Marketing digital e sua aplicação como estratégia de comunicação

O marketing digital é, hoje, um dos principais recursos para aumento de vendas e fixação de marcas no mercado. O marketing digital é caracterizado pelas ações de comunicação que as empresas utilizam para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar suas redes de relacionamento por meio da internet, telefonia celular e de outros meios digitais.

Quando a internet começou a ser utilizada como meio comercial e publicitário em meados de 2000, o banner era a principal peça publicitária do marketing digital. No entanto, diante da evolução do universo digital, especialmente com a utilização da tecnologia flash da Macromedia, os recursos foram muito além das imagens animadas no formato gif. Eles evoluíram e, hoje, geram peças interativas e animações complexas.

Por meio desse software e de outras tecnologias, iniciou-se a criação de sites inteiros, especialmente os chamados hot sites, páginas interativas com prazo de validade de veiculação e objetivo promocional, com o intuito de divulgar produtos e/ou serviços, como empreendimentos imobiliários; automóveis; produtos alimentícios e muitos outros.

O uso do portal de busca Google (www.google.com.br) como ferramenta de marketing também representou uma mudança radical para o mercado de mídia. Agora, é o usuário quem decide, ao realizar uma busca, a empresa ou conteúdo que pretende acessar clicando no resultado escolhido. Assim, as empresas estão explorando cada vez mais essa interatividade.

Esse tipo de marketing digital, conhecido como “marketing de busca” posiciona os sites das empresas, que utilizam os serviços do Google, nos primeiros lugares da lista apresentada pela busca. Existem duas maneiras de posicionar a empresa nas buscas do Google: por meio dos “Links Patrocinados (AdWords)” e por meio da “Otimização de Sites (SEO – Search Engine Optimization)”. Os “Links Patrocinados” tratam das técnicas que criam os anúncios pagos do Google. Já a “Otimização de Sites” organiza o conteúdo e a estrutura dos sites para que eles sejam, rapidamente, encontrados na busca realizada pelo usuário.

As características do marketing digital estão mudando também com a web 2.0 a web 3.0, que abrangem também a implementação de redes sociais de relacionamento e blogs corporativos, promovendo a interação dos usuários.

A nova tendência do marketing digital é pesquisar mercados, divulgar produtos, serviços e marcas nesse ambiente virtual, de maneira mais democrática, permitindo que o usuário/consumidor interaja com o produto e/ou serviço de interesse.

As empresas estão se adaptando aos novos modelos de relacionamento. Para isso, o potencial da internet, hoje, não é só comunicação e informação, mas também apresenta-se como um instrumento de vendas e relacionamento.

Conheça algumas vantagens do marketing digital:
 trata-se de comunicação 24 horas, todos os dias do mês, permitindo maior acessibilidade;
 as mensagens tornam-se, cada vez mais, personalizadas e individualizadas;
 promove a interatividade com clientes reais e potenciais;
 quantifica e avalia, imediatamente, e de forma viável, o impacto da estratégia de comunicação com o mercado.
 baixo custo associado à comunicação que se multiplica na mesma medida em que aumenta o número de usuários.

Atualmente, é fundamental, portanto, que toda empresa implemente suas ações de comunicação na internet, identificando e interagindo com seus públicos-alvo. Lembrando que, obrigatoriamente, a estratégia de marketing digital deve estar afinada com a estratégia de marketing da empresa. Afinal, trata-se de mais um canal de vendas e de fixação de marca, potencializando a imagem da empresa, sua notoriedade e agregando valores à mesma.

Para o setor de brindes e produtos promocionais, por exemplo, a exposição virtual é fundamental em um momento histórico em que a praticidade e a urgência são os elementos que ditam as escolhas dos compradores. Quando o responsável pela aquisição de brindes de uma empresa iniciar uma procura pelo melhor brinde; além dos catálogos, uma outra fonte rápida de pesquisa de informações é a internet. Portanto, quanto mais em evidência sua empresa estiver e quanto maior for o número de dispositivos utilizados para que seja encontrada com facilidade, maior será seu potencial de vendas. Quem faz a busca terá o brinde comercializado por sua empresa como resposta.

O desafio atual é planejar ações de comunicação digital em meio a tantas tecnologias e siglas. Nessa medida, ser usuário é indispensável – navegar, pesquisar e interagir no meio digital. E ainda, vale ressaltar, que o marketing digital está, intimamente, relacionado às redes sociais. Portanto, conhecê-las e saber como sua empresa pode transformar-se em notícia é o primeiro e principal passo para iniciar um planejamento de comunicação mercadológica.

Talita Quirino
Jornalista Responsável

Organize seu Evento e Promova sua Marca

O mercado de eventos brasileiro passou por mudanças significativas nos últimos cinco anos. Empresas internacionais estão investindo cada vez mais no Brasil, justamente porque o país tem um mercado muito grande para ser absorvido.
O evento é considerado um novo recurso publicitário. Para que ele seja bem aproveitado, é importante preencher alguns requisitos imprescindíveis. Um bom evento deve ter perfeita execução e boa repercussão. Para que isso aconteça é necessário que ele seja bem planejado.
As características e objetivos devem ser estabelecidos e o evento deve ser pensado com antecedência. Isso é fundamental para que haja tempo para os preparativos que envolvem diversos setores. Em uma reunião de planejamento estratégico de um evento, forme um grupo de profissionais que será responsável pelo seu desenvolvimento.
A boa divulgação é mais um item que favorece o sucesso do evento. É importante traçar uma estratégia de comunicação para atrair público e imprensa para divulgar o motivo da realização do evento. Pense na distribuição de panfletos, cartazes em locais públicos, anúncios nos jornais, spots de rádio e ainda faça divulgação por meio de mala-direta e e-mails.
É bom saber escolher horários e locais de acordo com estratégias jornalísticas. Na maioria dos veículos televisivos, por exemplo, os eventos do início do dia aparecem no noticiário da noite, os que ocorrem mais tarde, dificilmente, são transmitidos no mesmo dia. Se o evento for visualmente atrativo, isso inspira operadores de câmaras e fotógrafos. Pense nisso!
Algumas dicas para logística preliminar
• Eleger um grupo responsável. Definir as responsabilidades específicas de cada profissional.
• Determinar data apropriada. É bom verificar se o evento não está competindo com outras atividades importantes.
• O local do evento deve ser acessível aos deficientes. Deve existir um parque de estacionamento suficiente para abrigar os veículos e ficar perto dos transportes públicos.
• Providenciar as autorizações necessárias.
• Divulgar o evento.

Algumas dicas para logística do local
• Providencie proteção contra chuva ou sol. Dificilmente, temos certeza absoluta a respeito da previsão do clima.
• Escalar enfermeiros, médico e/ou equipamentos de primeiros socorros.
• Se o local não for muito visível, coloque sinalização.
• Limpeza. Coloque cestos de lixo e equipe de limpeza para o pós evento.
• Roteiro: escolha e contate os oradores com antecedência, determine a duração da programação e de cada discurso.
• Distribua em pontos estratégicos folhetos, livros, autocolantes, e outras peças com a marca do evento.
O jovem empresário Miguel Santos Neto, diretor operacional do Grupo Brasil Rio e criador da Fispal – Feira Internacional da Alimentação, é apoiador dos eventos desse setor como estratégia de divulgação de marcas e de empresas. Neto afirma que “no mercado de eventos, investir é fundamental. Precisamos estar sempre modernizando o evento, investindo em novas atrações e novos serviços”. Para ele, os eventos trazem uma linguagem moderna, de tecnologia, e deixa as empresas atualizadas em relação ao mundo. “Assim passamos a ser parte do mundo de negócios, porque estamos ligados a todos os lançamentos. O mercado de eventos é um mercado muito dinâmico, porque propicia novos negócios, novos clientes, novas empresas, novos produtos”, afirma o empresário.
Planeje-se, promova a sua marca e organize o seu evento! Um evento inesquecível cria um cliente satisfeito e fiel.
Talita Quirino
Jornalista Responsável

Conheça Melhor o seu Comprador para Vender Melhor

A função de comprador é, certamente, uma das mais importantes dentro de uma empresa. Tão importante quanto treinar seus vendedores é definir muito bem os critérios de escolha de um bom comprador e o perfil dessa personagem dentro da engrenagem de um ambiente corporativo.

O comprador atual é um profissional assalariado, que trabalha de forma individual, sob supervisão, em escritórios. Eles viajam para visitar fornecedores e é comum passarem muito tempo ao telefone em negociações. São profissionais que adquirem grandes quantidades de materiais, suprimentos e equipamentos para empresas comerciais, industriais ou do governo. São eles também que fazem contratos e organizam estratégias de suprimento.
Saiba que esse profissional é responsável por receber e classificar as requisições de compras de cada departamento. Geralmente, ele se reúne com a gerência e funcionários dos demais setores para ajudar a determinar necessidades de aquisição. Para estar atualizado a respeito do que está sendo vendido no mercado que lhe interessa, o comprador realiza pesquisa em catálogos e jornais do comércio. Contratos com fornecedores, negociação de preços e condições de contratos também fazem parte da atribuição dessa personagem.

Portanto, conhecer esse componente dentre os seus clientes é importante também, porque são eles que fazem as recomendações à gerência e funcionários da empresa sobre fornecedores, além de monitorarem sua performance durante o contrato.

Observe também que o olhar de um comprador é especializado e ele pode ser uma boa fonte de consulta e participação no momento do desenvolvimento de um novo produto.

Para se ter uma idéia, nas indústrias, os novos funcionários de compras participam de programas de treinamento a fim de aprendem o funcionamento da empresa e seus procedimentos de compra. Atuam com compradores experientes para conhecer materiais, preços, fornecedores, mercados, e outros dados importantes.

Além disso, os compradores atacadistas e distribuidores sabem antecipar as preferências do consumidor. Eles sabem quais são os produtos que vão vender.

HABILIDADES DE UM COMPRADOR
Os compradores devem apresentar habilidades de planejamento e organização, boa comunicação, relacionamento com pessoas de vários níveis de uma organização e desenvolvimento de bons contatos com fornecedores. Logo, é fundamental que a empresa também crie e administre a habilidade de estabelecer bons relacionamentos com os compradores. São eles que representam o cliente de forma legítima e integral.

Talita Quirino
Jornalista Responsável

Perfil do novo profissional de vendas

Primeiro de outubro foi o dia do vendedor, profissional cujo papel é fundamental em qualquer setor da economia. São eles que estipulam prazos e condições de pagamento, concedem descontos, preparam e transportam produtos, visitam fornecedores, fazem levantamento de preços e negociam condições. Tantas funções combinadas com a dinâmica acelerada do mundo contemporâneo pedem que o vendedor esteja sempre atualizado e, cada vez mais, desenvolva suas habilidades técnicas e pessoais para atingir as metas de cada empresa.
Em outros tempos, a função exigia menos esforço por causa da escassez de recursos, a inexistência de monopólios e a ausência de formas eficientes de distribuição dos produtos. Hoje, o desenvolvimento pessoal e profissional depende das habilidades de motivação, informação e reciclagem de conhecimento do vendedor.
Uma pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) revela os principais motivos que fazem um cliente desistir da compra. Confira:
• 1% – falecimento do cliente;
• 5% – mudança de endereço;
• 5% – amizade com o concorrente;
• 10% – vantagens oferecidas pelo concorrente;
• 14% – reclamações não atendidas, ou desapontamentos com a qualidade do produto ou serviço;
• 65% – indiferença do pessoal que faz o atendimento.

Hoje, vendedores recebem também a denominação de Construtores de Relacionamentos Comerciais. Não à toa, grandes empresas, hoje, investem quantias significativas em marketing de relacionamento e em treinamento de equipes de atendimento. Para evitar os motivos citados anteriormente, é necessário treinar a equipe de vendas, formar consultores especializados em construir relacionamentos comerciais e conquistar clientes.
Paulo Ferreira e Antonio Carlos Cavalcanti são especialistas, instrutores de vendas e membros do Instituto Supra Tecnologia em Vendas. Eles observaram e conversaram com diversos vendedores e participantes de treinamentos de venda e descobriram nove características que o profissional moderno necessita para ter sucesso no mercado atual. São elas:
1. Voltar-se para o negócio como um todo. Estabelecer relacionamento com o cliente garante a venda e a abertura de novos negócios – com amigos de seus clientes – e a continuidade dos já existentes.
2. Trabalhar com a visão no potencial total do mercado fará com que você amplie possibilidades. Trata-se de saber planejar sua atuação diante dessas possibilidades existentes. De que maneira poupar seu tempo em situações que não trazem resultados.
3. Se apresentar como um solucionador de problemas que busca conhecer o cliente e verificar como pode ajudá-lo. Verificar a satisfação do cliente e buscar novas oportunidades de negócios após ter realizado a venda.
4. Ter compromisso com sua empresa. O profissional de vendas deve desenvolver habilidades necessárias que demonstrem o quanto o cliente ganha ao fazer negócios com ele e sua empresa.
5. Ter visão de novos negócios. Você poderá ajudar seu cliente com ideias que usem seus produtos e serviços para ampliar as vendas. Assim, ele comprará mais.
6. O relacionamento pessoal é importante, porém, o destaque está em ser reconhecido pelo mercado e pelo cliente por sua competência. Relacionamento competente que precisa ser conhecido por todos.
7. Capacitação técnica. Se o vendedor não tiver conhecimentos técnicos precisos, ele não terá condições de atender, adequadamente, seus clientes. Grande capacidade de comunicação é importante, mas não é suficiente.
8. O novo vendedor trabalha com objetivos bem definidos e deve cumpri-los.
9. Trabalhar orientado por processos bem delineados e entender que venda é consequência de um conjunto de atividades essenciais. Seu dia inclui fazer prospecção, identificação, apresentação de produtos, compromissos, assistência a seus clientes e, assim, realizar as vendas necessárias para cumprir seus objetivos.
Aproveite o mês em que se comemora o dia do vendedor e reflita a respeito de suas habilidades e características profissionais. Essa avaliação corresponde ao perfil de um profissional de vendas moderno e atualizado? Sucesso e Boas Vendas!

Talita Quirino – Jornalista

A Importância da Pesquisa de Marketing

Conhecer as necessidades dos clientes é questão imprescindível nos tempos de hoje para desenvolver capacidade produtiva, ampliar o mercado e lucratividade. Uma das formas mais recomendadas pelos especialistas para conhecer essas necessidades são as pesquisas de marketing. Autores em Administração de Marketing como Philip Kotler e Kevin Keller afirmam que “a pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa”.
Eles garantem que com os resultados pode-se gerenciar problemas encontrados na pesquisa e transformar as informações em oportunidades para a empresa.
A pesquisa de marketing ajuda os executivos na administração de um negócio. Os profissionais de marketing encomendam sondagens para identificar problemas e oportunidades e o plano de marketing é desenvolvido de acordo com informações que, geralmente, têm sua origem nos resultados obtidos por meio desta pesquisa. As respostas podem vir de diferentes tipos de abordagem, tais como: pesquisa de mercado, teste de preferência de produto, satisfação do cliente, previsão de vendas ou avaliação de propaganda.
A pesquisa de marketing conecta o consumidor, o cliente e o público ao profissional de mercado, monitora o desempenho da organização e melhora a compreensão do marketing como processo, é o que afirma a ‘American Marketing Association’.
Enorme é a concorrência do mercado que torna necessária a elaboração da pesquisa de marketing. Kotler e Keller classificam a pesquisa em dois tipos: a identificação de problemas e a solução deles. A que identifica problemas detecta falhas que não estão expostas e a de solução será usada para resolver os problemas encontrados na pesquisa anterior. As duas pesquisas são importantes para as empresas porque por meio dos resultados obtidos elas estudam a melhor estratégia para alcançar objetivos.
De acordo com Kotler, o processo de pesquisa de marketing é composto de seis etapas:
• Definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa: o levantamento do problema/oportunidade é importante para que o pesquisador entenda as reais necessidades a serem examinadas.
• Plano de pesquisa: plano eficiente na coleta de dados para atender ao problema/oportunidade específico da pesquisa, de acordo com os recursos disponíveis.
• Coleta de informações: a aplicação do questionário deve ser feita da melhor forma possível e o entrevistador deve agir de forma imparcial.
• Análise das informações: tabulação dos dados com objetivo de interpretá-los e obter conclusões. Diversas formas de análise podem ser utilizadas. Esta decisão fica a critério do pesquisador.
• Apresentação dos resultados: relatórios com dados sobre a pesquisa e a conclusão. Esta apresentação servirá como base para tomadas de decisão.
• Tomada de decisão: a avaliação da pesquisa é muito importante. Quem a faz deve saber que informações procurar.
O uso correto da pesquisa é, na verdade, o que leva a empresa ao sucesso. Portanto, aplique a ideia da pesquisa de marketing e deixe que os resultados práticos comprovem sua eficiência administrativa.

Talita Quirino