O impacto da primeira impressão

A forma como você se apresenta ajuda a seus potenciais clientes decidirem se querem iniciar uma relação de negócio com você ou não

Cuidados que você deve tomar para causar uma boa impressão:

Seja um bom ouvinte – Se você não deixar seu potencial cliente falar, não será capaz de descobrir seus desejos e necessidades. Ouvir atentamente demonstra que o vendedor se preocupa, de fato, com o cliente e não está interessado apenas na venda. Se o cliente estiver esperando um vendedor tagarela, agressivo, preocupado em mostrar resultados, ficará aliviado quando perceber a disposição desse profissional para ouvir e aprender.

Demonstre entusiasmo – Mostre ao cliente que o produto/serviço que você vende é tão sensacional e espetacular que é impossível não se sentir entusiasmado com ele e com os benefícios que esse produto irá oferecer ao comprador. Cumprimente seu cliente com um sorriso e com um firme aperto de mão. Certifique-se de que sua linguagem corporal, seu tom de voz e suas palavras refletem sua postura positiva.

Aja como se a conta já existisse – Qualidades como convicção e confiança (sem arrogância) ajudarão a enviar a seu potencial cliente uma mensagem demonstrando que você sabe previamente que ele vai fazer a escolha certa, ou seja: seu produto. Se você convencer o futuro cliente de que já o incluiu na lista de atuais compradores, ele provavelmente ficará menos inclinado a dizer não na hora do fechamento do negócio.

Mostre ao cliente que você é um vencedor – Antes de comprar de você, os clientes querem saber com quem estão lidando. Assegure-se que você parece e age como um vencedor. Ninguém gosta de associar-se a perdedores. Cuide de sua aparência. Divida com o cliente histórias de sucesso de sua empresa.

Preste atenção ao que diz – Cuidado para não parecer como se estivesse desesperado para fechar logo a venda. Se você demonstrar muita necessidade, o comprador pode questionar consigo mesmo qual será o motivo de tanta ansiedade e carência.
Seja discreto. Mantenha o sigilo sobre confidências de outros clientes. Cuidado com as palavras que você escolhe, elas podem atingir seu virtual cliente de uma forma diferente da que você deseja. Portanto, pense antes de falar a assegure-se que você entendeu a mensagem do cliente.

Respeite o tempo do cliente – Que você tenha ou não outro compromisso após o encontro com o cliente, finalize sua apresentação dentro do tempo que você solicitou. Do contrário, você dará a impressão de que está desperdiçando o tempo de seu cliente e o seu.

“Não tenha medo de seguir devagar, mas sim de permanecer parado”.
Provérbio chinês

Fonte: Márcio Miranda

Preço alto! E agora?

Os funcionários de sua empresa conseguem passar muito bem por todas as etapas do processo de uma venda. Mas será que sabem como agir quando escutam que o seu orçamento é o mais caro do mercado?

Depois de conhecer importantes e valiosas dicas sobre como alavancar as vendas, como tratar os clientes, é preciso também saber ouvir e ficar preparado para perguntas delicadas, principalmente quando o assunto é preço.

Com as variações do mercado é preciso saber argumentar e justificar muito bem o preço adotado em seus produtos para não perder uma venda. O primeiro passo para enfrentar com segurança um possível questionamento é traçar uma boa estratégia de negociação, provando para o cliente a relação custo/benefício do produto ofertado.

Antes de qualquer ação é preciso oferecer um produto com qualidade superior ao artigo do concorrente e, claro, mostrar essa característica ao cliente. Mas não basta apenas dizer, é preciso comprovar os benefícios do produto em questão, inclusive citando comparações aos artigos oferecidos pelo concorrente, fazendo com que o cliente perceba e entenda essa diferença.

Mas além de ressaltar a qualidade e as características do artigo oferecido, é preciso mostrar ao cliente outro diferencial importante em seu produto, algo que de certa forma vem agregado, o bom atendimento, o serviço personalizado oferecido durante e no pós- venda. Porque são características valiosas como essas que serão analisadas para definir se o seu produto é mesmo apenas mais caro do que os similares ou se realmente ele vale esse valor que está sendo cobrando.

Afinal é um engano pensar que o cliente levará determinado produto apenas porque ele é mais barato. No momento da compra o cliente analisa outras características e principalmente a relação custo/benefício do produto em questão.

As Rápidas Mudanças do Mercado

Os mercados estão em rápidas mudanças. E não somente eles. Também as tecnologias que os suportam, como o comércio eletrônico, os telefones celulares, a automação de vendas e de marketing. É fundamental que as empresas comecem a pensar nos impactos destas inovações aceleradas.
Os mercados externos são fontes de bens de baixo custo para a produção, as marcas passam a ter valor na decisão de compra, mas só isto não é o suficiente.

A educação tradicional é totalmente baseada na aquisição de conhecimentos. Isso é um erro, pois deveríamos gastar mais tempo estudando como pensar criativamente e como lidar com as pessoas à nossa volta. Todo executivo deve ser um “expert em gente e inovação”.

Hoje os clientes são cada vez mais escassos, sobra oferta de produtos. A dificuldade está na procura de clientes e não de produtos. O excesso de ofertas e de produtos levou-nos a uma desenfreada competição, com ofertas de diversos produtos de diversas empresas para apenas poucos consumidores.

É um mercado de muitos oferecendo para um mesmo. Neste momento, o poder do consumidor é enorme e, como resultado, a grande maioria das empresas monta “estratégias” agressivas de preço, desconto e é ai que as empresas até podem deixar de existir.

“O profissional de marketing da próxima década tem que unir duas capacidades básicas: a de pensar estrategicamente, a partir de um profundo conhecimento do consumidor, e a de implementar novas ferramentas, utilizando-se das novas tecnologias que estão surgindo.” (Tom Peters)

A combinação de “pensar” e “fazer”, de “gente” e “tecnologia” é única e realmente capacita o profissional a exercer suas funções com sucesso e de forma inovadora. É hora de rever o todo para acertar já não mais o alvo, mas a mosca que está em um alvo em constante movimento.

Competição. Essa é uma das palavras que mais define a atual situação do nosso mercado. Mas como se sobressair e ganhar essa guerra? A tática pode ser simples: basta um pouco de atenção com o seu cliente potencial.

Hoje, o consumidor precisa ser realmente conquistado, suas necessidades mais pessoais devem ser supridas. Aí está a importância de uma boa estratégia de marketing. Com uma forma coerente de se alcançar o cliente, o sucesso é garantido.

A gestão de negócios destes novos tempos não permite mais a meia estratégia, a venda sem planejamento pois, agora, muitas vezes, vender pode dar prejuízo, é necessário repensar as políticas, as ações de vendas e definir claramente qual é o mercado que se quer liderar. É trocar o Market-Share pelo Quality-Share e assim obter resultados sustentáveis.

A ação dever ser precisa
A inovação deve ser constante
A visão, cada vez mais ampliada
As atitudes de vendas replanejadas

Fonte – Cláudio Tomanini

A prática do CRM

A prática do CRM (Customer Relationship Management, ou traduzindo, Gerenciamento do Relacionamento com Clientes), é uma ferramenta que fornece informações úteis a qualquer tipo de negócio.
Sua função é reunir dados sobre cada cliente de forma integrada com os demais bancos da empresa, envolvendo todas as áreas com o objetivo de reter clientes e aumentar sua rentabilidade.
Um contato constante e qualificado com cada cliente permite descobrir o panorama abrangente e real do posicionamento da empresa junto ao seu "business".
Logo, as aplicações de CRM permitem não apenas conhecer o cliente, mas a própria empresa, detectando pontos fracos e diferenciais competitivos que podem determinar o sucesso de uma corporação, ou até mesmo as razões de seus insucessos.
Mercados específicos passam a encontrar, nas soluções para CRM, a possibilidade de identificar diferenciais competitivos. Para entender um pouco mais sobre esse mecanismo podemos pegar como exemplo o próprio mercado de Brindes. Algumas empresas oferecem produtos que apresentam semelhanças, inclusive no que se refere ao custo dos artigos. Nesse caso, como atribuir valor agregado para motivar a compra? Como aumentar a rentabilidade de clientes ativos, em detrimento da concorrência?
Para encontrar todas essas respostas e se for o caso mudar de foco basta tomar como base os dados e as informações fornecidas pelo CRM, pois permitem mapear as necessidades do público consumidor e do produto em questão. Através de seus resultados é possível detectar diferenciais, motivando a compra e a fidelização do cliente.

Sua Empresa sabe Analisar o Próprio Site?

Sua empresa conhece e sabe analisar os registros de acessos de seu próprio site? Essa informação é essencial para o desenvolvimento de ações bem sucedidas. Porque através deles, é possível saber o que os visitantes fazem e o que buscam em seu site.

Sempre é bom lembrar que um "hit" é registrado toda vez que um visitante acessa uma imagem ou um texto no site. O mais importante para analisar são os acessos de um único visitante e quanto tempo ele permanece no site, para entender o quanto atrativo é o conteúdo oferecido.

Um site pode ter milhares de acessos, mas se o tempo médio gasto por um visitante nele for inferior a um minuto, então esse site tem um problema, e não uma vantagem.

Por isso que saber analisar o site é fundamental para descobrir quais páginas são mais ou menos acessadas. Lembre-se, como base nessa análise sua empresa terá mais condições de oferecer um conteúdo de acordo com o perfil e interesse do seu público- alvo.

É evidente que um site sempre tem páginas que apresentam um maior número de acessos e outras um maior número de saídas. Mas isso serve também como um lembrete de que nem todos os visitantes de um site chegam através da home page. Sendo assim, é importante ter uma barra de navegação acessível em todas as telas do site.

Um dado importante é saber de qual URL o visitante veio, ou seja, de qual site ele viu um banner ou reportagem e como chegou ao seu site, pois isso permite saber quais sistemas de busca estão enviando tráfego para o site, quais as estratégias de comunicação e marketing on-line estão funcionando e quais os sites que interessam a seu público.

Por isso que conhecendo as informações e analisando os registros de acesso de um site, fica muito mais fácil tomar decisões estratégicas, tanto para o site como para sua empresa como um todo.