Conhecer as necessidades dos clientes é questão imprescindível nos tempos de hoje para desenvolver capacidade produtiva, ampliar o mercado e lucratividade. Uma das formas mais recomendadas pelos especialistas para conhecer essas necessidades são as pesquisas de marketing. Autores em Administração de Marketing como Philip Kotler e Kevin Keller afirmam que “a pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa”.
Eles garantem que com os resultados pode-se gerenciar problemas encontrados na pesquisa e transformar as informações em oportunidades para a empresa.
A pesquisa de marketing ajuda os executivos na administração de um negócio. Os profissionais de marketing encomendam sondagens para identificar problemas e oportunidades e o plano de marketing é desenvolvido de acordo com informações que, geralmente, têm sua origem nos resultados obtidos por meio desta pesquisa. As respostas podem vir de diferentes tipos de abordagem, tais como: pesquisa de mercado, teste de preferência de produto, satisfação do cliente, previsão de vendas ou avaliação de propaganda.
A pesquisa de marketing conecta o consumidor, o cliente e o público ao profissional de mercado, monitora o desempenho da organização e melhora a compreensão do marketing como processo, é o que afirma a ‘American Marketing Association’.
Enorme é a concorrência do mercado que torna necessária a elaboração da pesquisa de marketing. Kotler e Keller classificam a pesquisa em dois tipos: a identificação de problemas e a solução deles. A que identifica problemas detecta falhas que não estão expostas e a de solução será usada para resolver os problemas encontrados na pesquisa anterior. As duas pesquisas são importantes para as empresas porque por meio dos resultados obtidos elas estudam a melhor estratégia para alcançar objetivos.
De acordo com Kotler, o processo de pesquisa de marketing é composto de seis etapas:
• Definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa: o levantamento do problema/oportunidade é importante para que o pesquisador entenda as reais necessidades a serem examinadas.
• Plano de pesquisa: plano eficiente na coleta de dados para atender ao problema/oportunidade específico da pesquisa, de acordo com os recursos disponíveis.
• Coleta de informações: a aplicação do questionário deve ser feita da melhor forma possível e o entrevistador deve agir de forma imparcial.
• Análise das informações: tabulação dos dados com objetivo de interpretá-los e obter conclusões. Diversas formas de análise podem ser utilizadas. Esta decisão fica a critério do pesquisador.
• Apresentação dos resultados: relatórios com dados sobre a pesquisa e a conclusão. Esta apresentação servirá como base para tomadas de decisão.
• Tomada de decisão: a avaliação da pesquisa é muito importante. Quem a faz deve saber que informações procurar.
O uso correto da pesquisa é, na verdade, o que leva a empresa ao sucesso. Portanto, aplique a ideia da pesquisa de marketing e deixe que os resultados práticos comprovem sua eficiência administrativa.
Talita Quirino