Farm faz relacionamento para manter-se amada

Grife carioca de roupas femininas investe em ações com clientes e parcerias com marcas

“Carioca é mais do que um registro de nascimento, é um estilo de vida.” É esse o lema que a grife feminina Farm leva, por meio de suas roupas, para o resto do Brasil e alguns outros lugares do mundo. A marca, que começou sua história com um investimento de R$1.200,00 na extinta Babilônia Feira Hype – berço de novos talentos da moda carioca no final dos anos 1990 -, hoje conta com 25 lojas e 170 mil clientes cadastradas em seu programa de relacionamento.

A história dos fundadores da marca com a moda começou por acaso. Kátia Barros era contadora e Marcello Bastos engenheiro. O desejo de Kátia de se envolver com moda fez com que eles abrissem uma franquia da grife paulista Mercearia. A empresa deu prejuízo ao casal e essa tentativa frustrada fez com que Marcello desacreditasse no trabalho com franquias de moda. Por isso, hoje, todas as lojas da Farm são próprias. “Temos as nossas crenças e a nossa forma de resolver nossos problemas, mas isso causaria problemas com os franqueados que tivessem planejamentos diferentes”, afirma Bastos, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mesmo sem esses parceiros investidores, a Farm conseguiu construir uma marca tão forte que atualmente o investimento em cada loja – que deveria ser de R$1,7 milhão – cai quase pela metade, devido a convites e parceiras com grandes shoppings que consideram a loja um diferencial em seu mix. Foi o que aconteceu com a Farm do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Esta é a loja que mais vende por metro quadrado no centro de compras. Para construir essa força, a marca não investe em campanhas para o grande o público, nem em desfiles nas tão visadas semanas de moda, mas sim em seu programa de relacionamento.

Elas querem Farm
Desde os tempos em que era um pequeno stand na feira de moda, a Farm identificou o seu público-alvo e passou a desenvolver não só as roupas, mas também as estratégias e as ações da marca para mulheres com um perfil determinado: em sua maioria, as clientes da Farm são estudantes universitárias e moradoras da zona sul do Rio de Janeiro. “Não queremos massificar nossa marca, por isso preferimos investir em ações que nos aproximem das nossas clientes, ao invés de tentarmos conquistar novos públicos”, conta André Carvalhal, Gerente de Marketing da Farm, em entrevista ao site.

A loja abriu sua primeira unidade em 1999, mas desde 2005 realiza o programa “Eu Quero Farm!”. As clientes cadastradas ganham um chaveirinho que deve ser apresentado toda vez que elas vão às lojas. As compras servem para, junto com outras informações, traçarem o perfil das consumidoras e ajudar na elaboração de relacionamento. Entre as vantagens de participar do programa estão comunicados, via e-mail, de lançamentos, envio de catálogos, direito a liquidações exclusivas, convites para preview de lançamentos, produtos especiais, newsletter mensal e dicas de looks para cada estação.

Outras ações específicas para determinados perfis de clientes também estão incluídas nessas iniciativas. Como um mini spa montado em parceria com a Biotherm na loja do Fashion Mall, no Rio, que convidou algumas consumidoras para fazerem tratamentos para a pele no local. Já as 50 melhores clientes da Farm foram convidadas para assistirem a uma sessão especial do filme Sex and the City 2. “As nossas consumidoras têm uma relação de carinho com a Farm, por isso nossas ações tentam reforçar essa relação”, diz Carvalhal.

Comunicação para se aproximar
Essa proximidade e o carinho entre a marca e o cliente são reforçados com as ações nas redes sociais. A grife tem um departamento totalmente dedicado ao Adoro Farm!, blog da marca, ao Twitter e ao e-mail Marketing. No Twitter e no blog, a relação fica mais próxima ainda e as internautas comentam sobre os produtos da marca e o atendimento nas lojas. Depois, tudo isso é repassado aos departamentos de Marketing e de criação.

A evolução das iniciativas em redes sociais resultou na criação de um aplicativo para iPhone (foto). A iniciativa fez da marca a primeira grife brasileira de roupas femininas a lançar o seu próprio programa para o aparelho da Apple no Brasil. Nele, a usuária tem acesso ao conteúdo do blog e ao lookbook da marca, que é renovado mensalmente. Agora, a Farm planeja disponibilizar iPads nos pontos-de-venda com imagens do lookbook das coleções. Os aparelhos se encontrarão em todas as lojas da grife, locais que abrigam grandes ações da marca em todo o Brasil.

Para a Farm, investir em novidades e ações nos pontos-de-venda – que chegarão a 35 até final de 2010 – é fundamental. A empresa testa desde os cabides até o cheiro que as lojas terão a cada mudança de coleção. Essas e outras iniciativas promovem experiências sensoriais e emocionais aos consumidores. Na unidade de Ipanema, os clientes podem escolher até que tipo de música ouvir nos provadores. “As nossas vendedoras também têm que ter o mesmo perfil das clientes, para facilitar o relacionamento”, conta Carvalhal.

Parcerias reforçam conceito
Outra iniciativa que faz sucesso nas unidades da Farm são os “mimos” oferecidos para as clientes a partir de parcerias. Uma ação com a Arcor disponibilizou doces da marca nas lojas da Farm no ano passado e possibilitou também a criação de uma linha especial referente ao dia de São Cosme e São Damião. Também em 2009, a parceria com a marca de sucos Do Bem forneceu as bebidas para as clientes. Outro produto que trabalhou com a Farm foi a cerveja Devassa, que disponibilizou geladeiras com os produtos durante o verão e inspirou a coleção “Coisa Nossa”, que tinha a ver com hábitos brasileiros, como o samba e o futebol. Por essa ligação da cerveja com o futebol, a Devassa volta às lojas Farm durante a Copa junto com a coleção desenvolvida especialmente para o evento.

Já a coleção de inverno deste ano rendeu uma parceria com o Sonho de Valsa. A união resultou no desenvolvimento de uma sapatilha inspirada nos bombons (foto). “Procuramos o Sonho de Valsa porque ele une os dois temas de nossa coleção: amor e sonho”. Para o verão de 2011, a Sorvete Itália fornecerá picolés de chocolate africano nas lojas.

Embora haja muitos convites para outras parcerias, uma triagem é feita para que todas essas ações sigam o posicionamento da marca. “Só realizamos parceiras com quem tem a ver conosco ou com a nossa coleção. Caso contrário, não aceitamos mesmo que ela seja benéfica financeiramente”, explica o fundador da marca. Enquanto isso, a Farm vai conquistando mais fãs.

Por Rayane Marcolino

Fonte: Mundo do Marketing

TV1.Com cria ações para o Dia dos Namorados do Boticário

Para incrementar as ações do Boticário para o Dia dos Namorados, a agência digital TV1.Com desenvolveu um hotsite interativo e divertido, inspirado nas fragrâncias Egeo Cherry (para ela) e Egeo Hot Pepper (para ele), lançamentos especiais para a data. A versão feminina traz um toque de cereja e a masculina, de pimenta.

O clima começa a esquentar já na home, em que um baralho diferente traz dicas sobre como deixar a data comemorativa ainda mais especial, “apimentada” ou “deixando tudo ainda mais doce”. Depois de embaralhar as cartas, o usuário pode receber dicas variadas, como: “Uma boa lingerie faz toda a diferença, para homens e mulheres” ou então “Ao invés de sair para jantar, por que não preparar algo especial?. O internauta ainda pode exibir a sua dica em seus perfis no Twitter e no Facebook, convidando os amigos a experimentarem o game também.

E para descobrir se o namoro está apimentado, adocicado ou equilibrado, a TV1.Com desenvolveu um quizz para casais, cujo resultado também poderá ser exportado para os perfis nas redes sociais. Será divulgada uma mensagem do tipo “Meu namoro é mais apimentado. Faça o teste você também www.egeocherrypepper.com.br”.

Ainda para as mídias sociais, o aplicativo “Declare seu amor no Twitter” criará no próprio hotsite backgrounds personalizados do Dia dos Namorados do Boticário. Basta responder algumas informações, apontar quem é o namorado ou namorada, ou se é solteiro (a), e aguardar a imagem que será gerada para ser o seu novo background da página no Twitter.

A página também traz informações dos produtos em lançamento, outras opções de presentes, o filme da campanha, como localizar a loja mais próxima ou comprar na hora, durante a própria navegação, por meio da loja virtual.

Fonte: portaldapropaganda.com.br

Minalba Premium chega ao mercado com novo conceito de comunicação criado pela Acesso

Uma das marcas mais queridas do Brasil, Minalba, volta à mídia com um novo conceito publicitário, lançando mais uma boa opção aos consumidores que apreciam qualidade e cultivam uma vida saudável. Está ingressando no mercado a Minalba Premium, com campanha criada pela agência Acesso Comunicação, com sede em Fortaleza. O slogan das mensagens sintetizam a proposta da estratégia de comunicação: "Minalba, você no topo".

O mercado de águas minerais engarrafadas no Brasil, seguindo uma tendência mundial, esta em forte expansão, segundo a companhia fabricante e agência. É a portunidade que todos esperavam para lançar produtos diferenciados que buscam criar e atingir nichos de mercado. A Minalba, água mineral engarrafada do grupo Edson Queiroz, não deixou escapar a oportunidade apontada pelas pesquisas de mercado e lança uma campanha aproveitando a forte personalidade da marca, que valoriza a superioridade de suas propriedades naturais", afirma o comunicado à imprensa.

Uma marca internacional
O Brasil tem fontes naturais de excelentes características oligominerais e capacidade técnica para lançar produtos competitivos em termos de distribuição, preço e qualidade. Produtos capazes de fazer frente às principais marcas mundiais que há anos investem em comunicação diferenciada. Com a campanha "Minalba, você no topo", a empresa está dando um passo decisivo em direção a uma nova realidade global.

A pura água mineral Minalba tem seu manancial nas montanhas de mais de 1.700 metros de altura da região serrana de Campos do Jordão, no estado de São Paulo. As fontes Água Santa e Marisa são a garantia de um produto natural de grande pureza e frescor, a verdadeira água pura da montanha. Some-se a isso um dos mais modernos sistemas de captação e engarrafamento do país e o resultado é a Minalba líder de vendas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os maiores mercados consumidores do País.

"Com todo esse diferencial do nosso produto – onde ele brota e nas propriedades que gera, ao lado do sistema de captação que não sofre nenhum contato humano da fonte ao engarrafamento –, precisávamos dar uma satisfação ao nosso consumidor que valoriza a Minalba por sua composição diferenciada, pureza e tradição", declara Karina Romcy, gerente de marketing da Minalba

"A cada dia que passa, crescem as exigências e os padrões de qualidade dos consumidores. Ele sabe que a água é indispensável para garantir uma vida saudável, uma sensação maior de bem-estar e de comunhão com a natureza. Tudo isso precisava ser dito ao consumidor e foi através do conceito ‘Minalba, você no topo’ que a Acesso Comunicação sintetizou tudo isso. Afinal as águas não são todas iguais, o consumidor merece a melhor", acrescenta Ana Celina Bueno, diretora da Acesso.

Por Gisele Centenaro

Fonte: Portal da propaganda

Pizza Hut com ação promo para “mandingueiros” gaúchos

Para quem pensa que pedir ajuda aos orixás é um privilégio do povo baiano, a ação de marketing promocional, lançada pela Pizza Hut, do Rio Grande do Sul, vem provar o contrário. Os gaúchos também são supersticiosos e, em função disso, até o próximo domingo (13/06), os internautas poderão postar “mandingas” que ajudem o Brasil a conquistar o hexacampeoanato na Copa do Mundo de Futebol.

As cinco frases mais criativas enviadas via Twitter, Facebook e Orkut serão escolhidas pela empresa e colocadas no site para serem votadas. O autor da melhor mensagem ganhará um rodízio para duas pessoas em um restaurante da rede. As outras quatro sugestões mais votadas terão direito a uma pizza grande.

Fonte: Promoview

Caminhoneiro vira “astro” em promoção da Volvo

A ação de marketing promocional “Vire um astro de cinema com o Volvo VM”, promovida pela Volvo em parceria com a Revista O Carreteiro e o programa Pé na Estrada da RedeTV chegou ao fim e, a OL Marketing foi a responsável pela criação do evento de encerramento do concurso cultural.

A promoção teve como objetivo selecionar um motorista de caminhão para atuar no longa-metragem “À Beira do Caminho”, que começa a ser rodado neste mês de junho pelo cineasta Breno Silveira. A produção é patrocinada pela Volvo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o caminhão presente na trama será um Volvo VM.

A ação promocional foi lançada em fevereiro deste ano, e o evento “Making Of – VM Astro de Cinema”, que marcou o final do concurso, aconteceu no dia 20/05, na fábrica da Volvo, em Curitiba (PR).

A OL preparou um ambiente com conceito cinematográfico para recepcionar os finalistas, que foram tratados como astros de cinema. Na última fase do concurso, os concorrentes participaram de gravações, com direito a produção no camarim e massagens relaxantes nos intervalos. Dentro da programação, os caminhoneiros visitaram a fábrica e fizeram test-drives com o VM.

Fonte: Promoview