SÃO PAULO – Dos lojistas paulistas que realizaram promoções para aquecer as vendas de final de ano, 10% ofereceram condições especiais de pagamento parcelado sem juros.
Outros 69% ofereceram descontos especiais nos produtos. O segundo tipo de promoção mais frequente (12%) foi a realização de ofertas especiais, como promoções relâmpagos, ou promoção do dia, da semana, do mês.
O sorteio ou a distribuição de brindes foi a opção escolhida por 9% dos entrevistados para atrair clientes no Natal.
Fazer ou não promoções
O dado é de um levantamento feito pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), que mostrou que 42% dos entrevistados realizaram algum tipo de promoção para aquecer as vendas de Natal.
Apenas 27% dos lojistas fizeram ações publicitárias para elevar as vendas, enquanto 73% preferiram não investir em publicidade.
Formas de pagamento
A pesquisa da Fecomercio mostrou também que a principal forma de pagamento dos consumidores neste Natal foi o cartão de crédito, realizando 56% das transações. Em seguida, vieram os pagamentos à vista (cartão de débito, cheque ou dinheiro), somando 33%.
Por último, ficaram o cheque pré-datado, com 7% e o pagamento a prestação (carnês, financeiras, entre outros), com 4%.
Fonte: UOL Notícias