Adote o Marketing de Relacionamento e Venda Mais

Agora que já sabemos a importância do Marketing de relacionamento (link para a outra matéria) para conquistar e fidelizar clientes, devemos também aproveitá-lo como uma força complementar às vendas.
Agindo como um suporte, o marketing de relacionamento permite aumentar a produtividade do vendedor, realizando para ele todas as atividades de prospecção e até mesmo apoio, como por exemplo, no caso de envio de informações para o cliente. Com isso, o vendedor ganha mais tempo para se dedicar ao trabalho de negociação e efetivo fechamento da venda.
Confira aqui as funções específicas do MKR como suporte às Vendas:

1. Fazer a prospecção de cliente potenciais, separando aqueles efetivamente interessantes da enorme massa de compradores aparentes. Em outras palavras, identificar os prospects entre os suspects.

2. Identificar todas as pessoas-chaves na cadeia decisória de compra do produto ou serviço para atingi-las com informações que dêem seqüência ao processo de vendas.

3. Através da informatização e estruturação de um Database, acionar campanhas de comunicação segmentada – através de comunicação dirigida (Mala Direta) ou telemarketing – visando romper barreiras iniciais, fornecer argumentos básicos, fazer uma pré-venda do conceito do produto/serviço e, acima de tudo, colocar o vendedor em uma posição favorável perante o prospect já predisposto a iniciar a negociação.

4. Gerenciar o trabalho de vendas, pois ao qualificar o prospect através do MKR, a empresa entrega para seus vendedores apenas as oportunidades realmente interessantes, tornando o esforço de vendas mais eficiente e controlável, impedindo que boa parte dessa função de Marketing fique na dependência do estilo pessoal e da sorte de cada vendedor. Isto é possível através da construção de algoritmos que percorrem, o database.

5. Apoiar todo o processo de venda. Pois, com as informações contidas no database sobre cada prospect – tais como comportamento de compra e perfil da empresa, entre outras – o vendedor pode ser mais eficiente em todo o seu trabalho, contando com excelente apoio do sistema até o fechamento da venda.

6. Possibilitar uma perfeita mensuração de resultados. Pela capacidade de acompanhamento do sistema e o controle objetivo da ação do vendedor, a empresa pode avaliar com precisão os resultados do trabalho de cada um e aferir a eficácia de sua força de vendas como um todo.

Por isso, o Marketing de Relacionamento é cada vez mais indispensável no momento de efetuar suas vendas e gerar mais negócios

Lançamento do Mais Bríndice

Setor ganha mais uma edição do catálogo
Mais Bríndice

Além do tradicional e conceituado Catálogo Bríndice, os profissionais do setor contam com outra importante ferramenta de comunicação e serviços: o Catálogo Mais Bríndice.

A quarta edição do catálogo, lançada durante o mês de outubro, reúne empresas de segmentos distintos como fabricantes de brindes, produtos promocionais, presentes corporativos e artigos para mídia extensiva. Além dos produtos e serviços, o guia oferece também reportagens sobre assuntos pertinentes ao setor.

Com uma tiragem de 15 mil exemplares, o Mais Bríndice é uma versão compacta do Catálogo Bríndice, porém com semelhante poder de alcance e eficácia.

Comprovando a eficiência dos títulos da Bríndice Publicações e Propaganda, o catálogo oferece 112 páginas com o melhor do segmento.
O Catálogo é distribuído gratuitamente para um mailling seleto, formado por empresas e profissionais de agências, chegando nas mãos dos profissionais que possuem o poder de compra.

Suas páginas apresentam fotos ilustrativas de alta qualidade e pequenos textos explicativos sobre todos os produtos oferecidos.

Se para os anunciantes, o Mais Bríndice é uma forma eficiente e rápida de chegar até o público esperado, para as empresas que o recebem, o catálogo tornou-se um facilitador na hora de adquirir os produtos promocionais que mais se adequam às suas necessidades e exigências.

"Veja Mais sobre o Mais Bríndice"

E o Marketing de sua Empresa ?

E o marketing na sua empresa? De que forma ele pode auxiliar? Como utilizar as suas orientações para posicionar-se, para enfrentar batalhas diárias?
Antes de fazer essa abordagem, são necessárias algumas advertências e lembretes importantes para todas as organizações, independentemente de tamanho e finalidades:
Marketing não faz milagres. Marketing não é propaganda, e propaganda não é a alma do negócio. A propaganda é parte dos instrumentos de marketing.
De nada adiantam apresentações e discursos bonitos sem conhecimento científico. Trabalhar na base do empirismo, do "achômetro", não leva a nada.
O marketing não deve ser apenas um departamento. Ou melhor, até pode ser, desde que a organização seja feita de forma coordenada e integrada. No entanto, com os mercados globalizados, a exigência é mais forte para essa coordenação e integração.
Nesse contexto, é evidente que a preocupação ou os esforços de marketing nas organizações estejam voltados, entre outros, para:
. Visão de negócios;
. Planejamento e administração estratégicos, pensando no futuro, mas sem esquecer do presente. Os parâmetros do passado também precisam ser lembrados;
. Desenvolvimento de novas ferramentas para alavancagem das vendas e maiores lucros;
. Ética e o compromisso social;
. Importância da coleta e análise de informações;
. Inovação constante e mudança adequada e acelerada;
. Transformação das relações entre as pessoas e as mudanças nas formas do poder;
. Busca incessante pela eficiência, eficácia e efetividade;
. Aproveitamento das oportunidades de mercado, lembrando sempre de conhecer com profundidade o público alvo e a forma de se comunicar com ele;
. Custos e lucros, fazendo sempre uma analogia com os padrões existentes no mercado;
. Elaboração e implementação de estratégias, sem perder de vista o foco;
. Busca por profissionais especializados que sejam ousados, tenham uma visão global e saibam trabalhar em equipe;
. Mudanças e intenções de compra das pessoas e organizações;
. Necessidade não só de pensar globalmente, mas de agir e interagir localmente;
. Acompanhamento e monitoramento dos movimentos estratégicos da concorrência;
. Fixação de relacionamentos duradouros;
. Conhecimento, com bom nível de compreensão, além do domínio de informática, marketing direto e internet;
. Posicionamento na mente do consumidor;
. Flexibilidade para mudar sempre que for necessário.

Pelo exposto, constata-se a importância e a necessidade do Marketing, tanto na área estratégica, quanto nas áreas operacionais de toda e qualquer organização.

Você Entende o Mercado ?

Para vender é preciso, antes de tudo, entender o que é e como funciona o mercado.

Qual o mercado mais próximo de sua empresa ? Não o supermercado ou o mercadinho da esquina. O mercado é qualquer lugar onde você esteja e, desde que exista uma ou mais pessoas, você tenha a chance de conversar e, conseqüentemente, descobrir se algum deles precisa de algo que você sabe fazer ou se faz aquilo que você precisa.

Diante de tal situação, é fundamental estar preparado para ver e aproveitar as oportunidades a qualquer momento e em qualquer lugar. Quando você está ao lado de pessoas, está no mercado. Isso não significa que deva ser inconveniente, ser aquela pessoa que está sempre falando em negócios, oferecendo uma proposta de trabalho, roubando os seus momentos de prazer e os dos outros. O trabalho faz parte da vida das pessoas e não há problema nenhum em abordá-las em qualquer situação, desde que seja de forma adequada.

Mercado é o lugar físico ou virtual que viabiliza a comunicação entre as pessoas, quando elas têm uma necessidade. As pessoas só vão ao mercado quando precisam buscar ou oferecer alguma coisa que tenha utilidade. Portanto, mercado é gente se encontrando com gente, comunicando-se para buscar ou oferecer uma solução para o problema do outro.

A comunicação mercadológica, então, é sempre intencional e interesseira, porque as pessoas estão sempre buscando ou oferecendo um produto ou serviço. A troca só acontece quando a oferta e a procura se encontram e as duas partes percebem que há uma vantagem, um benefício mútuo decorrente dela.

Estamos sempre no mercado, atuando a todo momento, em diferentes situações, como vendedores ou compradores. No mercado ocorrem transações, que são ações de pessoas buscando ou oferecendo alguma coisa através do contato direto ou indireto.
Estamos para fazer negócios. Não há jeito de vender sem trabalhar, sem mostrar, argumentar e fechar contrato. Não existe mágica. Para comprar e, principalmente para vender, ou você vai até o mercado e se expõe ou você não vende.

Fórum Bríndice

Um canal ágil e fácil entre o fornecedor e o seu público-alvo

Há mais de 16 anos, a Bríndice Publicações e Propaganda realiza pesquisas e implementa serviços com um único objetivo: contribuir para o crescimento do setor de Brindes.

Além do tradicional Catálogo Bríndice e de muitos outros produtos e serviços oferecidos pelo Grupo Bríndice, a empresa está sempre atenta às novas ferramentas de comunicação e, após criar o endereço virtual www.brindice.com.br para estreitar relações e promover a efetiva integração do setor, acaba de oferecer mais um ágil e eficiente canal entre fornecedor e público-alvo: o Fórum Bríndice.

O Fórum Bríndice é um canal de discussão grátis e ágil cujo objetivo é promover debates sobre assuntos pertinentes ao setor de Brindes. E para participar é muito simples, porque basta acessar o link Fórum e enviar e-mails emitindo opiniões e questionamentos sobre o assunto que estiver em discussão no momento.

Além de debater os temas propostos pela Bríndice, cada participante também pode propor novos assuntos para serem abordados dentro do Fórum. Com mais essa ferramenta, a Bríndice pretende esclarecer dúvidas, profissionalizar ainda mais o setor e, claro, promover a boa relação entre cliente e fornecedor.

Entre e confira

www.brindice.com.br/forum