Y&R cria anúncios em "tempo real" para novidades do Estadão

O Estadão estreou no último final de semana seu novo formato editorial e visual. A mudança, que engloba novo layout, criação de novos cadernos e suplementos, entre outras coisas, aconteceu na versão impressa e também no site do Estadão.

Para comunicar as novidades, a Y&R assina campanha que conta com uma dinâmica diferenciada: os anúncios e intervenções nas páginas destacando as mudanças do projeto gráfico são concebidos em tempo real da notícia, em total sinergia com a redação.

Diariamente, durante as próximas duas semanas, o leitor vai se deparar com peças elaboradas horas antes do jornal chegar às bancas. “É uma nova forma de fazer propaganda para um jornal. Mais frenética, pois precisamos aguardar o fechamento da edição para encaixar os anúncios do dia”, comenta Marco Versolato, vice-presidente de Criação da Y&R.

Essa iniciativa começou com a veiculação de teasers para os assinantes – em formato de contagem regressiva dias antes da estreia do novo layout –, até culminar com uma “capa falsa”, na edição de domingo (14), em que elementos gráficos apontavam o que estava diferente logo na primeira página.

Os anúncios, inseridos entre o fechamento do jornal e os poucos minutos que o separam da impressão na gráfica, se apropriam do conteúdo do veículo, para saltar aos olhos do consumidor novidades como, por exemplo, a tipografia e a mudança no cabeçalho; a inclusão de gráficos mais elegantes e integrados ao layout; maior número de fotos nas reportagens; novas seções nas editorias; colunistas com maior destaque nas páginas, entre outras modificações.

A criação da campanha é de Marco Mattos, Vinicius Stanzione, Pedro Rosa e Roberto Kilciauskas, com direção de Criação de Marco Versolato.

Fonte: VOX NEWS

Encontro da Abep radiografa setor de pesquisa

Com o tema Informação: Ferramenta para Navegar no Mar da Incerteza, o congresso tem uma programação com especialistas de diversas áreas

A quarta edição do Congresso Brasileiro de Pesquisa dará ênfase especial ao contato não só com os profissionais da área, mas também com clientes e agências. O intuito é demonstrar e entender as transformações pelas quais passam os consumidores, principalmente em um período mutável como o século 21. O encontro acontece dias 22 e 23 de março no Espaço Vila Noah, em São Paulo.

O evento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep) a cada dois anos apresentará uma radiografia do setor e suas respectivas tendências. "Quem for ao congresso terá uma ideia muito clara de que rumos a pesquisa está tomando no Brasil e no mundo", define Luiz Sá Lucas, chairman do encontro.

Com o tema Informação: Ferramenta para Navegar no Mar da Incerteza, o congresso tem uma programação com especialistas de diversas áreas. De acordo com Sá Lucas, isto reflete a tentativa de abranger um espectro o mais amplo possível, desde a antropologia até a neurociência, por exemplo, passando por outras áreas com as quais o setor de pesquisa converge.

A parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está mantida e reforçada. Inclusive, a diretora de pesquisas Wasmalia Barata Bivar fará a palestra Brasil em Destaque – Dados e Censo Demográfico 2010. Dos Estados Unidos virão Gunilla Broad­bent, presidente da Esomar – associação europeia dos profissionais de pesquisa – e da GB Global Positioning; Steven Jagger, sócio da empresa MSW, que tratará da avaliação biométrica das emoções; e o brasileiro radicado Wagner Kamamura, professor de Marketing Global da Duke University.

A antropologia estará representada por Lívia Barbosa, da UFRJ, e Hy Mariampolski, diretora da Qualidata Research, pioneira na aplicação de métodos etnográficos. Já para falar de digital o convidado é Luli Radfahrer, consultor e professor da ECA-USP. Nelsom Marangoni, CEO do Ibope Inteligência, ministrará palestra sobre a pesquisa no País.

Durante o congresso acontecerão 19 atividades paralelas. O destaque é o painel sobre as pesquisas eleitorais, que têm importante papel dentro da sociedade brasileira, principalmente em um ano de pleito. Mas haverá também palestras sobre mídia digital, sustentabilidade e avaliação de comunicação, entre outros temas.

Fonte: m&m online

Devassa Bem Loura usa "centopeia" em ação promo

A Devassa Bem Loura, nova cerveja do Grupo Schincariol, vai agitar o Sudeste do País. Após o lançamento durante o Carnaval no Rio de Janeiro e em São Paulo, a marca investe em ações nas praias e nos bares, além de estrear uma campanha dedicada à mídia impressa. Os frequentadores das praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra já podem degustar a novidade por meio da distribuição da cerveja em um carrinho chamado de “centopéia”, que apresenta uma estrutura de nove triciclos interligados e guiados por promotores.

Ainda no Rio de Janeiro, um DJ em cima de uma lata de dois metros de altura de Devassa Bem Loura promete animar diferentes praias durante vários finais de semana. É o “DJ na Lata”. A versão chope da Devassa Bem Loura também será saboreada nos bares de São Paulo, no litoral e na capital, além do Rio de Janeiro.

Uma van estilizada com cortinas vermelhas no melhor estilo cabaret invadirá os mais badalados points das cidades em uma exclusiva ação de degustação. Os participantes serão convidados a colocar a mão em uma caixa vedada e tirar uma chave. Se ela abrir a caixa, eles ganharão um brinde, além de degustar a novidade.

Fonte: Promoview

Suzuki faz a mais “cara” promo do Twitter

A montadora Suzuki estreou uma campanha no Twitter que premiará um internauta com um carro do modelo SX4 no valor de 66,5 mil reais.

Até o dia 03/04, o perfil @sigax4 irá passar dicas para os usuários adivinharem quais serão as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro que o Suzuki SX4 visitará.

Aquele que acertar pelo menos três das cinco perguntas do desafio no menor tempo, via Twitter, leva o veículo – presente no mercado brasileiro desde outubro do ano passado.

Além da conta válida no serviço de microblog, os concorrentes também precisam preencher um cadastro no site oficial, informando dados pessoais. O vencedor será comunicado por uma mensagem direta no Twitter e por telefone, a partir do dia 03/04.

Em meio a isso, alguns brindes da Suzuki também estão sendo distribuídos por meio da rede social; tática que deve permanecer até o fim da campanha de marketing promocional.

Embora seja a mais ”cara” promoção via Twitter que se tem notícia no Brasil, esta não é a primeira ação de distribuição de grandes prêmios pelo serviço de microblog.

Ano passado, em maio, a loja virtual BestShopTV.com prometeu uma caça de eletrônicos premiados pelo site, entretanto, sua infraestrutura não resistiu ao alto número de acessos.

Fonte: Promoview

Mercado de brindes precisa ficar atento às exigências do Neoconsumidor

Apesar do aquecimento da economia no Brasil, não tem sido fácil conquistar e fidelizar clientes, devido ao aumento crescente do nível de exigência do consumidor. Com a grande quantidade de empresas que oferecem o mesmo serviço ou produto, em segmentos diversos, para destacar-se no mercado é preciso investir em estratégias de marketing modernas, condizentes com o cenário digital no qual o consumidor está inserido.
Este novo tipo de consumidor é apresentado por Marcos Gouvêa de Souza no livro “Neoconsumidor – Digital, Multicanal & Global” e caracterizado como um cliente que compara preços, condições e características de produtos pela Internet, usa as redes sociais para elogiar e criticar as experiências que teve e, nesse processo, muda completamente a forma como as empresas devem se relacionar com ele.
No setor de brindes não é diferente. Várias empresas já perceberam que, hoje, para ter sua marca bem divulgada não basta estar na mídia impressa. Com as novas ferramentas digitais e o aumento crescente de seu uso pelas pessoas, os profissionais de marketing precisam estar atentos às novidades e planejar ações de propaganda para todas as redes sociais, como Twitter, Facebook, Orkut, Flickr, etc.
Ainda não é possível saber exatamente qual a proporção dos efeitos dessa nova tendência sobre os negócios, segundo Gouvêa. Mas ele afirma que é indiscutível o fato de que as mídias digitais estão transformando de modo revolucionário as relações de consumo, informação, comunicação e, principalmente, propaganda, o que obriga as empresas a adaptarem seus planos de ação de marketing, caso queiram continuar em evidência no mercado.