Com aumento do consumo, mercado de brindes vive momento promissor

Depois de ter sua estabilidade econômica colocada em cheque pela mais recente crise financeira mundial, o Brasil parece, finalmente, encontrar um ponto de equilíbrio. Com desemprego em queda, massa assalariada crescente e confiança do consumidor em alta, tudo indica que o consumo no país seguirá trajetória ascendente nos próximos meses e anos.
Representantes de diversos setores, incluindo o segmento de brindes e produtos promocionais, mostram-se confiantes quanto ao futuro e concordam com a constatação de Eduardo Regasol, presidente da Nielsen Brasil, de que o país entrou em uma fase de crescimento sustentável.
A declaração foi feita durante o evento “Café setorial – Bens de Consumo – Para onde irá o dinheiro do brasileiro em 2010?”, realizado na Amcham, em São Paulo, no dia 23 de fevereiro. Na ocasião, a Nielsen apresentou estudo que faz projeções positivas sobre o aumento do consumo no país.
O resultado revela que o setor de bens de consumo deve expandir pelo menos 4% em 2010, quase o dobro do registrado em 2009 (2,2%). De acordo com Regasol, em 2009, 46% do crescimento do varejo foi propiciado pelo consumidor médio e baixo, e essas classes socioeconômicas continuarão a impulsionar o crescimento pelos próximos anos.
Sandra Donatângelo, proprietária da Donna Produtos Personalizados, ratifica os benefícios trazidos pelo aquecimento da economia para o segmento de brindes. “Infelizmente não disponho de dados concretos, mas posso dizer com toda a certeza que as vendas aumentaram do meio do ano passado pra cá, principalmente em datas comemorativas”, afirma.
O diretor da Cotérmico, Lucimar da Silva Porsi, também sentiu essa melhora em seus negócios, a partir do segundo semestre de 2009. “Nos três primeiros meses do ano passado, tivemos problemas porque as vendas caíram bastante, mas em agosto a situação começou a evoluir gradativamente e ficou ótima em dezembro, por causa das festas”, comenta.
O presidente da Nielsen também destaca que é preciso colocar em prática algumas estratégias para potencializar os efeitos desse crescimento. “Há cinco vetores que mais mexem com o consumidor varejista: o benefício do produto em relação à saúde do consumidor, sua praticidade, sofisticação, custo-benefício e fator recompensador. A combinação de dois desses vetores turbina os resultados e impulsiona o crescimento", explica.

Campanha destaca diferenciais publicitários do UOL

O UOL, portal líder da Internet brasileira, está lançando nova campanha publicitária, criada pela agência BorghiErh/Lowe, com o objetivo de mostrar ao mercado publicitário a flexibilidade que o portal possui na elaboração de projetos diferenciados de comunicação para seus anunciantes. Foram desenvolvidas peças específicas para diversos segmentos, que acompanharãovídeo cases, mídia kits e a reformulação do site de publicidade do UOL.

Enor Paiano, Diretor de Publicidade do UOL, explica que na Internet não existe a oposição entre um plano de mídia de grande alcance mas baseado em formatos padrão, e projetos diferenciados destinado a um nicho de audiência. “Pelas próprias características técnicas do meio, é possível ao mesmo tempo criar formas alternativas de comunicação e falar com muita gente”. Segundo o executivo, aliados ao crescimento exponencial do número de internautas no Brasil, tais benefícios tornam a publicidade online uma parte essencial de qualquer ação de marketing corporativo.

A campanha do UOL deste ano aparece também como continuação da campanha de 2009, que foi focada em números, chamando a atenção para a relevância do meio. “Agora que existe menos dúvidas sobre alcance e penetração da Internet, chegou a hora de ressaltar diferencias como a flexibilidade”, completa.

Assinam a criação Rodrigo Martin e Denis Gaddini, direção de criação de José Henrique Borghi, Erh Ray e Fernando Nobre, atendimento de Priscilla Carvalho, Viviane Moura e Adriana Paes, planejamento Gabriela Soares e Thaís Frazao, aprovação do cliente Enor Paiano, André Vasconcellos e Pupo Neto.

Mais informações sobre a campanha, vídeo cases e formatos, visite o novo site inaugurado em 15 de março – www.uol.com.br/publicidade

FICHA TÉCNICA:

Agência: BorghiErh/Lowe

Cliente: UOL

Criação: Rodrigo Martin e Denis Gaddini

Direção de Criação: José Henrique Borghi, Erh Ray e Fernando Nobre

Ilustração: Daniel Hashimi

Fotógrafo: Márcio Fischer

Produção Gráfica: José Francisco Ressutti Junior e João Ricardo Albertini

Art buyer: Simone Mena e Paula Rinaldi

Atendimento: Priscilla Carvalho, Viviane Moura e Adriana Paes

Planejamento: Gabriela Soares e Thaís Frazão

Aprovação do cliente: Enor Paiano, André Vasconcellos e Pupo Neto

Fonte: Portal da propaganda

Vita Derm promove “Um dia de beleza”

A Vita Derm, empresa especializada em tratamento profissional cosmético no Brasil e no exterior, lança ação especial em comemoração ao Mês das Mulheres. Neste domingo (14/03), todas as mulheres que visitarem o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, em São Paulo, ganham massagens nas mãos e hidratação facial.

E as massagens não são o único presente para o público feminino. Quatro profissionais da Vita Derm ministram palestras sobre celulite, dicas para manter a pele mais jovem e cuidados com mãos e pés.

“As mulheres são a força que move o mundo da beleza. Comemorando 26 anos de existência, a Vita Derm homenageia e também agradece a todas elas” explica Dr. Marcelo Schulman, presidente da empresa. Atualmente a Vita Derm possui mais de 280 lojas franqueadas e aproximadamente 350 pontos de venda em todo o Brasil.

Lideradas pela técnica Sinaria Nogaia, as esteticistas da marca fazem a aplicação na pele das mãos e do rosto e cuidam de todos os detalhes da hidratação facial. A organização do evento calcula que mais de 100 mulheres sejam atendidas no dia de hoje.

Fonte: Promoview

Heineken com ação inusitada na Uefa Champions

A Heineken provou que sabe falar com seu público-alvo na Itália. Em uma ação de marketing de oportunidade junto à partida entre A.C. Milan e Real Madrid pela Uefa Champions League, a Heineken promoveu um concerto de cordas falso, e utilizou namoradas, chefes, e professores de cerca de 1000 fãs do Milan como cúmplices, fazendo com que eles fossem ao concerto no mesmo dia e hora da partida.

Fonte: Promoview

Tecnisa faz venda pelo aplicativo do iPhone

A Tecnisa concretizou a venda do primeiro imóvel que teve a negociação iniciada pelo aplicativo do iPhone. “A venda foi 100% originada pelo iPhone e mostra como o consumidor responde rapidamente às novidades”, comemora Romeo Busarello, diretor de Internet da Tecnisa.

O comprador é um advogado e empresário paulista que baixou o aplicativo no mesmo dia em que fez o contato com a Tecnisa. Morador do Tatuapé, ele usou a facilidade do aplicativo para procurar um imóvel da Tecnisa e entrou em contato com os corretores on-line no dia 14/2.

“Mesmo sendo fora do horário de expediente, no meio do feriado de Carnaval, a resposta que enviei pelo aplicativo da Tecnisa foi rápida. O feedback eficiente do corretor foi fundamental para que eu concretizasse a compra”, comenta o comprador que usa bastante a internet no seu dia a dia. Segundo ele, “as empresas que souberem explorar as funcionalidades da internet e aliarem segurança nas negociações terão um grande filão para explorar”.

O dispositivo da Tecnisa disponível gratuitamente para download na Applestore desde junho de 2009 foi desenvolvido pela LBS Local em parceria com a agência interativa Mídia Digital e é o primeiro para iPhone do mercado imobiliário nacional.

Trata-se de um aplicativo que pode ser acessado em aparelhos 2G como 3G e permite verificar quais são os imóveis mais próximos, mostra um mapa com as unidades demarcadas e traça rotas para chegar até elas. Além disso, é possível tirar dúvidas por e-mail, entrar em contato com corretores on-line da construtora, acompanhar a evolução das obras e ficar por dentro das novidades da construtora por meio do Twitter integrado.

“Com o aplicativo, as informações dos imóveis da Tecnisa estão disponíveis facilmente para quem está na rua procurando apartamento. É mais uma ferramenta para aproximar o consumidor da construtora”, informa Romeo Busarello.

Fonte: Promoview