“O setor de marketing promocional precisa mesmo é de um bom curso de gestão empresarial…”, “Nossos administradores não entendem que temos uma empresa diferente dos demais setores…”, “Como fazer para que os clientes saibam que não há condições de trabalhar com este prazo de pagamento…”, “Mais do que qualquer MBA, precisamos de um que nos ajude a desenhar um novo modus operandi”, “Que nos valorize perante os nossos clientes” ou “governança corporativa? Para isso é necessário reciclar o conhecimento dos nossos executivos e administradores”.
Tantas vezes eu ouvi estas frases em reuniões e conversas. Lá na AMPRO criamos muitos projetos, mas não foi fácil trazer para a realidade. E escrevi algumas vezes nesta coluna sobre a importância de mudanças radicais e a educação. Agora não estou escrevendo sobre projeto, mas sobre uma realidade. E, trazida pelo Manoel Müller, profissional, professor e experiente colaborador de entidades de design. Trata-se de um curso-workshop de pós graduação. Depois de um bom tempo de pesquisa, estudo e articulação está lançando um novo formato de curso totalmente sob medida para trazer uma visão de administração integrativa. Para isso convidou uma equipe de especialistas e muitos assuntos diferentes e mesclar com sessões de discussão de casos reais.
Os empresários precisam mudar o olhar da administração e integrar com demais áreas das suas empresas que funcionam estanques. Mas, para isso é necessário o apoio e comprometimento dos empresários. Somente um novo olhar pode trazer novos resultados. Envolvidos na problemática dos nossos clientes e fornecedores, temos pouco tempo durante o expediente para discutir com devido distanciamento a nossa própria estratégia de negócio. Ter um lugar para fazer isso em companhia de especialistas é ter “tudo de bom”.
Fiquei feliz ao ver o escopo deste curso que está a altura da nossa expectativa e com possibilidade de melhorar a cada turma. Estamos fazendo a nossa parte e agora é a vez dos nossos empresários estudarem e liderarem esta mudança. Começa aqui uma nova parceria da AMPRO para mudar o padrão mental de muitos empresários. A mudança de patamar de inteligência das agências do nosso setor. Eu tenho que adjetivar para impactar mais, porque tenho a certeza de que poucos empresários perceberam que tem uma porta para melhorar a rentabilidade.
É preciso sair da letargia e rever o formato das agências mais tradicionais. Os nossos clientes já estão se movimentando para enxergar melhor o novo cenário de mercado e será uma pena a gente ficar para trás. Mas, por que eu estou falando deste formato particular de gestão com o lançamento deste curso? É porque eu acredito que ficará cada vez mais tarde reverter a situação crítica de uma parte do nosso mercado, mergulhado no círculo vicioso do cotidiano e sem fazer mudanças radicais na visão sobre o seu negócio.
Nada é por acaso. Se já sofremos há anos a dificuldade de baixa rentabilidade e estrutura instável, como vamos enfrentar as novas demandas como a inexorável necessidade de transparência e sustentabilidade na sociedade como um todo? Não há mais espaço e tempo para levar ao segundo plano a urgência de reconstruir e reinventar o atual modelo de negócio. Se não adotarmos esta postura proativa, estaremos decretando a morte de muitas agências. E é uma pena, quando finalmente somos a bola da vez. Vamos deixar para outros chutarem ao gol, incluindo aí até alguns aventureiros com pura sorte?. Ou vamos construir um novo caminho pautado numa nova Economia de mercado e atender novas necessidades?
Acordem da letargia, façam força para sair do lugar comum, façam mesas de discussão, chamem os especialistas, ouçam seus colegas, exercitem a mente e ajudem a trazer soluções estratégicas e resultados financeiros. Pois é chegada a hora de jogadores profissionais vencerem. Esses que sabem que existe uma Nova Economia de Mercado Emergente (ganha-ganha-ganha). Eles vão merecer o respeito do mercado de forma Transparente e Sustentável, verdadeiramente. E a AMPRO apóia esta iniciativa porque o conteúdo aponta esta direção.
Por Elza Tsumori, Desenhista Industrial, sócia diretora da Cia, Ativadora de Negócios, Presidente do Conselho Diretor da AMPRO e Conselheira Titular do Conselho Nacional de Turismo.
Fonte: Mundo do Marketing