Uso de embalagem temática avança no mercado

A embalagen temática é uma importante ferramenta para ações de marketing promocional e não é mais privilégio das grandes indústrias. As primeiras embalagens temáticas foram desenvolvidas pela setor beverage há mais de dez anos, mas só agora começam a ganhar peso no que diz respeito a utilização por outros segmentos de mercado, que aproveitam acontecimentos de relevância na sua área de atuação para impulsionar vendas.

Um bom exemplo vem de Caxias do Sul (RS). A partir desta semana, a Festa da Uva passará a ser divulgada no verso das embalagens da Farinha Orquídea. A indústria está produzindo 150 mil embalagens de 5 Kg, que serão distribuídas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A estampa destaca a data da festa, de 18/02 a 07/03, e reproduz parte do material de divulgação da festa, com a imagem do trem chegando à Serra.

A Orquídea utilizará suas embalagens para divulgar seu patrocínio na Olimpíada Colonial da Festa da Uva. A competição é um circuito de provas que utilizam elementos da cultura italiana, reproduzindo hábitos da vida rural. Entre as provas estão o arremesso de queijo, fazer bíguli (macarrão), corrida de plantadeira,
entre outras. As olimpíadas são realizadas nos distritos de Caxias do Sul.

A edição de 2010 inicia no dia 30/01, e será concluída durante a festa, em uma final no Centro da cidade. Além disso, a Orquídea realizará degustação de cuca e bolo, além de distribuição de brindes.

Fonte: Promoview

Consumidor gasta mais na rua 25 de Março do que em shoppings

SÃO PAULO – O consumidor está gastando mais na rua 25 de Março -famoso centro de compras popular da cidade de São Paulo-, do que em shopping centers, aponta pesquisa sobre hábitos de consumo elaborada pela TNS.

De acordo com o levantamento, as pessoas deixam, em média, R$ 193,45 ao comprarem na rua de comércio mais famosa do Brasil. Já quando consomem em shoppings, o gasto médio é de R$ 140, uma diferença de 38,18%.

Consumidores de todas as faixas de renda compram na Vinte e Cinco e arredores, sendo que o tíquete médio por faixa de renda é o seguinte: R$ 598,63 para a classe A, R$ 198,06 para a B, R$ 137,67 para a C e R$ 49,35 para os consumidores da classe D.

Dinheiro: o preferido

O dinheiro é a forma de pagamento preferida para quem costuma comprar na rua 25 de Março, utilizado por 77% das pessoas que responderam à pesquisa. Em seguida, está o cartão de crédito, utilizado por 15% dos consumidores. Cheque e boleto bancário respondem por apenas 1% da preferência cada.

No que diz respeito aos produtos, as pessoas gastam mais ao comprarem brindes (R$ 167), perfumes e cosméticos (R$ 160,87), tecidos para roupas (R$ 157,88) e embalagens (R$ 155,77).

Roupas infantis, artigos de cama, mesa e banho, lingeries e panelas vêm em seguida, com R$ 128,32, R$ 121,24, R$ 113,06 e R$ 108, respectivamente.

Com menos de R$ 100 ficam os artigos de decoração (R$ 83,66), artigos de papelaria (R$ 80,44), utensílios domésticos (R$ 76,23), artigos descartáveis (R$ 71,55) e meias (R$ 48,80).

Números

A 25 de Março recebe cerca de 400 mil pessoas por dia, chegando a um milhão de consumidores no período natalino. A região compreende 2.500 metros de extensão, sendo 350 lojas e 3 mil stands em shoppings, galerias e prédios espalhados por 18 ruas. Além disso, a região possui 2 mil camelôs (74 legalizados) e 150 guardas civis na fiscalização.

Fonte: UOL Notícias

Campus Party: Expositores oferecem games e brindes.

Para atrair o público do evento, patrocinadores oferecem internet gratuita, jogos e brindes em seus estandes .

Por André Lucena. – Meio & Mensagem

Os expositores da Feira de Lazer da Campus Party Brasil 2009 apostam nos games, acesso gratuito a internet e brindes para chamar a atenção dos "campuseiros" e visitantes do evento. Alguns estandes também proporcionam cursos e oficinas de tecnologia aos presentes. Realizado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o Campus Party teve início na última segunda-feira, 19, e será encerrada no próximo domingo, 25.

Principal patrocinador do evento, a Telefonica disponibiliza diversos estandes pelo Espaço Imigrantes. Entre eles está o Eartwalk, interface aplicada sobre o Google Earth que permite ao visitante caminhar sobre uma projeção do planeta Terra como se estivesse voando.

Na Robótica do Brasil, a Telefonica permite que o público jogue pebolim com robôs que estampam as cores dos quatro grandes clubes do Estado: Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos. Além da diversão, os Robôs Show e Aranha mostram suas virtudes. A patrocinadora máster também se preocupou com a inclusão digital 1.0 e 2.0 no espaço Educarede, programa da Fundação Telefonica.

O Yahoo! Brasil aproveita o Campus Party para apresentar algumas de suas principais novidades para este ano, entre elas, as novas aplicações do Yahoo! Mail. O e-mail ganha uma plataforma que permite aos desenvolvedores externos criarem aplicativos que rodem dentro do Yahoo! Mail, o Open Mail, e uma nova forma de organização de e-mails que visa facilitar a leitura das mensagens dos contatos, o Inbox Inteligente (ou Smarter Inbox).

"O Open Mail é uma parte muito importante da estratégia mundial de abertura do Yahoo! (Yahoo! Open Strategy), justamente por abrir a maior propriedade da empresa para desenvolvedores externos. As possibilidades são muitas e em diversas áreas, como e-commerce, fotografia, para companhias aéreas etc. Vai depender muito da criatividade dos desenvolvedores", comenta Fabio Boucinhas, diretor de produtos do Yahoo! Brasil.

Já o espaço do Flickr (site de hospedagem de imagens fotográficas) permite que o visitante "mergulhe" no mundo da rede social entrando em uma sala repleta de fotos. Intitulado Flickr Day Experience, o local possui um mecanismo que permite ao "campuseiro" tirar fotos de maneiras inusitadas. Diversos adereços como óculos, chapéus, plumas e colares também podem ser utilizados para enfeitar os fotografados.

A Editora Europa e a Linux Magazine aproveitam o Campus Party para distribuir revistas voltadas ao mundo da tecnologia. O Senac, por sua vez, disponibiliza oficinas de conhecimento aos visitantes do evento. A principal atração do Senac, no entanto, é o Robô-Lego, que se apresenta apenas em três ocasiões.

A Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura da cidade de São Paulo disponibiliza o Telecentro no Campus Party, espaço que conserta computadores, promove cursos e proporciona a utilização da internet e games.

No portal Terra o público acessa a internet, assiste a filmes e pode relaxar ao receber massagem. Já no IG e no Globo.com, internet, música e concursos entretêm os visitantes. Expositores como Abril, Locaweb, Levelupgames, Caixa, F-Secure, entre outros, apostam em games futurísticos e no acesso gratuito a internet aos visitantes.

A CBN conta com estúdio ao vivo, oficina de rádio e blog sobre o Campus Party Brasil 2009 no site da rádio. Outra emissora presente é a Multishow FM. Empresas como GTE (Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação), Agência Click, Sesc São Paulo, TV Cultura e Fundação Padre Anchieta também marcam presença no evento.

Fonte: Meio & Mensagem

Kibon faz "Parada Cremosa" nas praias

VOX NEWS – 27/1/2010

A Kibon lança neste verão a Parada Cremosa Kibon, nas principais praias de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante a ação, que faz parte da campanha “Um mundo mais cremoso é mais gostoso”, lançada este ano, promotores percorrerão a orla das praias com balões temáticos gigantes ao som de um jingle exclusivo e distribuirão brindes às crianças e panfletos com informações sobre os sorvetes. Além disso, em algumas praias do litoral paulista, um Trenzinho tematizado de acordo com a nova campanha, circulará pelas ruas das cidades, promovendo a interação das crianças com os personagens e distribuirão livros com receitas de sorvetes para os pais.

A Parada Cremosa Kibon acontece em São Paulo, até o final de janeiro, na Praia Grande, Guarujá, Ubatuba, São Sebastião e Riviera; em Santa Catarina, nas principais praias de Florianópolis e Camboriú, também até o final de janeiro e no Rio Grande do Sul, nas praias Torres, Capão da Canoa, Tramandaí e Xangri-Lá, somente durante o mês de fevereiro.

Fonte: VOX NEWS

Uakari faz ação de relacionamento com gift

Criada para reforçar o relacionamento com seus clientes e parceiros, o Uakari Studio desenvolveu um gift institucional, alinhado ao conceito de trabalho da agência, que une arte e marketing. “Comunicação sem arte é apenas o ato de transmitir uma mensagem, de informar, sem provocar nenhuma emoção. Por isso, fazemos questão de ter artistas plásticos em nossa equipe de criação“, enfatiza Sung Choi, diretor executivo e um dos seus cinco sócios.

O profissional acredita, acima de tudo, na possibilidade de transformar produtos e serviços em algo com significado, que tenha uma carga emotiva marcante, personalidade e que gere uma experiência enriquecedora.

O gift inclui um descolado Paper Toy Art, uma tendência nos Estados Unidos, para cortar e montar. O desenho foi inspirado no macaco Uakari, que dá nome à empresa, uma das mais raras espécies de macacos do mundo, um bicho que se destaca no reino animal pela curiosidade e inteligência, fazendo menção aos sócios da empresa – jovens “incomuns”, inquietos, exploradores, de diferentes origens étnicas, com ampla experiência em suas áreas de atuação, no Brasil e no exterior. São eles: o italiano Duccio Cipriani, diretor de Criação; os coreanos Sung Choi, diretor executivo e David Kim, diretor de arte; e os brasileiros Gabriel Elias, diretor financeiro, e Murilo Gouveia, diretor comercial.

Além disso, foi produzido um calendário 2010, com obras do designer Alexandre Soma e de do diretor de arte David Kim. Os itens são entregues em uma sacola ecológica em algodão cru. “Os gifts são ferramentas fundamentais para se realizar experiência de marca“, destaca o diretor de criação e sócio, Duccio Cipriani.

Substituindo “volume de clientes, por qualidade no planejamento”, o Uakari Studio surge como uma das novas promessas do segmento de marketing e promoções, contabilizando ações para Samsung, Fox e Empresa Brasileira de Distribuição, entre outros clientes. A valorização da arte como meio de comunicação em todos os projetos de marketing e branding representa um dos grandes diferenciais da empresa.

Dentre os projetos recentes, vale destacar ainda a criação de um layout especial para as vitrines da Rede Fast Shop, que traz a imagem de uma floresta cibernética interagindo com pontos de luz fibra ótica constantes, para o lançamento da TV LED Samsung, a primeira com menos de 2cm de espessura a chegar no Brasil. Os materiais promocionais de ponto de venda dos lançamento de DVDs de sucesso da Fox Filmes, como os filmes “Marley e Eu”, “Austrália”, “Corinthians 1977″, “O Dia em que a Terra Parou” e a “Era do Gelo 3″ também tiveram grande receptividade do público. “Para o visual merchandising de Marley e Eu, criamos uma casinha-display em madeira, que foi facilmente exposta no PDV e pôde integrar-se a ações cross category em supermercados, na seção de alimentos para cães”, destacou Murilo.

O Uakari Studio também foi responsável por criar a ambientação do lançamento do Samsung Home Theater 5.1 no Cinemark Kinoplex Itaim e Cinemark Shopping Morumbi, ação que se estendeu para seis praças fora do Estado de São Paulo, por meio da qual o consumidor pôde “vivenciar” a qualidade do som e imagem do equipamento. Os participantes puderam interagir com a tecnologia por meio de um software desenvolvido especialmente para a campanha, no qual as pessoas incorporavam, por alguns minutos, os personagens do filme “Transformers”.

Fonte: Promoview