Toda comunicação feita adequadamente por uma empresa aumenta sua competitividade e a dos seus produtos no mercado. Quando o departamento responsável sabe combinar de forma harmônica mensagem, veículo e público-alvo, a comunicação desejada acontece e fortalece a lembrança do produto e/ou da marca nos clientes.
Em entrevista concedida ao jornal Monitor da Propaganda & Marketing, o consultor Roberto de Castro Neves afirmou que uma das maneiras de estabelecer essa relação com os consumidores é o brinde. Se for bem escolhido, consegue liberar a mensagem ao longo do tempo, obtendo efeito mais duradouro do que outras ferramentas de marketing. Afinal, sempre que o cliente vê ou utiliza um brinde oferecido por determinada empresa, ele tem uma lembrança positiva da marca.
Além disso, segundo Neves, o brinde está diretamente ligado ao emotivo, ou seja, ele transmite afeto, atenção, constituindo-se em um carinho da empresa com o consumidor, que se sente especial e valorizado ao ganhar um brinde. Mas, para que o brinde execute sua função, é preciso que tenha utilidade para o cliente, pois só assim ele será motivado a lembrar-se de quem lhe deu aquele objeto.
A qualidade do brinde também deve ser considerada condição essencial para que ele seja uma estratégia de marketing eficaz. Portanto, além de contar com uma equipe de comunicadores que saiba escolher o tipo de brinde adequado para seu público-alvo, a empresa precisa optar por um fornecedor sério, com credibilidade no mercado de brindes.
Para que o sucesso da divulgação da empresa seja ainda maior, é importante que ela fique atenta às novidades do segmento de brindes e às necessidades e exigências dos consumidores, que demonstram muito interesse por produtos ecológicos, por exemplo, e não se contentam mais com um objeto qualquer, exigindo que o brinde tenha utilidade.