Entramos em uma fase de extrema atividade no setor de brindes e materiais promocionais. A Copa do Mundo é um momento em que as empresas ampliam a comunicação com o mercado e o atual estágio da economia brasileira está turbinando este processo.
Na última semana estive com diversos fabricantes durante o Road Show no Rio e as estimativas são de um incremento na ordem de 40%.
Mas quando compramos materiais promocionais para uma campanha, como devemos agir?
O primeiro cuidado é o de somente comprar de empresas idôneas. Para saber se os seus fornecedores são idôneos, consulte sempre o Serasa, por intermédio do seu departamento financeiro, e do CNPJ da empresa fornecedora, que é obrigada a lhe dar esta informação.
É importante também solicitar amostras, e se possível visitar os fornecedores, para ter certeza que as instalações e os equipamentos existem, que há funcionários especializados para fabricar o produto que você necessita, que as matérias primas vem de fonte idônea.
Verifique o cuidado que o seu fornecedor tem pela preservação ao meio ambiente. Nos dias de hoje, no mínimo a separação de lixo deve ser uma prática nestas empresas. É bom solicitar também uma lista de clientes já atendidos pela empresa, com nomes e telefones dos contatos.
Procure estes clientes e obtenha informações a respeito de prazos previamente estipulados, sobre eventuais problemas de qualidade e as soluções apresentadas, rapidez e interesse em solucionar eventuais problemas, respeito em relação às quantidades entregues e solicitadas. Exija sempre do fornecedor, todas as informações relativas a materiais utilizados, prazos de entrega e volumes a serem entregues, por escrito em papel timbrado da empresa, e firmado pelo responsável.
Quando comprar produtos infantis, veja se eles estão dentro das normas regidas pelas determinações do Inmetro, o fornecedor escolhido tem obrigação de lhe apresentar o registro para aquele item. Por fim, tenha receio de cotações com preços muito abaixo das demais que você possua. Preços muito baixos, na maioria das vezes, representam problemas e não vantagens.
Quando o preço de um determinado fornecedor é muito mais barato que os dos concorrentes, corre-se o risco de ter problemas muito sérios, tais como: não receber o produto na qualidade ou formato determinado, no prazo acordado, da maneira especificada e no volume adquirido.
Procuro lembrar todos este cuidados porque já vi grandes ideias fracassarem devido a falta de cuidados adequados na escolha dos parceiros fornecedores, que geraram sérios prejuízos materiais e de imagem, sem contar a perda do emprego pelos analistas e compradores responsáveis pelo processo. Não deixe que isto aconteça com você. A constante escolha de fornecedores sérios, e com boas referências comerciais é um dos passos mais importantes para o sucesso das suas promoções.
por Julio Feijó, especialista em marketing promocional
Fonte: Promoview