Esqueça a Crise e Movimente seus Negócios!

Apesar da crise financeira, muitas empresas crescem e prosperam. Algumas demonstram uma vitalidade incomum ao agarrar a oportunidade de aumentar as vendas, introduzir novos produtos e serviços e, assim, conquistar uma fatia maior do mercado.

Com base nesses exemplos de sucesso, o empresário e especialista em Marketing Márcio Miranda, selecionou 10 dicas para ajudar sua empresa a alavancar novos negócios em 2004. Tome nota:

1) Torne-se mais agressivo. Mude sua estratégia de marketing para adequar-se ao clima psicológico do momento. Enfatize como seus produtos ou serviços economizam tempo, enxugam custos e aumentam a produtividade.

2) Trabalhe no sentido de manter os clientes atuais. Mesmo que seus clientes gastem menos, não deixe que eles se sintam tentados a experimentar novos fornecedores. Estudos mostram que é cinco vezes mais difícil conquistar um novo cliente do que manter um antigo.

3) Aumente as vendas com seus clientes atuais. A relação com os clientes é sempre mais frágil do que nós gostamos de imaginar. A satisfação do cliente depende de um único ponto: ter suas necessidades atendidas no prazo, sempre.

4) Desenvolva sua lista de clientes em potencial. Crie o que nós gostamos de chamar de lista de clientes preferenciais. Se você tem uma lista como esta, escolha umas duzentas ou trezentas empresas com as quais você gostaria de fazer negócios. Então, faça contatos regulares com essas empresas. Explique qual a razão de seu interesse especial por elas. Mostre como negociar com você traz benefícios para elas. Torne seus objetivos claros: pergunte o que você deverá fazer para conseguir realizar negócios com essas empresas.

5) Utilize técnicas de “valor agregado” para passar à frente de seus concorrentes. Separar sua empresa de todo o resto que faz o mesmo tipo de produto (ou presta o mesmo serviço) é mais importante que tudo. Coloque-se na cabeça de um cliente para descobrir o que você pode fazer para expressar sua exclusividade, seu grande diferencial.

6) Aperfeiçoe a imagem de sua empresa. Tenha certeza de que sua empresa é reconhecida da melhor forma possível por seus compradores, clientes em potencial, fornecedores e formadores de opinião. Sua empresa parece profissional? Competente? O serviço ao cliente é sua prioridade número um? Então, torne públicas aquelas qualidades “especiais” que tornam você mais profissional do que seus competidores.

7) Mantenha-se atento à concorrência. Não pense que seus competidores estão dormindo. Eles estão tomando atitudes que podem tirar clientes de você. Mais do que tudo, é preciso observar a concorrência e agir rápido.

8) Aumente seus esforços promocionais. Uma análise entre 600 empresas mostrou que as companhias que mantiveram ou aumentaram a publicidade no período de recessão tiveram médias de vendas superiores naquele período e ao longo do três anos seguintes do que empresas que cortaram a publicidade.

9) Faça de seus empregados e fornecedores os embaixadores de sua empresa. Tempos difíceis podem causar ansiedade. Não demonstre isso. Mensagens negativas se espalham rapidamente e podem ferir sua imagem entre seus empregados, fornecedores e clientes. Enfatize as boas notícias por meio de folhetos, boletins e newsletters. Não minta nunca, mas sempre acentue o lado positivo.

10) Nicho de mercado. Busque aqueles mercados que melhor se encaixam no perfil de produtos e serviços de sua empresa – e apareça! Busque ser “o maior peixe do lago”. Na medida em que você atende com sucesso novos clientes, você tem uma boa chance de se tornar o fornecedor preferido.

O SAC de sua Empresa Funciona?

Empresas de todo o mundo já perceberam que oferecer seus produtos e serviços com qualidade e preço justo não é sinônimo de competitividade e nem de diferencial num mundo globalizado.

O consumidor está muito mais exigente. Uma marca ganha destaque se oferecer qualidade também nos serviços pós-venda além, é claro, da cordialidade com que trata seus clientes.

E é nesse momento que o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor torna-se uma importante ferramenta, já que tornou-se o braço “receptivo” do contato com o cliente.

Além de ouvir reclamações e sugestões, esse serviço permite realizar planejamentos mercadológicos e pesquisas de opinião. A globalização, o mercado mais competitivo, a preocupação com a qualidade total, o crescente avanço da tecnologia e a crise financeira, estão afetando diretamente as relações de consumo.

Dessa forma, fica clara a importância de analisar e conhecer muito bem o seu público consumidor, para atendê-lo de forma personalizada, buscando responder às suas necessidades, desejos, carências e, de certa forma, superar suas expectativas.

Sendo assim, as organizações estão conscientes de que sua sobrevivência depende da fidelização de seus clientes e é nesse momento que o SAC tornou-se um importante aliado.

Você acha que o SAC de sua empresa é eficiente? Afinal, ele deve contribuir para a satisfação do seu cliente, além de reunir dados para futuros planejamentos. Caso sua resposta deixe dúvidas, aproveite o inicio do ano para aprimora-lo.

Qualidade em Vendas

Ano novo, época para rever e programar as ações da sua empresa ao longo de 2004. Esse é o período ideal para treinar e reciclar as equipes, buscando o aperfeiçoamento no atendimento oferecido aos clientes, nas vendas, nas negociações e na apresentação dos benefícios da aquisição do seu produto e serviço.

Além disso, é preciso pensar na construção de argumentos consistentes e que demonstrem claramente aos clientes que eles são únicos e que sua empresa tem o que eles precisam.

Mas para obter um retorno satisfatório é necessário procurar as técnicas em treinamento para equipes oferecidas no mercado. Investir num programa que tenha como objetivo desenvolver a equipe de vendas para analisar a situação daquela venda potencial e propor a solução ao cliente.

Com a concorrência aumentando a cada dia é preciso transmitir de forma clara o benefício que o produto ou serviço traz para quem vai adquiri-lo. Os produtos por si só já não trazem diferenciais únicos e específicos, afinal a concorrência estimula o poder de comparação do consumidor.

Agora se coloque no lugar de seu cliente: você voltaria a comprar de uma empresa que demonstrou um atendimento nada profissional?

Por isso, nessa hora entra o diferencial oferecido por sua empresa, que deve começar pelo atendimento adequado, buscando a qualidade nas vendas em todas as etapas desse processo. Pense bem nisso e comece o ano investindo num treinamento sério, visando cada vez mais conquistar qualidade total em suas vendas.

Funções do Profissional de Marketing

Aqui no Portal Bríndice você encontra dicas importantes sobre as ferramentas de marketing, bem como utilizá-las no seu dia-a-dia com a finalidade de gerar novos negócios para sua empresa.

Mas agora que o ano começou, é o momento exato para rever suas ações e planejar suas estratégias para o decorrer de 2004. Mas será que sua empresa está se beneficiando corretamente do marketing?

Por isso, para começar o ano com tudo, selecionamos aqui as principais atribuições do profissional de marketing. Como você pode conferir a seguir:

· Agilizar processos (rapidez)
· Reavaliar processos (conveniência)
· Atuar conjuntamente com o RH
· Monitorar o mercado para fidelização de clientes (valor agregado)
· Criar desejos e novas oportunidades de mercado
· Acompanhar (pesquisas) a percepção de valor agregado e disposição para personalizar (customização)
· Percepção de mudanças e estilos (segmentação do mercado)
· Conhecer obstáculos e definir metas para qualidade de serviços ao cliente
· Desenvolver poder de informação por meio da tecnologia (ex. CRM – Customer Relationship Management = software para gerenciamento do relacionamento comercial com cada cliente – Mkt 1X1)
· Observar a concorrência

E então, o departamento de marketing de sua empresa anda seguindo essas funções básicas e essenciais, porque se não estão cumprindo esse pré-requisito está na hora de rever seus conceitos e posicionar sua equipe para as exigências do mercado. Afinal, de nada vale conhecer as ferramentas de marketing se sua equipe não está apta a utilizá-la no dia-a-dia de sua empresa!

Funcionários Satisfeitos Aumentam a Lucratividade

Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que somente 50% dos funcionários da linha de frente das empresas consideram que seus empregadores merecem que eles lhes sejam leais. Essa situação vem fazendo com que esses trabalhadores, em milhares de empresas em todo o mundo, derrubem a fidelização de Clientes.

Não percebendo a real dimensão do problema, os empregadores classificam esse baixo índice de lealdade dos funcionários como normal e garantem que se trata de uma conseqüência da baixa lucratividade das próprias empresas.

A filosofia de lealdade – de clientes e de funcionários – como estratégia de negócios é a grande força propulsora que precede o crescimento, os lucros, o valor percebido e duradouro. É, enfim, a razão do sucesso financeiro da empresa. Assim, é inevitável lembrar que a falta de lealdade dos funcionários está diretamente ligada à redução dos lucros da empresa.

O comprometimento dos empregados em manter bom relacionamento com os clientes é o caminho seguro para uma empresa conseguir e manter clientes fiéis.

Outro detalhe importante apontado pela pesquisa indica que os funcionários não são leais a seus empregadores porque não acreditam que estes agirão de forma justa e honesta com eles.

Mas esse impasse precisa ser resolvido. As empresas não podem perder clientes por não se preocuparem em manter seus funcionários satisfeitos. Assim como é necessário conquistar e manter os clientes certos, também é necessário conquistar e manter os funcionários certos. Isso implica na conquista da lealdade, tanto de clientes quanto de funcionários.

E os funcionários de sua empresa, estão realmente satisfeitos? Aproveite o final de ano para fazer um balanço dos bens humanos que sua empresa possui: seus funcionários!