A indústria do telemarketing é um dos setores que mais cresce no mundo, tendo movimentado, só nos EUA, 750 bilhões de dólares nos últimos anos. A maior participação, com 70%, é decorrente do business-to-business.
No Brasil, o crescimento de vendas via telemarketing é da ordem de 50% ao ano.
Algumas vantagens do telemarketing:
• Fechamento de venda, pós-venda, pedido, por telefone, fax ou por e-mail, é muito mais prático e rápido do que por correio ou pessoalmente.
• Maior número de contatos, comparando-se com outros meios. Com o crescimento da utilização de computadores, a quantidade de contatos pode ser ampliada, cada vez mais.
• Custo operacional reduzido. A visita pessoal envolve custos com locomoção como combustível, alimentação, entre outros.
• Confirmar pedidos, marcar entrevistas.
• Trabalho segmentado, permitindo abordagens específicas.
• Avaliação da produtividade por operador e a reprogramação quando necessário.
Um dos pontos relevantes para o sucesso do telemarketing é disponibilizar um bom Banco de Dados de clientes potenciais, tanto interna como externamente.
As listas de business-to-businnes são as mais disponíveis no mercado.
Fonte – Telemarketing, porque usar – Equipe da P & M