Marketing no terceiro setor: as instituições que dependem de sua imagem e credibilidade para darem certo.

Marketing, comunicação e relacionamento são peças importantes em todos os setores da economia. Porém, no terceiro setor – composto por ONGs, instituições religiosas, beneficentes e organizações de voluntariado – torna-se um departamento vital para a existência dessas entidades.

Há duas características muito fortes nesse segmento. Primeiro que são instituições que dependem de sua imagem e credibilidade para dar certo. Segundo ponto são os orçamentos, sempre enxutos – quando existentes – para investir nesse departamento.

Mesmo com este cenário, é um setor que cresce consideravelmente a cada ano, desafiando teorias, profissionais e estudiosos do tema. Segundo dados de 2009, o terceiro setor movimenta mais de um trilhão de dólares por ano em todo o mundo e é a oitava economia mundial, se comparado ao PIB dos países. No Brasil, uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Kanitz e Associados estimou em 10,9 bilhões anuais e em 1,7 bilhão o total de investimentos pelas 400 maiores entidades filantrópicas em projetos sociais.
Exemplo de que é possível conciliar filantropia, administração e marketing é o Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Criado a partir da Rede Feminina de Combate ao Câncer, há 37 anos atua no combate ao câncer, em sua maioria em pacientes carentes.

Porém, esta realidade filantrópica não impede de desenvolver um trabalho com excelência e qualidade. A instituição possui modernos equipamentos, procedimentos e prepara-se para ser a única instituição a realizar cirurgia robótica – procedimento de altíssima precisão e elevado custo – para pacientes do SUS.
Segundo Eduardo Senise, Gerente de Marketing do Hospital Erasto Gaertner, ações como estas são possíveis devido ao trabalho ético realizado na instituição.

“Uma instituição filantrópica de saúde como o Erasto Gaertner é o que chamamos de organização missionária. Colaboradores, voluntários e parceiros trabalham em prol de uma Missão emblemática e que ajuda efetivamente a comunidade; no nosso caso, combater o câncer com humanismo, ciência e afeto. Desse modo, toda a Comunicação e Marketing do Hospital se apóiam nesta Missão. Mas não só ela, como um único pilar. Também trabalhamos para mostrar a qualidade e a excelência de processos técnicos e administrativos”.

O departamento de marketing do Hospital Erasto Gaertner atua em duas frentes. O marketing institucional trabalha a gestão da marca e o relacionamento com diversos públicos e comunicação. O outro núcleo é o marketing social, responsável pela captação de recursos junto aos empresários e a sociedade civil, além de dar apoio a projetos que solicitam verbas nas três esferas do governo.

Desde que foi estruturado desta maneira, os resultados do marketing da instituição são bastante positivos. “Desde que a Gerência de Marketing foi criada no Erasto Gaertner nós quadruplicamos a presença da instituição na mídia e aumentamos em 35% a arrecadação de recursos. Mas também há resultados qualitativos. Nós abrimos novas frentes de comunicação e relacionamento com públicos que antes eram desassistidos e apresentamos o Hospital como referência, que o que se espera dele”, relata Eduardo Senise.

O Hospital Erasto Gaertner possui um calendário fixo que permeia as ações da instituição. As datas são as estipuladas pela OMS – Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Além destas, celebra o Mês do Médico, Mês da Enfermagem, Assembléia Geral da instituição e campanhas de arrecadação de recursos, como atualmente é o “Erasto ao Cubo e o “Dia da Solidariedade”

Há campanhas de prevenção, celebradas em datas estipuladas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde; campanhas institucionais de âmbito interno, como a celebração do Mês do Médico, Mês da Enfermagem, Assembléia Geral da instituição e campanhas de arrecadação de recursos, como o “Erasto ao Cubo” e o “Dia da Solidariedade”.

Sobre os recursos para estas campanhas, Eduardo Senise explica que há um trabalho forte de análise e prospecção de parceiros “As ações são, em sua grande maioria, feitas com a ajuda de parceiros, para que tenhamos a menor retirada possível de recursos que interessam a área de atuação de nossa organização: tratar pacientes e curar pessoas.” Sobre a aceitação da sociedade a estas ações, o gerente de marketing destaca a contrapartida “A visibilidade que propomos a pessoas físicas e jurídicas que ajudam na obra do novo prédio do Hospital tem nos dado um ótimo retorno. Outros grandes momentos do Erasto Gaertner nos últimos anos foram sua participação no Crystal Fashion e a sua associação com marcas de reconhecida qualidade como a das Águas Ouro Fino, que estampam nosso selo de Empresa Solidária e do restaurante Outback de Curitiba. A idéia é sempre relacionar o Erasto Gaertner a empresas de sucesso e nos mostrar como referência que de fato somos”.

Sobre os desafios do setor, Eduardo Senise salienta que o crescimento profissional que a situação agrega. “Sempre ressalto que a grande qualidade de um profissional desse meio tem que ser o seu poder de adaptação. Seja em grandes ou pequenas empresas, ou de setores diferentes, cidades diferentes, temos que ter soluções customizadas para cada tipo de cliente”, finaliza o gerente.

Fonte: portaldapropaganda.com.br

Campanha da Fischer+Fala! apresenta Marisa Lingerie

As Lojas Marisa, maior rede de varejo de moda feminina no País, inauguram hoje (27) um novo conceito de loja: Marisa Lingerie, unidades especializadas e exclusivas na venda de moda íntima feminina – categoria em que a marca é top of mind. As lojas estão localizadas em São Paulo (rua Augusta e João Cachoeira), São Bernardo do Campo e Campinas.

A novidade será comunicada por meio de uma campanha assinada pela Fischer+Fala!. Além de criar toda a comunicação publicitária para esse lançamento, a agência participou também da concepção arquitetônica e linguagem visual das novas lojas, trabalho que incluiu desde o desenvolvimento da fachada até os displays de produto.

O plano de comunicação começou com uma ação teaser de guerrilha há duas semanas, durante a fase de reforma das lojas. As fachadas das unidades do Itaim e da rua Augusta, locais de grande movimento, foram cobertas por um tapume cor de rosa com um buraco no meio e o seguinte convite: "Espie aqui e descubra o que a Marisa está preparando para você". Olhando pelo buraco para saber o que acontecia por trás da obra, o que se via era um vídeo surpresa de mulheres trabalhando de lingerie na reforma (veja o vídeo em anexo).

Agora na fase de lançamento, a ação prossegue com uma campanha que contempla filmetes em formato de reportagem que vão ao ar hoje, ao vivo, em breaks durante todo o dia na programação da TV Bandeirantes, em São Paulo e Campinas. O plano de mídia inclui ainda comercial de 15 segundos para veiculação em TV aberta e fechada, peças nos principais portais da internet, uma série de 7 anúncios de página tripla, encarte especial nos jornais Metro e O Estado de S. Paulo, catálogos para as lojas em formato diferenciado.

Os impressos trazem texto que fala sobre a importância da privacidade na hora da escolha das peças íntimas. Nas lojas Marisa Lingerie a assinatura evoluiu para “Intimidade de mulher para mulher”. A mesma linguagem aparece no hotsite das novas lojas da marca, espaço onde a consumidora encontrará toda a diversidade da moda íntima da Marisa, organizadas por estilos de vida, para todo o tipo de mulher.

A campanha conta ainda com ação New Ad, que adesivará criativamente banheiros dos estabelecimentos comerciais próximos às lojas Marisa Lingerie. No lado de fora das portas dos banheiros, a imagem de um sutiã pink pendurado promete chamar a atenção feminina. Do outro lado, um convite para que as mulheres conheçam a Marisa Lingerie mais próxima.

Fonte: portaldapropaganda.com.br

Nova área da Feira EXPO BRÍNDICE 2010, Espaço Tendência, dá destaque para lançamentos e produtos ecológicos do setor de brindes.

Este ano, as empresas de brindes ecológicos terão um espaço especial para mostrar seus produtos na 17ª edição da Feira EXPO BRÍNDICE: o Espaço Tendência. Com o aumento da preocupação dos consumidores com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, torna-se importante a criação de um espaço reservado para a divulgação de brindes “verdes”.
A Feira deste ano tem como objetivo lançar tendências, gerar negócios e atrair vendas para seus expositores. O espaço dos produtos ecológicos ficará no stand de novidades, reservado para a exposição dos lançamentos das empresas participantes.
A ideia é unir, em um mesmo local, o Espaço Tendência, dois interesses em especial dos compradores de brindes: novidades e produtos ecologicamente corretos. Assim, durante a Feira EXPO BRÍNDICE 2010, o visitante encontrará com mais facilidade o que procura.

Para visitar a Feira EXPO BRÍNDICE 2010, basta acessar o site do evento (www.expobrindice.com.br) e preencher os dados de sua empresa no link Como Visitar.

17ª EXPO BRÍNDICE – Feira de Brindes, Produtos Promocionais, Presentes Corporativos & Mídia Extensiva
Data: 20 a 23/07/10 (3 ª a 6 ª feira)
Horário: 3 ª a 5 ª feira – 14h às 21h / 6 ª feira – 14h às 19h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Shopping Frei Caneca – 4 ª e 5 ª andares – São Paulo / SP

Sustentabilidade: A responsabilidade de empresas e consumidores com o Meio Ambiente.

É impossível, hoje em dia, não falar sobre sustentabilidade. Diante de tantos problemas ocasionados pelo desequilíbrio que o homem impôs ao meio ambiente, como mudanças climáticas e poluição, muitas empresas e ONGs difundem o assunto a fim de conscientizar a população acerca da importância de assumir uma postura mais ecologicamente correta.
E, felizmente, essa conscientização tem surtido um efeito muito positivo na sociedade. Segundo estudos apresentados na quarta edição do Congresso Brasileiro de Pesquisa sobre o envolvimento e as práticas de pessoas e companhias quanto à causa ambiental, os brasileiros têm se preocupado mais em comprar produtos “verdes”.
Marcelo Dias, do departamento comercial da SP Brindes, confirma o aumento desse interesse dos consumidores e diz que o faturamento com a venda dos produtos ecológicos cresce mês a mês. “Estamos indo para o segundo ano neste mercado e nosso crescimento tem sido satisfatório dentro do planejamento”, explica.
Para mostrar aos clientes que se preocupam com as questões ambientais, as empresas divulgam ao máximo seus produtos ecológicos e ações sustentáveis. A Ortopé, por exemplo, fez uma ação de marketing promocional com site e hotsite para promover a linha Eco, desenvolvida com materiais de baixo impacto ambiental. Por meio da promoção “Crie um filho, plante uma árvore, escreva um livro”, a marca estimula as pessoas a refletirem sobre o mundo que querem deixar a seus filhos, dá dicas de como plantar sementes e fornece dados de sustentabilidade.
Já O Boticário aproveitou seu aniversário de 33 anos, comemorado no dia 22 de março, para propor o “Dia Sem Carro” a seus franqueados e funcionários, que foram incentivados a deixar seus automóveis na garagem e usar transportes alternativos. Todos foram informados sobre o evento por SMS, para evitar a utilização de papel. O “Dia Sem Carro” faz parte da ação “O Mundo Mais Belo”, uma iniciativa da marca, criada no ano passado, para tratar e discutir assuntos relacionados à Educação Ambiental.

Brindeiros “Verdes”

As empresas do setor de brindes também têm sido cobradas pela sociedade para assumirem um papel responsável quanto à preservação do meio ambiente. Além de oferecerem produtos ecológicos, como ecobags, brindes feitos em MDF e certificados pelo FSC, elas perceberam que também precisam fazer a sua parte por meio de projetos que proponham a prática cotidiana de atividades ambientalmente responsáveis.
A Kapa+Ecoembalagens é um ótimo exemplo de empresa consciente. Pioneira na produção de embalagens e sacolas em tecidos e fibras 100% naturais, ela tem conseguido grandes vitórias na conscientização para a substituição de sacolas plásticas por embalagens ecológicas.
Além de criar produtos que não geram resíduos plásticos, a empresa atua em prol da responsabilidade ambiental e social com o projeto Coleta Seletiva, em que a empresa aproveita as entregas para recolher o lixo reciclável (materiais plásticos) de seus clientes e encaminha para ONGs, que reciclam este material e o utilizam como sustento de catadores de lixo da cidade de São Paulo.
Outra empresa que tem compromisso com a consciência ecológica é a Fujiro Ecotêxtil. Buscando poupar recursos naturais e minimizar os impactos causados ao meio ambiente, ela fabrica seus produtos com malhas recicladas, feitas a partir de garrafas pet e algodão reciclado. Por meio de sua atuação sustentável, que inclui a participação na mobilização mundial contra alterações climáticas “Hora do Planeta 2010”, a empresa pretende causar uma mudança cultural na sociedade, que nem sempre pensa se aquilo que está comprando agride o meio ambiente.
Esses exemplos de sucesso ajudam a perceber que a partir de iniciativas simples é possível contribuir para que a sociedade adquira hábitos mais sustentáveis, inclusive em relação ao consumo. Quanto mais empresas oferecerem brindes ecológicos, mais consumidores vão voltar sua atenção para a questão da responsabilidade ambiental e terão mais interesse nesse tipo de produto.

Feiras de negócios trazem ótimo retorno para empresas que sabem aproveitá-las.

Recurso muito utilizado pelas empresas de brindes para divulgar suas marcas, as feiras de negócios são consideradas, no mundo inteiro, uma das ferramentas de marketing mais eficazes para quem deseja alavancar os negócios. Em termos comerciais e práticos, as feiras proporcionam condições de negociação imediata dos produtos expostos, a possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente e a realização de contatos com clientes, compradores em potencial, fornecedores e vendedores de outros produtos.
Contudo, elas só realmente alcançam seus objetivos quando os expositores sabem aproveitá-las, utilizando um planejamento sério e adequado. Para o MBA em Marketing e consultor empresarial especializado em feiras, Fernando Lummertz, em artigo publicado no Portal Inteligência, apenas as empresas que vão para as feiras mal preparadas e sem entender a abrangência dos benefícios é que não concordam com sua eficácia.
Em contrapartida, Lummertz diz que, apesar do despreparo de alguns expositores, o segmento de feiras só faz crescer, porque, mesmo às vezes mal preparado, o expositor percebe benefícios que justificam o investimento. Ou seja, a feira é bom negócio.
O SEBRAE, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, também expressa a mesma opinião e divulga em seu site que as feiras são o meio mais econômico de fazer negócios e lançar produtos no mercado, pois proporcionam de forma ágil, rápida e inteligente uma aproximação do expositor face a face com potenciais compradores nacionais e internacionais.
Mas, se as feiras são tão boas, por que muitos expositores se queixam da falta de retorno positivo para a sua participação nesses eventos? Segundo Fernando, isso pode ocorrer porque esses expositores fazem parte de um grupo que apresenta deficiências básicas, como falta de objetivos, foco errado e inexistência de critérios para avaliar corretamente o retorno do investimento.
Assim, para obter sucesso com a participação em uma feira de negócios, as empresas precisam desenvolver ações que ampliem quantitativa e qualitativamente a presença de visitantes no estande, disponibilizar equipe treinada para atendimento na feira e trabalhar adequadamente no período pós-feira.