A evolução do setor de brindes no meio digital.
A utilização cada vez mais frequente da Internet para obtenção de informação e aquisição de bens de consumo fez com que as empresas se adaptassem a esse novo tipo de público.
Este público busca, entre outras coisas, rapidez nas respostas e atendimentos. Esse é o recurso mais importante que a rede interligada trouxe aos consumidores, a celeridade que o mercado atual demanda de forma geral.
O setor de brindes não se estagnou. Buscou formas eficazes de levar essa resposta aos seus clientes. A evolução do setor brindeiro no meio digital é notável. As empresas utilizam, dia após dia, recursos mais modernos e tecnológicos para implementar sua comunicação via web. Eles usam mais a mídia digital como forma de divulgação da marca e dos produtos anunciando de forma mais sistemática em sites especializados no segmento.
Mas eles não são só anunciantes. Eles são, principalmente, fonte de informação da sua própria empresa. Muitos fabricantes e fornecedores de brindes hoje possuem seu próprio domínio na internet para levar conteúdo de forma direta para o público.
Mesmo sendo uma área de investimento relativamente nova, o que se percebe é uma maior profissionalização do setor. Os sites de brindes são cada vez mais interativos, pensados mesmo para quem navega por ele.
Em alguns endereços, o usuário tem acesso a uma loja virtual com imagens e todas as informações sobre o produto para que o cliente, que busca o imediatismo do mercado, economize o tempo de ir até a loja para adquirir mercadoria.
Outros sites fazem a cotação do produto com o logotipo da empresa na hora. Sem ter que esperar para obter uma resposta, o comprador fica sabendo, no mesmo momento, quanto vai custar o produto final. E, se tiverem dúvidas sobre produtos ou compras, podem saná-las por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor on-line.
Fato é que os sites do setor estão progredindo e ficando cada vez mais atraentes para se destacarem em relação à concorrência. Há algum tempo, muitas dessas empresas nem possuíam endereço na internet.
O retorno desse investimento é observado pelo aumento nos acessos aos sites dessas empresas, o que, consequentemente, aumenta as cotações e vendas de produtos. Mas outro tipo de retorno importante é o reconhecimento da qualidade desses veículos. O Prêmio Top Bríndice, por exemplo, possui uma categoria que premia os melhores sites do segmento.
A categoria é julgada por especialistas da área que, após avaliação criteriosa, escolhem os melhores do ano.
Na última edição do prêmio em 2009, o vencedor foi o site da empresa “Boccati”. O website www.boccati.com.br venceu entre 29 concorrentes por oferecer aos usuários e clientes a mais completa experiência de compras de produtos pela internet.
As vantagens e reconhecimento do investimento no meio digital são reais. Inove a sua marca e sua empresa. Entre para o mundo virtual e experimente os resultados.
Talita Quirino
Jornalista Responsável