Itaú Unibanco e Philips apresentam ações sustentáveis

Empresas implementam soluções ambientais e sociais para otimizar o trabalho e a reputação de suas marcas

Trabalhar o Tipple Bottom Line da sustentabilidade é essencial para qualquer empresa nos dias de hoje. A gestão dos pilares financeiro, social e ambiental é um desafio que mexe não só com os investimentos e os lucros da marca, mas também com a sua reputação. O Itaú Unibanco e a Philips são exemplos de empresas que vem trabalhando com foco nos três fatores críticos de sucesso para a sustentabilidade no Brasil.

Em apresentação no 14th International Conference on Corporate Reputation, brand, identity and competitiveness realizado pelo Reputation Institute, no Rio de Janeiro, na última semana, representantes das duas empresas mostraram seus projetos sociais e ambientais, previsões para o futuro e garantiram que eles só têm a ganhar com essas ações.

“Não vamos mentir, nosso objetivo maior é o lucro, é claro, mas vamos fazer isso com responsabilidade”, garante Fernando Chacon, Diretor Executivo de Marketing do Itaú Unibanco. É seguindo esse pensamento que as marcas dedicadas não só aos dividendos, mas também ao planeta, conseguem se destacar e garantir uma boa reputação perante quem importa, os acionistas e os consumidores.

Itaú Unibanco preza pelo cliente
A estratégia do Itaú Unibanco começa com pequenas iniciativas, o que Chacon chama de riscos diretos. Entre esses riscos, que devem ser controlados, estão o consumo de água, energia e de materiais de escritório, o trabalho dos fornecedores, a emissão de gases e a dispensa de equipamentos considerados obsoletos. Na política financeira do banco, projetos sustentáveis têm preferência sobre quaisquer outros na hora do financiamento. “Essas atitudes nos ajudam a chegar à nossa meta de ser um banco líder em performance sustentável e satisfação dos clientes”, afirma o executivo de Marketing.

Para a satisfação do cliente, o empenho é ainda maior. O Itaú Unibanco preza não só pela sua imagem, mas também pelas condições de trabalho da sua equipe de colaboradores. “Temos que ser um time de craques jogando com liderança e ética, todos juntos pelo cliente”, afirma Chacon. Buscando ouvir e agradar cada vez mais esses clientes, uma pesquisa realizada pelo banco resultou no remodelamento das agências que começará a ser feito ainda em 2010.

A grande diferença das novas para as tradicionais é a retirada das polêmicas portas giratórias. O novo sistema operacional das agências do Itaú Unibanco será mais seguro e dispensará esse tipo de entrada. As salas de espera serão “ativas” para que os clientes possam ser atendidos nelas mesmas, sem necessidade de procurar ajuda. Na área social, o banco tem projetos como o Itaú Fundo Social, de ensino fundamental e médio; Instituto Unibanco, que trabalha pela melhoria de ensino no Brasil, e Itaú Cultural, de incentivo a artistas brasileiros.

Philips enfatiza a responsabilidade
A preocupação com a sustentabilidade também é algo presente na estratégia da Philips há muito tempo. A empresa desenvolve programas de conscientização entre seus funcionários, ações de reciclagem de aparelhos eletrônicos e faz parte do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustentainable Development – WBCSD). “O trabalho começa individualmente e dentro da empresa com funcionários felizes e comprometidos”, afirmou Marcos Bicudo, presidente da Philips Brazil, durante o evento do Reputation Institute.

Para a empresa, o seu trabalho social e ambiental gira em torno de três desafios: a água, as mudanças climáticas e a pobreza. “Para nós, sustentabilidade é uma oportunidade para oferecer soluções em saúde e bem estar com um baixo impacto ecológico”, aponta Bicudo. Para conseguir isso, a marca realiza o programa Eco Vision, que desenvolve produtos verdes, emitindo menos carbono em sua fabricação e com menos gasto de energia. Há ainda a preocupação com o material gasto em suas embalagens. Uma TV de LCD de 32 polegadas da Philips, por exemplo, utilizava 155 watts e gastava 4,5 quilos de material em sua embalagem em 2004. Hoje, o mesmo produto utiliza 71 watts e dois quilos de material para embalar.

Essas e outras ações relacionadas à política de sustentabilidade da empresa estão disponíveis em um site que a Philips dedica inteiramente ao assunto. Lá estão todas as iniciativas da marca, forma de trabalhar e relatórios do que já foi desenvolvido. “É importante que nós, da iniciativa privada, nos adiantemos às ações do poder público”, conclui Marcos Bicudo, sobre como a empresas podem ajudar nessa luta global.

Por Rayane Marcolino

Fonte: Mundo do Marketing

Danoninho em ação ecológica

Produto vem com sementes para as crianças plantarem e aprenderem sobre conservação da natureza

A Danone acaba de lançar a ação educativa "Danoninho para plantar". Trata-se de uma edição limitada do tradicional produto no sabor morango, com o objetivo de incentivar a experiência e a educação ecológica das crianças,

A ação convida as crianças a plantarem hortaliças e flores nos próprios potinhos de danoninho, após serem consumidos. Para isso, o produto vai trazer anexo um sachê com as sementes. A Danone também fechou uma parceria com o Instituto Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas) para contribuir com o reflorestamento da Mata Atlântica. A embalagem do danoninho vem com um código exclusivo que permite acesso para as crianças criarem uma árvore virtual na "Floresta do Dino" no site (clique aqui).

A divulgação será feita em por meio de dois filmes veiculados em TV aberta e por assinatura, o primeiro "Eco Kids" filme traz elementos do universo infantil e o segundo "Eco Mães" mostra uma história sob o ponto de vista das mães. Com criação de Paulo Monteiro, Luiz Haruo e Mariangela Silvani.

Fonte: m&m online

TexPrima brinda convidados do Fashion Rio e SPFW

A empresa que tem revolucionado o segmento têxtil nacional, a TexPrima, agora estende sua ação para os convidados VIPs dos eventos de moda. Na próxima edição do Fashion Rio e da SPFW, os eleitos irão ganhar um brinde exclusivo, com tema relacionado à Copa do Mundo: uma linda echarpe, em gaze dupla, da coleção Provence, em estampa geométrica, nas cores verde/amarelo, como pede a torcida brasileira.

O gift virá embalado numa sacola exclusiva em papel craft e dentro dela haverá ainda mais uma surpresa, para agradar em cheio todas as mulheres. O presente será distribuído nas primeiras filas dos desfiles de Walter Rodrigues, Acquastudio, Carlos Tufvesson, Printing, Juliana Jabour, Alexandre Herchcovitch (masculino e feminino), Glória Coelho, Carlota Joakina e Samuel Cirnansck, que a empresa patrocinará.

Fonte: Promoview

Marcas próprias apelam para emoção

Preços deixam de ser maior preocupação e produtos se diferenciam por variedade e qualidade

Desde que entraram no mercado brasileiro, os produtos de marca própria tinham como principal atrativo os preços mais baixos do que os concorrentes por serem fabricados e distribuídos pela própria rede do estabelecimento. Somada a isso, a confiança que os clientes tinham na marca garantiu o sucesso. Hoje, variedade, diferenciação e até apelo emocional se destacam e deixam a necessidade da produção mais barata em segundo plano.

O segmento de marcas próprias representa 6% das vendas nos supermercados. Considerando todo o mercado – que inclui farmácias, produtos esportivos e de construção – a participação chega a 7%. Segundo Neide Montesano (foto), Presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias (Abmapro), está “nascendo” a quarta geração dos produtos de marca própria, mais focados em valor, conceito e preocupados com a sustentabilidade.

O crescimento do setor, que este ano deve ser de 9%, fica claro pela quantidade de investimentos. O Grupo Pão de Açúcar prevê para a sua linha de marcas exclusivas, a Taeq, um aumento de 10% em vendas graças à quantidade de lançamentos feitos. “Temos um plano de desenvolvimento bem agressivo. Todo ano 500 novos produtos são estudados. Desses, cerca de 80% são lançados”, afirma Isadora Sbrissa, Gerente da Marca Taeq, que também faz monitoramento dos lançamentos do mercado nacional e internacional para aprimorar o desenvolvimento de seus produtos.

Confiança e emoção
Para o consumidor, ter um produto de marca própria é tangibilizar a sua relação com o estabelecimento de confiança. Esse diferencial, por muito tempo explorado, agora trabalha com um apelo emocional. Por isso, desde 2003, a Panvel – rede gaúcha de farmácias, com 260 lojas e mais de 450 produtos exclusivos – passou a associar as suas marcas a emoções.

O lançamento da linha de perfumes e hidratantes Panvel Secrets apelou para a sedução e despertou na rede a necessidade de ampliar esse portfólio. Hoje, entre as sete linhas de produto lançadas com essa estratégia estão a Panvel Men, que reforça a ideia da segurança masculina, e a Panvel Make up, que remete à beleza feminina.

Este ano a Panvel também sentiu a necessidade de reformular a sua primeira marca – e líder de vendas – de produtos de higiene para o grande público, a Panvel Basic. Já a Panvel Chic foi lançada para o Dia das Mães, com um novo posicionamento: preços mais elevados do que os das outras linhas da empresa. O investimento deu certo e os valores não afastaram os consumidores, que compraram 6.500 unidades dos produtos de beleza na semana de lançamento. "Renovar nossas linhas dá sensação de movimento e modernidade aos consumidores", afirma Renata Mariotto, Supervisora de Marca Própria da Panvel, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O Carrefour também acredita que é essencial trabalhar com a emoção e escolheu personagens da Disney para estampar as embalagens dos ovos de chocolate na última Páscoa. “O personagem envolve emocionalmente as crianças”, afirma Claúdio Irie, Diretor de Marca Própria da rede, que acredita que o preço baixo não é essencial quando o consumidor sabe da qualidade do produto.

No ponto-de-venda
Para promover os lançamentos, ao contrário das grandes marcas com as quais competem, os produtos de marca própria não contam com publicidade e precisam investir em ações nos pontos-de-venda. Comunicação chamativa, preços destacados e embalagens bem trabalhadas fazem parte da estratégia. A Panvel trabalha suas gôndolas de acordo com a meta de vendas para determinado período do ano. A cada momento, um produto é colocado em posições estratégicas com decoração especial. Já os produtos que competem por preço são posicionados próximos aos concorrentes mais caros.

No Carrefour, o preço é um dos destaques e aparece estampado em algumas embalagens. Os pacotes promocionais são outra ferramenta explorada pela rede. “Nosso biscoito waffle, por exemplo, é mais vendido em nossas lojas do que os das grandes marcas”, exemplifica Irie, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Enquanto isso, o Grupo Pão de Açúcar abusa de outras ações de Marketing para destacar suas marcas, como a presença em eventos organizados pela rede como o passeio ciclístico do Extra e a Maratona Pão de Açúcar. A embalagem também é importante. “Precisamos dela mais do que qualquer outro produto ou marca”, afirma Isadora ao portal.

Copa do Mundo
Em ano de Copa do Mundo, o evento também aparece como oportunidade para as marcas próprias se destacarem. Embora o segmento não tenha registrado grande movimentação no evento de 2006, este ano alguns lançamentos e ações promocionais devem esquentar esse mercado. Mas, a expectativa cresce quando se pensa na Copa de 2014. “Acredito que vamos conseguir grandes ações nessa área quando a Copa do Mundo for aqui”, conta Neide, da Abmapro, ao site.

A rede Pão de Açúcar, por meio de sua outra marca, a Qualitá, investiu não só em lanches com embalagens que fazem referência ao evento, mas também em alimentos como arroz e feijão. Pela marca Taeq, a rede disponibiliza opções saudáveis para se alimentar durante os jogos. O carrefour também investe nos produtos para lanche na Copa. Embora sem desenvolvimento de embalagens especiais por não ser patrocinadora como o Pão de Açúcar, pacotes promocionais do tipo “leve dois pague um” estão disponíveis nas lojas.

Já a Panvel lança em junho um trio de esmaltes nas cores verde, amarelo e azul para atrair as consumidoras. A rede gaúcha de farmácias lançará também a coleção Panvel Make Up África, com cartela de cores inspiradas nas paisagens do país sede do evento. Parece que a disputa pelo mercado de marcas próprias esquenta de vez.

Por Rayane Marcolino

Fonte: Mundo do Marketing

Audi lança catálogo para iPhone

Aplicativo também traz vídeos e imagens com visualização em 360º

A Audi Brasil fechou uma parceria com a Apple para disponibilizar o seu catálogo pelo iPhone. A partir do aplicativo da montadora, o consumidor receberá informações técnicas, imagens e vídeos exclusivos de diferentes modelos do portfólio da marca. O Audi Brasil iPhone App foi desenvolvido pela empresa i-Mobile e é composto de 656 gráficos e 24 vídeos.

A novidade permite que o usuário acesse tabelas de especificações técnicas, veja as imagens em 360º e utilize as fotos como wallpaper. A ferramenta ainda inclui um formulário de satisfação para comentários e sugestões dos clientes. Para o segundo semestre, a empresa pretende lançar um localizador de concessionárias Audi por endereço ou localização GPS. O lançamento faz parte dos planos da montadora de reduzir a utilização de papel em suas lojas.

Por Sylvia de Sá

Fonte: Mundo do Marketing