No final de ano, as vendas de produtos promocionais sobem consideravelmente. E o principal motivo é o fato de os empresários focarem, nessa época, a fidelização de seus clientes, agradecendo pela escolha e parceria estabelecida, durante o ano. São os brindes corporativos nas festas de final de ano que cativam os clientes e, ao mesmo tempo, divulgam a marca.
Neste período, o comércio e a indústria também definem estratégias para conquistar seus funcionários. As empresas querem que suas equipes sintam-se recompensadas pelo trabalho que desenvolveram ao longo do ano, e que percebam a importância do sucesso e conquista alcançados graças ao trabalho realizado por todos. Por isso, os brindes são tão procurados nessas ocasiões. Eles presenteiam os que mostraram empenho no exercício de suas funções e motivam aqueles que não conseguiram render tanto quanto poderiam.
O brinde utilizado com a finalidade de divulgação e fixação da marca, muitas vezes, garante o fechamento de novos negócios para o ano seguinte. Esse ano, os fabricantes e representantes das empresas de brindes estão otimistas; esperam vendas aquecidas até 10 dezembro/09. Depois param, por causa das festas de final de ano, e voltam ao normal em meados de janeiro/10.
Algumas empresas de brindes afirmam que os brindes eletrônicos, como pen drives, por exemplo, são muito procurados por empresas multinacionais. No entanto, a variedade de brindes é enorme: agendas personalizadas, risque e rabisque, calendários, porta-lápis, porta-clipes, bloco de anotações, caixas de entrada e saída de documentos, chaveiros, camisetas, copos, calculadoras, canecas de louça, e muitas outras ideias.
As empresas do setor de brindes afirmam que a procura por produtos promocionais aumenta em até 50% no final do ano. E esse é um ótimo momento para recuperar os eventuais prejuízos ocasionados pela crise econômica.
Talita Quirino
Jornalista Responsável