Nos encontros de negócios, em feiras ou em qualquer outro evento, os cartões de visita são uma ferramenta sempre importante. Com as informações básicas sobre a empresa e/ou profissional, eles podem ser a garantia de que aquele primeiro encontro renderá bons frutos futuramente, principalmente quando pensamos que é realmente a chamada primeira impressão que costuma ficar.
Nos últimos tempos, os cartões de visita sofreram algumas modificações, mas o objetivo permanece o mesmo: deixar com a pessoa de interesse uma fonte de contato e lembrança. Por questão de segurança, muitos profissionais, principalmente aqueles que ocupam altos cargos nas empresas, deixaram de colocar algumas informações junto ao nome, assim como o endereço. O cartão atual tem apenas a logomarca, o nome e o telefone, que normalmente é o número da central geral. Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda optam pelos cartões tradicionais, com todas as informações escritas.
Assim como acontece com as embalagens, a fachada da empresa e o próprio produto, a qualidade visual e o material de um cartão de visita podem ser decisivos no contato com um possível cliente. Num evento, uma pessoa pode receber vários cartões e colocá-los no bolso sem nem mesmo olhar. Mas, se ele for bonito ou chamar a atenção por ser diferente, original e criativo, com certeza ela vai acabar lembrando também de quem o entregou.
Aquilo que passamos em um cartão de visitas representa claramente a imagem que as pessoas terão da nossa empresa. Moderna ou antiquada, atualizada ou retrógrada, limpa ou confusa, completa ou remediada, profissional ou amadora. Tudo estará comunicado nas entrelinhas. Por isso, temos de aproveitar esse primeiro momento de contato para conquistar o cliente já na sua primeira impressão sobre nós e o nosso cartão.
Existem empresas que, apesar de investir muito em propaganda, seus vendedores, para informar o preço, código, nome e telefones da loja para os clientes, rasgam um pedaço de papel e escrevem nele. Eles não dispõem de cartões ou blocos de anotações com o logotipo e as demais informações atualizadas. A imagem concreta que se guarda da empresa é um pedaço de papel rasgado e rabiscado por alguém.
Uma das últimas novidades em cartões de visita é o e-card. Semelhante a um CD, mas no mesmo formato retangular de um cartão, ele permite fazer uma rápida apresentação sobre a empresa, demonstrando modernidade e arrojo. O único problema é que em grande quantidade o custo pode não compensar.
Para quem não deseja investir tanto, mas não pretende perder em termos de visual e funcionalidade, o simples cartão em papel pode resolver o problema. Basta que ele seja diferente dos demais.
Uma logomarca bem trabalhada e aplicada, uma cor incomum e tipologia bem estudada, podem causar tanto efeito quanto um e-card. Também temos de pensar que nem todos os nossos prospects vão se interessar ou ter tempo para abrir o nosso e-card.
Muitos empresários ainda vêem o cartão de visitas como uma forma de propaganda da empresa, colocando tudo o que podem naquele pequeno espaço. Na verdade, ele não é uma propaganda ambulante, mas a porta da entrada, a cara da empresa.
"O cartão de visitas do gerente de marketing destinado à América do Sul era de uma objetividade constrangedora”, lembra. “Só tinha a marca da empresa, o nome dele e o telefone. Sabe o que ele me passou, naquela primeira impressão? Classe e liderança. Refletia exatamente a filosofia da empresa. Clara, objetiva e rica”.
Fonte: Luiz Renato Roble lkk – designer, consultor de identidade e estratégica