“Raspa essa Brasil” com a Hortifruti

A Copa do Mundo já começou no Hortifruti. A rede oferece aos clientes cariocas, até o dia 18/06, a promoção “Raspa essa Brasil”. A ação de marketing promocional dará brindes instantâneos em um cupom entregue para o consumidor que gastar R$ 20 em compras nos pontos de venda.

Serão distribuídos 16 mil brindes como squeezes, sacolas, bolsas térmicas e bolas de futebol. Aqueles que efetuarem o pagamento com o Cartão Hortifruti receberão cupons em dobro. Por fim, a rede varejista fará o sorteio de TVs de LCD – em cada uma das 17 unidades Hortifruti – dia 19/06.

Fonte: Promoview

Blogueiros de NY recebem credencial de Imprensa

Segundo o blog Media Bistrô, do New York Times, jornalistas que atuam em veículos on-line e blogueiros de Nova York poderão cobrir eventos na cidade com direito a credenciais de Imprensa. Esta conquista trata-se de uma evolução no que se refere ao entendimento da expressão “trabalhar em mídia“, que, até então, não abrangia os profissionais de web.

Para ser credenciado, o blogueiro ou jornalista on-line deve ter feito a cobertura de pelo menos seis notícias nos últimos dois anos – as regras valem para organizações e indivíduos que organizem e reportem fatos. As credenciais deverão ser renovadas a cada dois anos.

No Brasil, alguns eventos já permitem que blogueiros façam a cobertura, mas ainda não há nenhuma regulamentação. Ainda no Brasil, algumas entidades de Imprensa, como a Federação Nacional da Imprensa – Fenai, passou a aceitar em seu quadro social blogueiros que comprovam que seus sites são informativos e de caráter jornalístico e que há tempos vem cobrindo eventos de interesse público.

Fonte: Promoview

Brasileiros reconhecem relevância da publicidade

Pesquisa do Ibope para a Abap mostra que imagem da atividade está em alta

A imagem da publicidade e seus protagonistas está em alta. É o que indicará pesquisa do Ibope que a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) apresenta esta semana no Rio de Janeiro durante a 7ª edição do Encontro Brasileiro das Agências de Publicidade (Ebap), que acontece nos dias 8 e 9, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Segundo dados apurados por Meio & Mensagem, mais dois terços dos entrevistados afirmam que a publicidade tem um papel relevante e positivo em suas vidas, assim como a maioria expressa admiração pelos profissionais da área.

O resultado é considerado uma importante demonstração de que a classe conseguiu superar o trauma de cinco anos atrás quando o escândalo do Mensalão arranhou a imagem da categoria.

Com 350 inscrições, o Ebap está com lotação esgotada há duas semanas, restando lugares apenas na lista de espera para preencher eventuais desistências. "Esse recorde de inscrições superou todas as nossas expectativas e mostra a capacidade de mobilização da Abap, que desde o IV Congresso vem conseguindo reunir as agências na luta por uma melhor governança de toda a indústria da comunicação. Esta postura vem resgatando o valor da propaganda e o papel fundamental das agências como emuladoras no processo criativo de construção e posicionamento de marcas", diz Luiz Lara, presidente da Abap.

Com o tema principal "O futuro e a rentabilidade das agências", o Ebap deste ano também apresenta os vencedores da primeira edição do prêmio Ícones que elegeu Roberto Civita, presidente do Grupo Abril; Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo; e Ruy Mesquita, diretor de opinião do jornal O Estado de S.Paulo, conforme adiantou o M&M Online na semana passada (veja aqui). Sócios de três dos principais grupos de comunicação brasileiros, eles foram escolhidos pelos associados da Abap como símbolos de inovação, conteúdo e liberdade. Os troféus serão entregues na noite do dia 8 de abril no Palácio Laranjeiras, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, durante o jantar de abertura do Ebap. No dia seguinte, a homenagem será pelos 30 anos do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) com a presença do atual presidente, Gilberto Leifert.

Por Robert Galbraith

Fonte: M&M online

Realidade aumentada na capa da Galileu

Ação foi realizada pela agência interativa Frito, para mostrar a camisa nova da Portuguesa Desportos.

A edição de abril da Revista Galileu terá uma ação especial de realidade aumentada em sua capa. Idealizada pela agência interativa Frito, o objetivo da ação é destacar a nova camisa do Clube Portuguesa de Desportos.

A capa da revista traz o chef Alex Atala e ainda um vídeo exclusivo, que pode ser visto por meio da realidade aumentada. Para que o leitor assista ao filme, basta posicionar a imagem do centro da capa na frente de uma webcam.

Fonte: M&M online

Dois meios de comunicação que se completam de forma harmoniosa.

Meio digital x meio impresso: uma rivalidade descabida.

A maneira mais antiga de armazenagem de informações é o papel. Depois da tipografia de Gutenberg, livros, almanaques, enciclopédias, revistas e jornais sempre foram os meios de comunicação e divulgação utilizados pela sociedade. No entanto, há pouco mais de duas décadas, a digitalização de dados e informações e a evolução do meio virtual estão se estabelecendo de forma definitiva nas sociedades do mundo inteiro. Cada vez mais, o meio digital é utilizado para armazenar conteúdo, estabelecer redes de comunicação, divulgar notícias e produtos para o Brasil e para o mundo.

O mundo digital, com o passar dos anos, reafirma, cada vez mais, sua praticidade e capacidade de aproximar diferentes culturas fazendo com que países, antes distantes, consigam se relacionar de forma estreita.

O questionamento dos especialistas e da sociedade está relacionado com a cogitada substituição dos veículos impressos pelos digitais. No entanto, este tipo de discussão não cabe num contexto mundial, já que a aproximação causada pela internet cria oportunidades para a utilização de todo tipo de mídia, uma vez que seleciona e aproxima públicos específicos para cada um desses veículos.

O público que acessa o meio digital para receber notícias, fazer compras ou se comunicar é diferente daquele que prefere ler matérias no jornal impresso, escolher os produtos que quer comprar por meio de um catálogo ou escrever cartas para seus amigos. Em uma análise realista, os dois meios, porque atingem públicos distintos, são complementares. Eles somam públicos. O próprio grupo Bríndice exemplifica essa harmonia. O Guia Bríndice possui um público-alvo que solicita o recebimento do guia impresso para escolher os produtos e poder carregar esse material para onde precisar, sem a necessidade de um computador. O Portal atende a outro público que precisa da agilidade da informação para uma pesquisa mais rápida e resposta imediata.

Importante ressaltar que, em diversos momentos, os dois grupos utilizam o meio que não estão habituados, de acordo com uma necessidade específica. Esse dado aponta para a importância de as empresas perceberem a necessidade de investimento em diversidade. A verdade é que, quanto mais opções disponíveis aos consumidores e clientes, maior será a sensação que esse público experimenta de ter suas necessidades atendidas pela empresa.

O meio virtual nunca será ameaça para o meio impresso. Eles se completam, harmonicamente, para levar ao público a completa satisfação.

Talita Quirino
Jornalista Responsável