Sua empresa conhece e sabe analisar os registros de acessos de seu próprio site? Essa informação é essencial para o desenvolvimento de ações bem sucedidas. Porque através deles, é possível saber o que os visitantes fazem e o que buscam em seu site.
Sempre é bom lembrar que um "hit" é registrado toda vez que um visitante acessa uma imagem ou um texto no site. O mais importante para analisar são os acessos de um único visitante e quanto tempo ele permanece no site, para entender o quanto atrativo é o conteúdo oferecido.
Um site pode ter milhares de acessos, mas se o tempo médio gasto por um visitante nele for inferior a um minuto, então esse site tem um problema, e não uma vantagem.
Por isso que saber analisar o site é fundamental para descobrir quais páginas são mais ou menos acessadas. Lembre-se, como base nessa análise sua empresa terá mais condições de oferecer um conteúdo de acordo com o perfil e interesse do seu público- alvo.
É evidente que um site sempre tem páginas que apresentam um maior número de acessos e outras um maior número de saídas. Mas isso serve também como um lembrete de que nem todos os visitantes de um site chegam através da home page. Sendo assim, é importante ter uma barra de navegação acessível em todas as telas do site.
Um dado importante é saber de qual URL o visitante veio, ou seja, de qual site ele viu um banner ou reportagem e como chegou ao seu site, pois isso permite saber quais sistemas de busca estão enviando tráfego para o site, quais as estratégias de comunicação e marketing on-line estão funcionando e quais os sites que interessam a seu público.
Por isso que conhecendo as informações e analisando os registros de acesso de um site, fica muito mais fácil tomar decisões estratégicas, tanto para o site como para sua empresa como um todo.