O Twitter Como Ferramenta de Marketing
As ferramentas de relacionamento social são cada vez mais utilizadas pelas empresas para se comunicar com público e clientes. Uma das “febres” do momento é o Twitter. Este serviço online funciona como um miniblog de textos curtos, aberto para quem quiser seguir essas mensagens instantâneas de até 140 caracteres.
Pesquisa realizada pelo Ibope em março de 2009 informou que já existem cerca de 700 mil usuários com perfil de grande interesse em informação, novidades e produtos.
Outra pesquisa foi feita por uma agência de marketing promocional no período em abril do ano passado e observou-se que a maioria dos usuários são homens (61%), jovens e adultos, na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, e moradores, de forma predominante, dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Para os profissionais de marketing, a melhor notícia foi saber que 53,6% dos internautas se interessam por ações publicitárias no Twitter. Com isso, as empresas começaram a abrir contas no Twitter e criar ações focadas nesse público. Cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias, o que demonstra a atual eficiência deste serviço de comunicação.
Uma reportagem do site globo.com afirma que, de cada cinco brasileiros com acesso à internet, quatro já fazem parte de algum grupo de amigos virtuais e dois terços dos internautas do mundo, quase um bilhão de pessoas, estão nas redes sociais.
Essas pessoas são consumidores, clientes.
A DELL, empresa que fabrica e vende computadores, resolveu recompensar seus seguidores no Twitter nos EUA. A empresa afirma que faturou 1 milhão de dólares durante o período de vendas de final de ano enviando informações promocionais a seus seguidores no Twitter. Para retribuir o sucesso, a empresa agora oferece descontos para quem acompanhar seu perfil nesta mídia social. A primeira promoção oferecida pelo perfil da Dell, seguido por 11.844 pessoas, deu descontos de 30% nos laptops XPS da própria marca.
Ótima iniciativa de baixo custo e dirigida a um público com “taxa de interesse” mais alta do que a média.
As redes são fenômenos que não podem ser ignorados pelo Marketing no momento de se comunicar com seu mercado. No entanto, não é tarefa fácil. Não basta criar o perfil e usar ferramentas de SPAM de mensagens. O twitter é um serviço de interação, por isso, pessoas preparadas para se comunicar constantemente com esse público são indispensáveis e insubstituíveis.
Conheça seu público e vá onde ele lhe procura.
Talita Quirino
Jornalista Responsável