir acompanhada de alguns fatores. Ninguém deve ganhar nada se não faz por onde. Tudo na vida depende de resultados. As metas devem sempre ser traçadas pela capacidade e, principalmente, pela necessidade de faturamento da empresa.
Enfim, nunca deixe de mostrar que sua equipe é importante para você. Saber reconhecer e orientar são características de um bom líder e de uma boa empresa.