Recurso muito utilizado pelas empresas de brindes para divulgar suas marcas, as feiras de negócios são consideradas, no mundo inteiro, uma das ferramentas de marketing mais eficazes para quem deseja alavancar os negócios. Em termos comerciais e práticos, as feiras proporcionam condições de negociação imediata dos produtos expostos, a possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente e a realização de contatos com clientes, compradores em potencial, fornecedores e vendedores de outros produtos.
Contudo, elas só realmente alcançam seus objetivos quando os expositores sabem aproveitá-las, utilizando um planejamento sério e adequado. Para o MBA em Marketing e consultor empresarial especializado em feiras, Fernando Lummertz, em artigo publicado no Portal Inteligência, apenas as empresas que vão para as feiras mal preparadas e sem entender a abrangência dos benefícios é que não concordam com sua eficácia.
Em contrapartida, Lummertz diz que, apesar do despreparo de alguns expositores, o segmento de feiras só faz crescer, porque, mesmo às vezes mal preparado, o expositor percebe benefícios que justificam o investimento. Ou seja, a feira é bom negócio.
O SEBRAE, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, também expressa a mesma opinião e divulga em seu site que as feiras são o meio mais econômico de fazer negócios e lançar produtos no mercado, pois proporcionam de forma ágil, rápida e inteligente uma aproximação do expositor face a face com potenciais compradores nacionais e internacionais.
Mas, se as feiras são tão boas, por que muitos expositores se queixam da falta de retorno positivo para a sua participação nesses eventos? Segundo Fernando, isso pode ocorrer porque esses expositores fazem parte de um grupo que apresenta deficiências básicas, como falta de objetivos, foco errado e inexistência de critérios para avaliar corretamente o retorno do investimento.
Assim, para obter sucesso com a participação em uma feira de negócios, as empresas precisam desenvolver ações que ampliem quantitativa e qualitativamente a presença de visitantes no estande, disponibilizar equipe treinada para atendimento na feira e trabalhar adequadamente no período pós-feira.