Conheça casos de empresas que investem em brindes para grandes eventos.
Com o poder incrível de “encantar” pessoas, os brindes nada mais são do que presentes e, aliás, quem não gosta de ganhar presentes?
Quem ganha uma peça em uma ação promocional se sente especial e importante. É essa a verdadeira mensagem do brinde. Como qualquer outro tipo de mimo, a intenção é ser lembrado sempre que aquele objeto for visto e proporcionar a recordação de uma relação especial.
As empresas sabem da importância do brinde como forma de demonstrar sua dedicação e consideração com o cliente e unem o agradável ao útil, já que o brinde também funciona como promoção de uma marca, de um conceito ou de um novo produto.
Algumas marcas são especialistas na utilização desse toque mágico do marketing.
A Melissa, por exemplo, costuma lançar novas coleções de sandálias nos eventos de primavera/verão e outono/inverno do São Paulo Fashion Week. Na edição 2010, que aconteceu em janeiro em São Paulo, dois modelos diferentes foram distribuídos para os visitantes dos desfiles. A Ultragirl Glitter dourada é brinde de um jogo promovido pelo estande da marca e a Stage azul metalizada e vermelha é o lançamento da Melissa no evento. Todas as mulheres que visitaram o espaço da empresa receberam o modelo de presente.
Outro exemplo de investimento para agradar o cliente foi o evento Super Casas Bahia.
No final de 2009, a maior loja sazonal do mundo realizou a sua 7ª edição. Foram cerca de 1,2 milhão de visitantes. Michael Klein, diretor executivo das Casas Bahia, comenta que foram distribuídos mais de 390 mil brindes. “Aqui na Super Casas Bahia, quem compra ganha”, ressalta Klein.
Com uma abordagem um pouco diferenciada das marcas anteriores, o Mc Donalds é outra empresa que trabalha parte de sua comunicação por meio de brindes. A diferença está no fato de que a distribuição de presentes do Mc Donalds é constante. O “Mc Lanche Feliz” é um kit composto por uma refeição infantil. Na compra do kit, os pequenos ganham um brinde elaborado especialmente para eles com temas e heróis do momento. Enquanto os pais e adultos comem tranquilos, as crianças se distraem com os brindes. Esta estratégia agrada as crianças e deixa a marca em evidência para este público que ainda não decide suas ações e precisam de estímulos diferentes para convencerem os pais a atenderem seus pedidos.
O brinde é, portanto, um dos melhores instrumentos de contato e relacionamento com o cliente.
Os presenteados têm sua importância reconhecida e não esquecerão quem teve essa consideração e carinho com eles.
Invista no brinde e ganhe de presente uma relação saudável com seu cliente.
Talita Quirino
Jornalista Responsável