No processo em que você avaliar um possível fornecedor, procure fazer estas perguntas:
– O design é feito por um diretor de arte ou designer que realmente entende de design para web, considerando estudos sobre o público alvo para melhor utilização de cores, formas, etc.?
– Este design é pensado de modo a atrair e manter a atenção do internauta, conduzindo seu olhar ao longo das informações que se quer passar?
– São utilizados estudos sobre como o internauta navega em um site?
– O layout será exclusivo (sem uso de templates) e pensado para perfeito funcionamento em todos os navegadores?
– Haverá otimização do site para buscadores como Google, Yahoo!, Bing, etc.?
– O site terá validação do código para questões de acessibilidade? Ou seja: mesmo quem é deficiente visual poderá acessar o site sem erros? Isso também contribui para o site ficar melhor posicionado nos buscadores.
– A URL será amigável (ou seja: o “caminho” que consta na barra de endereços pode ser lida em qualquer das páginas)? É mais um recurso que contribui para melhor posicionamento nos buscadores.
– O gerenciador de conteúdo do site é amigável, para fácil atualização de conteúdo, imagens, vídeos, etc., também contribuindo para que o site suba no ranking das pesquisas, graças ao conteúdo facilmente disponibilizado?
– O fornecedor tem baixo índice de chamados de suporte por problemas dos seus sites, se não inexistente?
– Conta com alto índice de indicações de novos clientes partindo de clientes atuais e parceiros?
– O mesmo fornecedor pode prestar os serviços de tradução de conteúdo (através de parceiros), consultoria, hospedagem, e-mail marketing, campanhas de links patrocinados, desenvolvimento de identidade visual?
– O desenvolvimento dos sites ocorre dentro das normas do W3C (padrão internacional que visa tornar a web disponível para qualquer pessoa, em qualquer hardware)?
– Nos pedidos feitos pelos clientes, o atendimento é sem necessidade de retrabalho?
O ideal é que todas as respostas sejam afirmativas. Fique atento e faça valer o investimento em desenvolvimento web.
Fonte: Administradores