Meio digital x meio impresso: uma rivalidade descabida.
A maneira mais antiga de armazenagem de informações é o papel. Depois da tipografia de Gutenberg, livros, almanaques, enciclopédias, revistas e jornais sempre foram os meios de comunicação e divulgação utilizados pela sociedade. No entanto, há pouco mais de duas décadas, a digitalização de dados e informações e a evolução do meio virtual estão se estabelecendo de forma definitiva nas sociedades do mundo inteiro. Cada vez mais, o meio digital é utilizado para armazenar conteúdo, estabelecer redes de comunicação, divulgar notícias e produtos para o Brasil e para o mundo.
O mundo digital, com o passar dos anos, reafirma, cada vez mais, sua praticidade e capacidade de aproximar diferentes culturas fazendo com que países, antes distantes, consigam se relacionar de forma estreita.
O questionamento dos especialistas e da sociedade está relacionado com a cogitada substituição dos veículos impressos pelos digitais. No entanto, este tipo de discussão não cabe num contexto mundial, já que a aproximação causada pela internet cria oportunidades para a utilização de todo tipo de mídia, uma vez que seleciona e aproxima públicos específicos para cada um desses veículos.
O público que acessa o meio digital para receber notícias, fazer compras ou se comunicar é diferente daquele que prefere ler matérias no jornal impresso, escolher os produtos que quer comprar por meio de um catálogo ou escrever cartas para seus amigos. Em uma análise realista, os dois meios, porque atingem públicos distintos, são complementares. Eles somam públicos. O próprio grupo Bríndice exemplifica essa harmonia. O Guia Bríndice possui um público-alvo que solicita o recebimento do guia impresso para escolher os produtos e poder carregar esse material para onde precisar, sem a necessidade de um computador. O Portal atende a outro público que precisa da agilidade da informação para uma pesquisa mais rápida e resposta imediata.
Importante ressaltar que, em diversos momentos, os dois grupos utilizam o meio que não estão habituados, de acordo com uma necessidade específica. Esse dado aponta para a importância de as empresas perceberem a necessidade de investimento em diversidade. A verdade é que, quanto mais opções disponíveis aos consumidores e clientes, maior será a sensação que esse público experimenta de ter suas necessidades atendidas pela empresa.
O meio virtual nunca será ameaça para o meio impresso. Eles se completam, harmonicamente, para levar ao público a completa satisfação.
Talita Quirino
Jornalista Responsável