Cuidados na compra de materiais promocionais

Entramos em uma fase de extrema atividade no setor de brindes e materiais promocionais. A Copa do Mundo é um momento em que as empresas ampliam a comunicação com o mercado e o atual estágio da economia brasileira está turbinando este processo.

Na última semana estive com diversos fabricantes durante o Road Show no Rio e as estimativas são de um incremento na ordem de 40%.
Mas quando compramos materiais promocionais para uma campanha, como devemos agir?
O primeiro cuidado é o de somente comprar de empresas idôneas. Para saber se os seus fornecedores são idôneos, consulte sempre o Serasa, por intermédio do seu departamento financeiro, e do CNPJ da empresa fornecedora, que é obrigada a lhe dar esta informação.

É importante também solicitar amostras, e se possível visitar os fornecedores, para ter certeza que as instalações e os equipamentos existem, que há funcionários especializados para fabricar o produto que você necessita, que as matérias primas vem de fonte idônea.

Verifique o cuidado que o seu fornecedor tem pela preservação ao meio ambiente. Nos dias de hoje, no mínimo a separação de lixo deve ser uma prática nestas empresas. É bom solicitar também uma lista de clientes já atendidos pela empresa, com nomes e telefones dos contatos.

Procure estes clientes e obtenha informações a respeito de prazos previamente estipulados, sobre eventuais problemas de qualidade e as soluções apresentadas, rapidez e interesse em solucionar eventuais problemas, respeito em relação às quantidades entregues e solicitadas. Exija sempre do fornecedor, todas as informações relativas a materiais utilizados, prazos de entrega e volumes a serem entregues, por escrito em papel timbrado da empresa, e firmado pelo responsável.

Quando comprar produtos infantis, veja se eles estão dentro das normas regidas pelas determinações do Inmetro, o fornecedor escolhido tem obrigação de lhe apresentar o registro para aquele item. Por fim, tenha receio de cotações com preços muito abaixo das demais que você possua. Preços muito baixos, na maioria das vezes, representam problemas e não vantagens.

Quando o preço de um determinado fornecedor é muito mais barato que os dos concorrentes, corre-se o risco de ter problemas muito sérios, tais como: não receber o produto na qualidade ou formato determinado, no prazo acordado, da maneira especificada e no volume adquirido.

Procuro lembrar todos este cuidados porque já vi grandes ideias fracassarem devido a falta de cuidados adequados na escolha dos parceiros fornecedores, que geraram sérios prejuízos materiais e de imagem, sem contar a perda do emprego pelos analistas e compradores responsáveis pelo processo. Não deixe que isto aconteça com você. A constante escolha de fornecedores sérios, e com boas referências comerciais é um dos passos mais importantes para o sucesso das suas promoções.

por Julio Feijó, especialista em marketing promocional

Fonte: Promoview

Um novo jeito de lançar empreendimentos imobiliários

A pergunta que muitos se fazem é: com tantas construtoras e empreendimentos como se destacar no mercado? Essa é a resposta que a agência Bloom Design, do Rio de Janeiro, tem encontrado com criatividade e inovação nas ações de lançamento.

Para Carol Azevedo, diretora de Criação da Bloom Design, “O mercado imobiliário estava muito viciado nas antigas fórmulas de marketing, no entanto, percebemos que as próprias agências não apresentavam novidades. Foi aí que a Bloom ganhou espaço e reconhecimento no mercado. Apresentamos projetos inovadores – do design à guerrilha – ricos em conceito e resultado”.

Entre as ações diferenciadas feitas pela Bloom Design o destaque fica por conta do lançamento do Île Saint Louis, da construtora Pinheiro Pereira, que tinha como conceito o astral parisiense. Para refleti-lo em seu lançamento foram contratadas estátuas vivas (como os artistas de rua de Paris) e os famosos caricaturistas de rua (que faziam desenhos dos clientes da construtora no evento), com típicas boinas e acompanhados ao fundo com uma trilha sonora em francês.

Outro lançamento que chamou a atenção foi o “Icaraí Village”, das construtoras Klabin Segall e Pinheiro Pereira, que tinha como tema o lúdico. Sendo assim, foram contratados artistas circences que deram um show nas ruas de Niterói. Palhaços, malabaristas e pernas de pau passearam pela Praia de Icaraí e Campo de São Bento divertindo o público. Os dois finais de semana que houve a ação foram os mais movimentados no estande de vendas no histórico do empreendimento.

Segundo Cláudio Acyr, empresário e diretor da construtora e incorporadora Pinheiro Pereira – ” A inovação é a principal ferramenta para se destacar neste concorrido mercado de imóveis. A cada novo lançamento nós elaboramos campanhas publicitárias diferenciadas e que atraiam a atenção dos futuros moradores. A Pinheiro Pereira conta com uma equipe especializada e qualificada que estuda minuciosamente todos os detalhes antes do lançamento. Por intermédio desta linha inovadora, a incorporadora consegue destacar dois empreendimentos lançados recentemente, o “Ilê Saint Louis”, onde optamos por um ambiente parisiense, com estilo clássico e contemporâneo; e o Prêt à Porter, por meio da utilização de adesivos personalizados, em que os futuros moradores podem escolher entre os seis modelos disponíveis, bem como o local onde será aplicado. Todas essas ações foram elaboradas pela agência Bloom Design, que conseguiu traduzir o briefing em ações personalizadas e inovadoras para o cliente final”.

Fonte: Promoview

Internautas não lembram de propaganda online

Levantamento da Millward Brown Brasil reafirma a necessidade de relevância para marcas se relacionarem com consumidores

Jovens ou adultos, não importa. O que cativa mesmo o consumidor na internet é a oferta de conteúdo relevante. Durante apresentação no 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa (ABEP) na tarde desta quarta-feira, 22, Valquíria Garré, da Millward Brown Brasil, mostrou que, apesar de nutrirem uma relação mais forte com as marcas na internet, os consumidores nao lembram de inserções publicitárias e dependem de relevância para se relacionarem.

Segundo pesquisa feita com uma pequena amostragem de público jovem e adulto, as categorias de produtos de tecnologia, carros, roupas e restaurantes são as que se saem melhor no boca a boca online. Por outro lado, refrigerantes, supermercados e o setor de seguros são os que oferecem menos vantagens de relacionamento, de acordo com os consumidores.

O estudo revelou ainda que a televisão, ao contrário do que pregam as teorias apocalípticas, ainda tem papel bastante representativo na vida das pessoas. "Esse é um resultado esperado, uma vez que a televisão é o canal que recebe mais investimentos publicitários. Por consequência, a maioria dos entrevistados associa a televisão à publicidade, mas mostram certa resistência ao falar de propaganda na internet", disse Valquíria. Do total de jovens investigados, 28 disseram associar propaganda à TV, 5 à sites, 3 à revistas e apenas 1 ao YouTube.

Referência em comunicaçao online, a Coca-Cola assumiu papel importante diante desse público por conseguir usar de maneira bastante completa o mix de meios para se relacionar. "É um exemplo a ser seguido por conseguir chamar as pessoas para a internet através do comercial de televisão e, na rede, oferecer entretenimento, diversão e benefícios reais aos consumidores", coloca Valquíria. "São associações que mostram como é cada vez menos necessário ser lembrado por uma propaganda e investir para que o consumidor se mantenha em contato constante com a marca, mudando a essência da abordagem e do ciclo de relacionamento", finaliza.

por Mariana Ditolvo

Fonte: m&m online

Música sem limites é a promo da Nextel

A Nextel lançou a promoção “Música sem limites” com o objetivo de atingir os internautas. Por isso, a empresa direciona a ação para os meios on-line e mídias sociais em todo o País. Até o dia 15/04, os interessados poderão enviar um vídeo cantando a música “Lanterna dos Afogados”, do Paralamas do Sucesso, para concorrer a uma guitarra autografada por Herbert Vianna e um convite VIP para um show da banda.
A ação está disponível no site, e lá é preciso preencher uma ficha de inscrição e enviar o vídeo. Serão selecionados os dez melhores de cada semana para, então, os internautas decidirem o vencedor. Quem assina a ação é a agência One Digital.

Fonte: Promoview

Ortopé faz ação promo com foco na sustentabilidade

A Ortopé faz ação de marketing promocional para promover a linha Eco. A promoção “Crie um filho, plante uma árvore, escreva um livro” pretende incentivar a criação de um mundo melhor. No hotsite, há o espaço “Crie um filho”, em que os internautas podem postar suas fotos em contato com a natureza ou imagens de seus filhos. As três melhores fotos de cada categoria receberão produtos da marca.
Já no link “Escreva um Livro”, os pais podem postar histórias de sua autoria sobre o tema “Qual é o mundo que você quer deixar para o seu filho?”. As histórias escolhidas farão parte de um livro editado pela Ortopé. No site, os consumidores ainda encontram dicas de como plantar sementes, dados de sustentabilidade e informações sobre a linha Eco, desenvolvida com materiais de baixo impacto ambiental.

Fonte: Promoview