Os sites do setor de brindes estão se profissionalizando para atender melhor seus clientes.

A evolução do setor de brindes no meio digital.

A utilização cada vez mais frequente da Internet para obtenção de informação e aquisição de bens de consumo fez com que as empresas se adaptassem a esse novo tipo de público.
Este público busca, entre outras coisas, rapidez nas respostas e atendimentos. Esse é o recurso mais importante que a rede interligada trouxe aos consumidores, a celeridade que o mercado atual demanda de forma geral.
O setor de brindes não se estagnou. Buscou formas eficazes de levar essa resposta aos seus clientes. A evolução do setor brindeiro no meio digital é notável. As empresas utilizam, dia após dia, recursos mais modernos e tecnológicos para implementar sua comunicação via web. Eles usam mais a mídia digital como forma de divulgação da marca e dos produtos anunciando de forma mais sistemática em sites especializados no segmento.
Mas eles não são só anunciantes. Eles são, principalmente, fonte de informação da sua própria empresa. Muitos fabricantes e fornecedores de brindes hoje possuem seu próprio domínio na internet para levar conteúdo de forma direta para o público.
Mesmo sendo uma área de investimento relativamente nova, o que se percebe é uma maior profissionalização do setor. Os sites de brindes são cada vez mais interativos, pensados mesmo para quem navega por ele.
Em alguns endereços, o usuário tem acesso a uma loja virtual com imagens e todas as informações sobre o produto para que o cliente, que busca o imediatismo do mercado, economize o tempo de ir até a loja para adquirir mercadoria.
Outros sites fazem a cotação do produto com o logotipo da empresa na hora. Sem ter que esperar para obter uma resposta, o comprador fica sabendo, no mesmo momento, quanto vai custar o produto final. E, se tiverem dúvidas sobre produtos ou compras, podem saná-las por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor on-line.
Fato é que os sites do setor estão progredindo e ficando cada vez mais atraentes para se destacarem em relação à concorrência. Há algum tempo, muitas dessas empresas nem possuíam endereço na internet.
O retorno desse investimento é observado pelo aumento nos acessos aos sites dessas empresas, o que, consequentemente, aumenta as cotações e vendas de produtos. Mas outro tipo de retorno importante é o reconhecimento da qualidade desses veículos. O Prêmio Top Bríndice, por exemplo, possui uma categoria que premia os melhores sites do segmento.
A categoria é julgada por especialistas da área que, após avaliação criteriosa, escolhem os melhores do ano.
Na última edição do prêmio em 2009, o vencedor foi o site da empresa “Boccati”. O website www.boccati.com.br venceu entre 29 concorrentes por oferecer aos usuários e clientes a mais completa experiência de compras de produtos pela internet.
As vantagens e reconhecimento do investimento no meio digital são reais. Inove a sua marca e sua empresa. Entre para o mundo virtual e experimente os resultados.
Talita Quirino
Jornalista Responsável

Saiba como importantes empresas investem em brindes para grandes eventos.

Conheça casos de empresas que investem em brindes para grandes eventos.

Com o poder incrível de “encantar” pessoas, os brindes nada mais são do que presentes e, aliás, quem não gosta de ganhar presentes?
Quem ganha uma peça em uma ação promocional se sente especial e importante. É essa a verdadeira mensagem do brinde. Como qualquer outro tipo de mimo, a intenção é ser lembrado sempre que aquele objeto for visto e proporcionar a recordação de uma relação especial.
As empresas sabem da importância do brinde como forma de demonstrar sua dedicação e consideração com o cliente e unem o agradável ao útil, já que o brinde também funciona como promoção de uma marca, de um conceito ou de um novo produto.
Algumas marcas são especialistas na utilização desse toque mágico do marketing.
A Melissa, por exemplo, costuma lançar novas coleções de sandálias nos eventos de primavera/verão e outono/inverno do São Paulo Fashion Week. Na edição 2010, que aconteceu em janeiro em São Paulo, dois modelos diferentes foram distribuídos para os visitantes dos desfiles. A Ultragirl Glitter dourada é brinde de um jogo promovido pelo estande da marca e a Stage azul metalizada e vermelha é o lançamento da Melissa no evento. Todas as mulheres que visitaram o espaço da empresa receberam o modelo de presente.
Outro exemplo de investimento para agradar o cliente foi o evento Super Casas Bahia.
No final de 2009, a maior loja sazonal do mundo realizou a sua 7ª edição. Foram cerca de 1,2 milhão de visitantes. Michael Klein, diretor executivo das Casas Bahia, comenta que foram distribuídos mais de 390 mil brindes. “Aqui na Super Casas Bahia, quem compra ganha”, ressalta Klein.
Com uma abordagem um pouco diferenciada das marcas anteriores, o Mc Donalds é outra empresa que trabalha parte de sua comunicação por meio de brindes. A diferença está no fato de que a distribuição de presentes do Mc Donalds é constante. O “Mc Lanche Feliz” é um kit composto por uma refeição infantil. Na compra do kit, os pequenos ganham um brinde elaborado especialmente para eles com temas e heróis do momento. Enquanto os pais e adultos comem tranquilos, as crianças se distraem com os brindes. Esta estratégia agrada as crianças e deixa a marca em evidência para este público que ainda não decide suas ações e precisam de estímulos diferentes para convencerem os pais a atenderem seus pedidos.
O brinde é, portanto, um dos melhores instrumentos de contato e relacionamento com o cliente.
Os presenteados têm sua importância reconhecida e não esquecerão quem teve essa consideração e carinho com eles.
Invista no brinde e ganhe de presente uma relação saudável com seu cliente.

Talita Quirino
Jornalista Responsável

Atitudes Responsáveis Fortalecem a Imagem de Empresas

As empresas modernas estão, de forma gradual, assumindo posturas responsáveis e sustentáveis em seus projetos e programas. São atitudes de preservação do meio ambiente e dos valores humanos perdidos ao longo da história.
Atualmente, as empresas criam novos conceitos para seus produtos e serviços. Eles pretendem conscientizar seus consumidores sobre comportamentos indispensáveis em uma sociedade que está colhendo as consequências de anos de má utilização dos recursos da natureza e a banalização dos valores e conceitos de humanidade.
Com essa visão desenvolvida, empresas e marcas respeitadas pela sociedade estão utilizando regras bastante rígidas em seus setores de marketing e publicidade. A Unilever; detentora de diversas marcas renomadas como Kibon, Dove, Hellmans e Rexona; é um desses exemplos que garantem o seu sucesso pela qualidade e responsabilidade diante dos clientes e consumidores. “Reconhecemos a influência das ações de marketing e propaganda sobre os consumidores e levamos nossas responsabilidades a sério. Garantimos que todos os claims relacionados a nossos produtos possuam um fundamento científico validado e que tais comunicações sejam submetidas a testes para assegurar sua legalidade, decência e honestidade”, a Unilever divulga no site oficial da empresa.
A Faber Castell também é considerada uma referência do setor e parte desse destaque foi conquistado pela postura de comprometimento com o meio ambiente e com as necessidades humanas em geral. Para esta empresa, a responsabilidade está ligada à comunicação direta com o público. Em parceria com o Instituto Akatu, órgão responsável por conscientizar e mobilizar o cidadão de seu papel de consumidor transformador para construção da sustentabilidade da vida no planeta, divulga orientações em seu site para o consumo consciente. Dicas como “Contribua para a melhoria de produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços” e “Separe seu lixo. Recicle e contribua para economia de recursos naturais, redução da degradação ambiental e geração de empregos” são passadas aos consumidores diariamente.
Grandes empresas e o sucesso adquirido por elas são resultado de muito trabalho e, principalmente, conscientização e organização de ações de marketing e publicidade. Siga bons exemplos. Adote bons costumes conceituais em sua empresa, atenda a demanda por consciência socioambiental e confira o retorno desse investimento de ideias. Os ganhos são mais do que financeiros, são vitais.

Jornalista Responsável:
Talita Quirino

Marketing de Relacionamento

Quando se fala em marketing direto, imediatamente, pensamos em mala direta. Alguns pensam em vendas pelo correio. Outros, ainda, confundem marketing direto com um tipo de canal de distribuição.
Drayton Bird, em seu livro “Bom senso em Marketing Direto”, afirma ainda existir o velho marketing direto que representava o conceito de vendas diretas por correspondência, por telefone ou por meio da televisão. Mas, para Bird, agora, existe uma nova estrutura de marketing que abarca também uma importante subdivisão: o chamado marketing de relacionamento. Este novo conceito valoriza a informação mais completa sobre pessoas físicas e jurídicas armazenadas em bancos de dados e informações, que são comunicações com alto teor de persuasão customizada e maior teor informativo.
O marketing de relacionamento faz oposição ao marketing de produto. Trata-se da integração da empresa com os clientes desde o projeto, passando pelo desenvolvimento de processos industriais até as vendas. De maneira geral, consiste em uma estratégia de negócios que visa construir, pró-ativamente, relacionamentos duradouros entre a organização e seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho da empresa e para resultados sustentáveis. A base desse tipo de ação é a informação facilmente capturada e administrada devido aos avanços tecnológicos. Hoje, é fácil formar grandes bancos de dados com ricas informações sobre pessoas. Essas informações são agrupadas por dados de similaridade a fim de obter conhecimento específico dos potenciais consumidores, usuários e clientes para, então, manter relacionamento com eles.
Bird ensina que "se a empresa não usa o marketing de relacionamento, a comunicação transforma-se num monólogo repetitivo, ainda que tenha criatividade e resulte em Leões em Cannes. Mas, se a empresa usa um processo de marketing direto, então, sua comunicação é um diálogo, ou seja, ela fala às pessoas e ouve essas mesmas pessoas, continuamente."
O MKT direto sob a ótica do marketing de relacionamento cumpre duas funções principais: conquista de novos nomes de clientes e manutenção e ativação de relacionamento contínuo com pessoas dos clientes já conquistados.
Conheça alguns desses mecanismos de comunicação:
Para conseguir novos clientes:
 Anúncios com cupons-resposta
 Anúncios com ofertas de catálogos
 Certificados de garantia retornados
 Captação de nomes em feiras, eventos, sites, concursos e promoções
 Malas diretas com ferramentas de resposta
Para manutenção e ativação do relacionamento com clientes conquistados:
 Newsletters
 Malas diretas
 Telemarketing ativo
 Cartas sequênciais
 Eventos reservados
Estas ações têm objetivos bem definidos. O propósito principal é isolar os clientes como indivíduos e construir um relacionamento prolongado para benefício deles e melhores lucros para as empresas. Isso permite conhecer melhor o cliente, sabendo de forma precisa aquilo que ele necessita. Esse conhecimento facilita a efetivação das vendas e o oferecimento dos serviços certos. Falar com os seus clientes como indivíduos especiais pressupõe apelos mais convincentes.
Utilizar esse tipo de comunicação tem retorno perfeitamente mensurável e previsível. A mala direta postada pode ser seguida por contato realizado por um operador de telemarketing ativo ou receptivo, por exemplo.
Aplique o marketing direto em sua empresa e observe como ter informações privilegiadas sobre o seu cliente faz com que suas vendas melhores, significativamente.

Jornalista Responsável:
Talita Quirino

Procura por produtos promocionais aumenta no final do ano.

No final de ano, as vendas de produtos promocionais sobem consideravelmente. E o principal motivo é o fato de os empresários focarem, nessa época, a fidelização de seus clientes, agradecendo pela escolha e parceria estabelecida, durante o ano. São os brindes corporativos nas festas de final de ano que cativam os clientes e, ao mesmo tempo, divulgam a marca.

Neste período, o comércio e a indústria também definem estratégias para conquistar seus funcionários. As empresas querem que suas equipes sintam-se recompensadas pelo trabalho que desenvolveram ao longo do ano, e que percebam a importância do sucesso e conquista alcançados graças ao trabalho realizado por todos. Por isso, os brindes são tão procurados nessas ocasiões. Eles presenteiam os que mostraram empenho no exercício de suas funções e motivam aqueles que não conseguiram render tanto quanto poderiam.

O brinde utilizado com a finalidade de divulgação e fixação da marca, muitas vezes, garante o fechamento de novos negócios para o ano seguinte. Esse ano, os fabricantes e representantes das empresas de brindes estão otimistas; esperam vendas aquecidas até 10 dezembro/09. Depois param, por causa das festas de final de ano, e voltam ao normal em meados de janeiro/10.

Algumas empresas de brindes afirmam que os brindes eletrônicos, como pen drives, por exemplo, são muito procurados por empresas multinacionais. No entanto, a variedade de brindes é enorme: agendas personalizadas, risque e rabisque, calendários, porta-lápis, porta-clipes, bloco de anotações, caixas de entrada e saída de documentos, chaveiros, camisetas, copos, calculadoras, canecas de louça, e muitas outras ideias.

As empresas do setor de brindes afirmam que a procura por produtos promocionais aumenta em até 50% no final do ano. E esse é um ótimo momento para recuperar os eventuais prejuízos ocasionados pela crise econômica.

Talita Quirino
Jornalista Responsável