Existe um universo cheio de informações circulando pela rede mundial de computadores.
Afinal, como conseguir administrar o que é lixo do que deve ser observado e estudado?
A palavra gestão do conhecimento esta na boca de todos os grandes lideres, porém na pratica o que acontece realmente?
Acima estão os temas de alta reflexão nos dias de hoje, interligados sobre um único estudo: a gestão do conhecimento.
E incrível com na teoria tudo é muito bonito,mais vamos nos focar no que acontece na prática.
Nos dias de hoje no entanto eu quero acreditar que a histária abaixo seja um fato isolado.
Hoje fui convidado para ajudar um amigo a implantar uma ação na sua empresa e por conseqüência almoçamos no refeitório da mesma.
Chegamos ao refeitório pegamos a fila e fomos para uma mesa onde já se encontrava outros lideres da empresa .
O que me chamou muito a atenção foi a conversa de um dos líderes na mesa.
Um chefe de seção que atua na empresa a alguns anos, soltava gargalhadas todo orgulho das manobras que fez para evitar que um jovem aprendesse o pulo do gato.
Pelo que entendi na seção dele, esse chefe e responsável por um grupo de 50 pessoas e entre os calibradores existe um jovem rapaz que se destaca e por isso e chamado pelo chefe de jovem muito intrometido. Tipo aquele jovem que quer saber tudo e fazer tudo, enfim como disseram na mesa, mostrar serviço.
A cena que foi relatada e de impressionar qualquer um estudioso ou não sobre conceitos, processos relacionados a liderança.
Segundo o chefe de seção toda vez que o robô da um defeito o jovem atento aprende a arruma-lo e por conseqüência dispensa a ajuda do chefe.
Isso está acontecendo há alguns meses, até que nesse mesmo dia pela manha, o robô deu um defeito diferente do comum e o chefe todo orgulho relatava entre sorrisos e gargalhadas, que deixou o jovem por mais de duas horas tentando regular a maquina. Por mais de duas horas o jovem tentou em vão.
O chefe de seção ajustou a maquina em menos de um minuto e aos risos relatava que que toda vez que o jovem se aproximava para ver onde estava o defeito, ele solicitava ao mesmo para ir do outro lado ver se lâmpadas eram acesas sem a mínima necessidade.
O que me espantou foi o sorriso no rosto daquele chefe de seção e alegria ao inteirar a narrativa dizendo convicto que se aquele jovem pensa que vai tomar seu lugar , esta muito enganado por que nunca ensinara a ele, o pulo do gato.
Não sei a onde aquele chefe quer chegar na sua carreira, mais a cartilha diz que se você quer ser promovido tem que deixar uma substituto a altura para ocupar o seu lugar.
Acho que por essas e outras líder é líder e chefe é chefe
Já alertei ao meu amigo para dar um curso de formação de liderança consciente ao seus colaboradores.
Ele Me Disse. – já fez vários.
Será que na pratica e isso que acontece realmente?
Tem Conserto?
pense nisso
Fonte: Administradores