Uma recente pesquisa apontou que 86% dos consumidores de redes varejistas são mulheres. Quando o assunto é consumo, compras, elas dominam a situação. Já os homens preocupam-se apenas em adquirir o necessário, além de artigos para carros e máquinas.
A cliente feminina também é a que mais cresce no varejo online. Além da facilidade da compra, que pode ser feita em casa com apenas um click no mouse, as consumidoras dispõem de inúmeras opções, que vão desde CD´s até artigos de vestuário e higiene pessoal. A variedade de produtos, a rapidez e agilidade são alguns dos atrativos que têm levado cada vez mais mulheres à frente dos monitores para efetuarem suas compras.
Em 2003, as vendas pela Internet somaram R$ 1,8 bilhão, e este ano a expectativa é chegar a R$ 3,3 bilhões, segundo estimativas de empresas de consultoria especializadas em vendas pela Internet. E as mulheres são as principais responsáveis por essas estatísticas.
Outra peculiaridade apontada pelas pesquisas: esse nicho, formado por ávidas consumidoras, vem crescendo a cada dia principalmente por causa das jovens. São consumidoras com idades que variam entre 15 e 35 anos, que estão aderindo à praticidade das compras online.
Essa mudança de comportamento no mercado exige que lojas e vendedores mantenham-se atualizados com o novo cenário de consumo, para entender as necessidades desse público e acima de tudo saber se comunicar com a clientela feminina.