Com o Dia das Mães, época de ouro para o comércio brasileiro, a disputa pelo consumidor final foi mais forte no ponto de venda, tanto que as ações promocionais dentro das lojas aumentaram em 50% — na comparação com outros meses. Para o período foram contratados mais de 200 mil trabalhadores temporários, de acordo com o presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Guilherme de Almeida Prado.
No ano passado, o setor de marketing promocional movimentou R$ 29 bilhões e espera que este ano seja ainda melhor. Outro termômetro dessa disputa à frente das gôndolas vem da pesquisa feita pelo Ibope, que mostrou: 46% dos empresários entrevistados direcionam sua verba de marketing ao ponto de venda.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA), por exemplo, tem projeção de aumento do percentual de vendas da telefonia móvel em relação ao mesmo período do ano passado que chega a 30%. Para isso, o grupo conta com promoções, como no caso do Extra Hipermercados, que reforça sua posição de patrocinador da Seleção Brasileira na Copa da África do Sul lançando a campanha intitulada “Extra na Faixa”, para premiar 20 clientes com compras mensais grátis de R$ 150 até a próxima Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil em 2014.
O concorrente Carrefour crê em 15% de aumento nas vendas da seção de mesa e cozinha. A expectativa vem aliada a promoções combinadas no pont -de venda: ao comprar um conjunto de panelas da marca Tramontina, por exemplo, o cliente leva grátis um conjunto de utensílios.
Os shopping centers, em sua maioria, investiram em ações de marketing promocional, que foram de brindes a viagens para lugares inusitados. Esta é a segunda melhor data para o comércio, só perdendo para o Natal.
Fonte: Promoview