Apesar do aquecimento da economia no Brasil, não tem sido fácil conquistar e fidelizar clientes, devido ao aumento crescente do nível de exigência do consumidor. Com a grande quantidade de empresas que oferecem o mesmo serviço ou produto, em segmentos diversos, para destacar-se no mercado é preciso investir em estratégias de marketing modernas, condizentes com o cenário digital no qual o consumidor está inserido.
Este novo tipo de consumidor é apresentado por Marcos Gouvêa de Souza no livro “Neoconsumidor – Digital, Multicanal & Global” e caracterizado como um cliente que compara preços, condições e características de produtos pela Internet, usa as redes sociais para elogiar e criticar as experiências que teve e, nesse processo, muda completamente a forma como as empresas devem se relacionar com ele.
No setor de brindes não é diferente. Várias empresas já perceberam que, hoje, para ter sua marca bem divulgada não basta estar na mídia impressa. Com as novas ferramentas digitais e o aumento crescente de seu uso pelas pessoas, os profissionais de marketing precisam estar atentos às novidades e planejar ações de propaganda para todas as redes sociais, como Twitter, Facebook, Orkut, Flickr, etc.
Ainda não é possível saber exatamente qual a proporção dos efeitos dessa nova tendência sobre os negócios, segundo Gouvêa. Mas ele afirma que é indiscutível o fato de que as mídias digitais estão transformando de modo revolucionário as relações de consumo, informação, comunicação e, principalmente, propaganda, o que obriga as empresas a adaptarem seus planos de ação de marketing, caso queiram continuar em evidência no mercado.