Calendário de Datas Promocionais: uma Ferramenta ao seu Alcance

A eficácia de uma ação promocional geralmente depende de um planejamento correto, feito com bastante antecedência. Esse cronograma de ações é uma excelente oportunidade para antecipar e até mesmo estreitar relações com os fornecedores e clientes de sua empresa.

Todas as ações precisam ser programadas com uma boa antecedência e, nesta hora, nada melhor do que utilizar uma importante ferramenta de marketing, que pode se tornar uma forte aliada para sair à frente dos concorrentes durante 365 dias por ano: o Calendário de Datas Promocionais.

O Calendário pode e deve ser explorado por empresas de diferentes segmentos e setores. Basta à empresa verificar nessa rica ferramenta qual data se encaixa ao perfil de seus clientes. Por exemplo, se a empresa for do ramo médico, poderá enviar brindes aos clientes e fornecedores em datas como Dia da Saúde ou da Medicina.

Já, as empresas que trabalham com comunicação, podem enviar seus brindes em datas como Dia da Comunicação Social, Dia do Profissional de Marketing, entre outras.

Há, ainda, aquelas datas nas quais as empresas podem e devem lembrar de seus parceiros, independente do seu ramo de atuação, como Natal, Carnaval, Páscoa e Dia da Amizade. Nessas datas é comum a troca de lembranças, em qualquer que seja a área de atividade da empresa.

Mas o primeiro passo para o sucesso do seu planejamento de ações é fazer uma relação das datas promocionais mais importantes, mais estratégicas para o ramo de atividade da sua empresa. Antes de definir cada data e respectivamente cada ação, deve ser observado o quanto esta data representa para o seu segmento, já que ela deve ser explorada apenas quando puder ser relacionada ao seu artigo ou aos serviços oferecidos por sua empresa, pois só desta forma terá impacto e atingirá o objetivo almejado. E, claro, também é muito importante pensar num brinde que seja diferente e ao mesmo tempo útil para a área da empresa que será agraciada com o artigo.

Acompanhe seus clientes mesmo durante suas férias!

As férias chegaram! Estamos em julho e muitos profissionais aproveitam alguns dias de folga para acompanhar seus filhos durante as férias escolares.

Mas férias não significam sair da memória do seu cliente. Muito pelo contrário. É um bom momento para marcar presença de forma agradável com brindes que transmitam sensações de relaxamento e prazer, afinal quem resiste aos momentos de descanso e lazer proporcionados por umas boas férias?

Que tal fazer com que seu cliente lembre de sua empresa mesmo durante suas merecidas férias? Basta escolher brindes adequados e úteis para a ocasião. Há um arsenal de brindes criativos e indispensáveis para acompanhá-los neste momento sem se tornar chato ou inoportuno, e ainda agradando a família toda.

Mas de que maneira? Tome nota das dicas a seguir!

Você pode personalizar com a sua logomarca e preparar uma espécie de KIT FÉRIAS para toda a família. Isso mesmo, escolha artigos que são bastante úteis para levar durante a viagem, seja no campo ou na praia:

Artigos para o seu cliente, no caso, um homem, usar e se lembrar de você enquanto estiver curtindo aquele merecido descanso: garrafa térmica, porta-copos e latinhas, porta-revista, descanso para cabeça, travesseiro inflável, toalhas, sunga, bolsa térmica, mala de viagem, guarda-sol, cadeira de praia, bola de futebol, óculos de sol, chapéu, ventilador portátil e esteira.

E se, você preferir, pode montar um kit completo para a família, oferecendo opções de brindes para a esposa e para os filhos de seus clientes, como, por exemplo: frasqueira, canga, biquíni, saída-de-praia, protetor solar, presilhas para cabelo, marcador de página, protetor labial, balde-de-praia e ainda inclua, também, gibis para a garotada.

Depois de definido o brinde é só enviar e desejar ao seu cliente umas boas férias e, claro, com sua empresa sempre na memória.

A Importância de Ser Você. Quando Ser Você Mesmo É Seu Melhor Marketing

Quem é você? Você sabe quem você é? Como vai o ego? E a auto-estima, está em alta? De onde vêm essas informações: das opiniões que escuta dos outros ou de dentro de você? Qual a medida de avaliação para o seu sucesso?

“Imagem é tudo”, principalmente a imagem que você faz de si mesmo. A representação interna que cada um tem de si é que cria o posicionamento externo e a forma como outras pessoas orientam seu tratamento com referência à nossa pessoa. Resumindo: a maneira como cada um se vê e se relaciona consigo próprio é que define como será o seu relacionamento com o mundo.

Por isso, é de extrema importância ter uma imagem positiva a nosso respeito. Não é só ego, muito embora ele esteja presente todo o tempo e se beneficie diretamente. Tendemos a criticar quem se auto-valoriza dizendo que tem um ego inflado, mas este julgamento evidencia uma posição inferiorizada de quem ainda não conseguiu atingir um patamar estável de elevada auto-estima. Por que eu também não me acho o “máximo”? É simples: porque a crença que tenho a meu respeito ainda não me permite acreditar que sou o máximo, e por não acreditar, não formei imagens mentais fortes o bastante para criar este sentimento dentro de mim. O bom é que crenças podem ser mudadas ou substituídas a qualquer momento. Aqui é uma questão de crer para ver e não o contrário: não esperar ser aplaudido para se achar maravilhoso mas, sim, ao se sentir maravilhoso tenha certeza, os aplausos vêm. É esta postura interior que tem o poder de catalizar os elementos necessários ao nosso sucesso pessoal.

Todos desempenhamos inúmeros papéis na vida: mãe, pai, filho, companheiro, profissional, amigo, esportista e, para cada um deles, assumimos um comportamento que, ao nosso ver, é o melhor. É como se existissem vários “eus” que utilizam diferentes máscaras para mudar o papel de acordo com a ocasião. Em cada caso, o que define o comportamento utilizado é a nossa percepção do que os outros esperam de nós naquele instante. Ou seja, um referencial externo é usado para direcionar um posicionamento interno. Em decorrência disso, gastamos muita energia tentando ter sob controle essas imagens exteriores e manter a coerência e a consistência de nossos comportamentos. Gastamos tanta energia e tanto tempo nisso, que pouco sobra para descobrir quem realmente somos.

Independentemente das opiniões externas, a consciência de quem sou “EU” baseada num referencial interno de aceitação abre um universo de possibilidades. Ninguém é perfeito, maravilhoso e sensacional cem por cento do tempo, embora gostaríamos que assim fosse. Nem mesmo o Super Homem ou a Mulher Maravilha. Erros e acertos, altos e baixos fazem parte da vida. Como seres humanos estamos aqui acertando, errando, aprendendo e evoluindo todos os dias. Com certeza, você já viu alguém reconhecer um ato falho ou uma situação que não teve o desfecho esperado, e provavelmente ao invés de ser culpado, foi admirado por sua coragem em aceitar e assumir. Esse é o início da construção de uma imagem positiva de si mesmo e de manter a auto-estima lá em cima: ser o que se é, aceitar com tranqüilidade o que ainda não é, e trabalhar para mudar e vir a ser. O mais importante não é acertar sempre, mas sim errar o mínimo possível e aprender com os erros.

Seja você mesmo e aposte nisso!

Aceitação é a chave para a mudança daquilo que, em sua opinião, ainda não está ideal. Ser você mesmo implica em aceitar o que se tem neste momento e começar a partir daí. Você é único e especial. Não existem, nunca existiram e jamais existirão duas pessoas iguais. “EU” sou o que eu sou e cada um é o que é! Todos estamos sempre fazendo nosso melhor e aprimorando-nos a cada dia, quer tenhamos consciência ou não (e mesmo que algumas vezes possa não parecer). Por isso é tão importante descobrir nossos potenciais, deixar aflorar o lado puro, bom, perfeito que todos nós temos, com o mínimo de críticas ou julgamentos. Sem se estender em culpas e desperdiçar energia inutilmente com dúvidas e questionamentos infindáveis. Não crie expectativas, muito menos ilusões. Liberte-se das opiniões alheias porque se não estão servindo para elevar a moral e a auto-estima, então não servem para mais nada!

Acredite: você é muito importante! Existe um propósito maior em sua vida. Tome suas próprias decisões baseadas no orgulho de ser quem você é. Comece agora mesmo a reforçar esta imagem e este sentimento bem dentro de você. Energize e dê vida a esta idéia. O momento seguinte nasce do momento atual, não do passado. Portanto, esqueça o que já foi. Não desperdice seu tempo tentando manter situações só pelo que os outros vão pensar, dizer ou fazer. Isso não é problema seu, é deles. Aja por si mesmo, por acreditar em você. Aceite que pode e aposte nisso, porque com certeza você vai ganhar a aposta!

Fonte: Carmen Castillo – Economista com especialização em Administração de Marketing.

Mudanças no Varejo: administrar as “Percepções” dos Clientes é Fundamental

O varejo está passando por um momento de grandes mudanças estruturais, com um elevado volume de fusões e aquisições. Estamos assistindo ao achatamento do midle-market (mercado intermediário), onde constatamos altos índices de crescimento em marcas premium, bem como do mercado de descontos, em contraposição a marcas de qualidade e preço medianas.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Alguns, mais focados no preço dos produtos. Mas ainda há uma crescente parcela da população atenta a produtos e serviços com qualidade cada vez mais elevada. Como consumidores, buscamos a vivência de experiências individuais de compra quando visitamos as lojas.

Muitas vezes, a opção de compra não está baseada nos produtos ou serviços que realmente precisamos ou mesmo no quanto estamos dispostos a pagar, mas no estado de espírito que nos encontramos no instante da compra. Quantos varejistas estão receptivos às mudanças no perfil de seus consumidores? Quanto tempo empregam observando a experiência de compra de seus clientes?

Os varejistas não podem se esquecer de que são administradores da percepção de seus clientes. Hoje, explorar os cinco sentidos dos consumidores nos pontos de venda (PDV´s) é muito importante para o negócio. Oferecer uma loja com uma ótima iluminação, produtos bem expostos com seções de fácil localização, mix de produtos adequado ao público que freqüenta o PDV, som ambiente, aromatização, sempre suportada por uma equipe de vendas bem treinada e atenta para as reais necessidades de seus clientes.

Algumas lojas já atentaram para essas mudanças e estão conseguindo se destacar. Um dos recursos utilizados é a adequação da vitrine a horários diferenciados, de acordo com o perfil do público que circula na região da loja naquele momento. Este é um exemplo de individualização. A padronização do visual merchandising das lojas, muitas vezes, é um insulto à individualização.

Com as constantes retrações que estamos vivendo no mercado de varejo nos últimos meses, no Brasil, necessitamos a cada dia reinventar nosso negócio. Os consumidores estão sempre sedentos por novidades e por experiências diferenciadas. Atentos às reais necessidades de nossos consumidores, poderemos gerar resultados cada vez mais positivos para nosso negócio.

Fonte: Pedro Luiz Roccato – Direct Channel

Construindo sua Marca

Construindo sua Marca”Cada pessoa tem uma marca própria, sua marca registrada.

Algumas ficam conhecidas por suas qualidades marcantes, que viram sinônimo da sua personalidade, outras por atitudes que um dia tomaram e que marcaram o modo como elas são vistas e conhecidas por todos.

Com as empresas, a formação de uma marca, de sua imagem perante o mercado, não é muito diferente. Todas elas nascem com uma marca que ao longo dos anos vai se revelar um sucesso, um fracasso ou simplesmente mais uma dentre tantas.

Mas o que faz a diferença? Por que algumas conseguem destaque enquanto outras não conseguem sequer decolar? Como no caso das pessoas, a diferença está nas atitudes que as empresas adotam frente os consumidores, fornecedores, funcionários e a comunidade de uma forma geral.

O que constrói uma marca forte são os indivíduos que trabalham em uma empresa por meio dos seus princípios e da forma como realizam suas atividades.

Um bom exemplo são atitudes, como: trocar um produto para um cliente que tenha recebido o artigo danificado, sem discutir de quem foi a suposta culpa.

O conjunto de atitudes que tomamos no nosso dia-a-dia de trabalho acaba determinando a percepção de qualidade, atendimento e valor que os consumidores terão da nossa loja, da nossa empresa, ou dos produtos que vendemos.Por isso, não adianta dizer que a qualidade do produto é ótima se o consumidor não comprova isso.

Tome você mesmo como referência: pense em diversos produtos e serviços que você costuma utilizar no seu dia-a-dia e tente lembrar o que aconteceu para que essas marcas ocupassem o lugar que hoje ocupam em sua mente.

Provavelmente você encontrou coisas simples como: eu me sinto bem na loja, eu gosto do estilo, o sabor é delicioso e sempre igual, eu adoro o jeito como sou tratado, etc.

De fato não existe mistério. Se você quer realmente construir uma marca forte tente começar pequeno, exigindo 100% de excelência em cada passo que o seu negócio der. Busque entregar produtos de qualidade superior aos dos concorrentes, ofereça um atendimento sinceramente interessado e simpático, cumpra sempre com todas as promessas que faz (mesmo que isto lhe custe um pouco mais de dinheiro) e, acima de tudo, faça com que todas as pessoas sejam tratadas com carinho e respeito.