De olho na forte tendência de crescimento das redes sociais como canais de contato entre empresas e consumidores, o Ibope Mídia e o Ibope Nielsen Online lançaram ontem (12/05), em São Paulo, duas ferramentas capazes de mensurar esses endereços e balizar os planejamentos de marketing on-line.
A BuzzMetrics, por exemplo, chega ao Brasil com cobertura de mais de 4,5 milhões de blogs, cerca de 70 mil fóruns, e algo como 50 milhões de comentários por mês. Com essa base, a proposta da ferramenta é analisar – por intermédio de uma palavra-chave – qual a repercussão das marcas, produtos, campanhas e eventos nos ambientes virtuais.
O levantamento inclui ainda, citações em vídeos e nos sites das empresas de mídia tradicional. “A BuzzMetrics se concentra em uma área que não pode ser commoditizada, ou seja, na análise de comportamento. Mais do que gerar relatórios, nosso objetivo é descobrir tendências e estudar quanto se fala, quem fala e quem escuta, como se fala, entre outras variáveis”, contou Lydia Worthington, vice-presidente de pesquisas da BuzzMetrics.
A outra ferramenta apresentada foi a VideoCensus, que analisa o desempenho de vídeos e anúncios inseridos neste formato com métricas, como tempo médio assistido, e quais os conteúdos mais acessados. A ideia é auxiliar na compreensão de quais tipos de conteúdo geram mais tráfego e ajudar na valorização dos espaços publicitários das empresas na rede.
Fonte: Promoview