“Torcida de Campeões” com Procter & Gamble

Fazer muitos gols e “levar a taça”. Essa é a esperança dos milhões de brasileiros na Copa do Mundo. Para a P&G, além do troféu na África do Sul, é importante alimentar também a esperança de compartilhar com crianças a possibilidade de um futuro melhor, mais solidário. Pensando nisso, vai ser iniciada a 2ª Gincana de Responsabilidade Social “Torcida de Campeões: seja um Campeão em Solidariedade”.

A atividade consiste na criação de equipes que tenham entre 15 e 20 colaboradores cada e que estes elejam uma instituição que atenda crianças entre 0 e 13 anos de idade. São propostas várias possibilidade de atividades e cada uma delas recebe uma pontuação de acordo com um regulamento interno pré-acordado com os participantes.

A ideia é que os colaboradores da P&G convidem parentes e amigos a se integrarem nesse mutirão inspirado no mundial de futebol que acontece praticamente no mesmo período. Toda a terminologia adotada é relacionada com futebol, onde a equipe organizadora é composta de juízes, as equipes serão times e cada participante ocupará uma posição seja como atacante, goleiro, zagueiro, lateral. “A brincadeira é fazer muitos gols ajudando entidades, pois assim como a Copa do Mundo de Futebol une os brasileiros, a “Torcida de Campeões” também tem a pretensão de unir torcida de todos os times em torno de uma causa social relevante”, avalia Gabriela Onofre Editore, diretora de Assuntos Corporativos.

Entre as atividades propostas pelo regulamento estão:
– Intervenção estrutural: reformas, pintura, recuperação de patrimônio, mutirão de limpeza, organização de biblioteca/brinquedoteca.
– Campanha de arrecadação: livros, alimentos, roupas.
– Oficinas, palestras e atividades recreativas: educação de higiene e saúde, origami, organização de rodas de leitura e brincadeiras, jogos pedagógicos.
– Desportivas: voley, futebol, basquete.

A reedição dessa iniciativa já faz parte o calendário da P&G, em parceria com a United Way, e está alinhada com a causa global corporativa Viver Aprender e Prosperar, que visa atender crianças de 0 a 13 anos de idade em todo o mundo.

Fonte: Promoview

Ações promo na Arena Coca-Cola em Curitiba

A Spaipa, franqueada da Coca-Cola com atuação no Paraná e Interior de São Paulo, em parceria com o ParkShoppingBarigui, realiza até o dia 11/07, em Curitiba (PR), a Arena Coca-Cola Copa do Mundo Fifa 2010. Em comemoração à maior paixão nacional, a Arena está montada na praça de eventos do shopping e oferece ao público diversas atividades interativas e gratuitas, além da transmissão de jogos da Copa da África do Sul (com exceção das partidas da Seleção.

Shows com bandas locais e distribuição de brindes exclusivos da marca Coca-Cola, fazem parte das ações de marketing promocional que serão realizadas durante um mês. Confira as atividades programadas para a Arena Coca-Cola:

Vídeos de Copa – totens que contêm vídeos exclusivos do canal SporTV, com resumos de todas as Copas do Mundo, de 1930 a 2006.

Cabeçadas – atividade eletrônica (jogo de Wii) que simula cabeçadas.

Quizz da Copa do Mundo.

Livro virtual (touch screen) – traz informações da África do Sul, locais em que os jogos serão realizados, entre outras.

Ação de chute a gol.

Tela de LED que transmitirá os jogos da Copa do Mundo (com exceção dos jogos do Brasil).

Pintura Africana.
Karaokê.

Bola do Jogo do Brasil é Sua – O público que for até a Arena Coca-Cola poderá fazer a inscrição para a promoção Bola do Jogo do Brasil é Sua no local.

Fonte: Promoview

Estudo traça diferenças entre consumidor virtual e do varejo tradicional

Segundo levantamento da e-bit, renda média de e-consumidores é maior do que a dos que compram fora de casa

Os e-consumidores têm renda média familiar maior do que os consumidores que realizam compras off-line. É o que indica a primeira edição da Pesquisa Cross Channel, realizada pela e-bit, em parceria com o Instituto Análise. De acordo com o levantamento, o orçamento médio dos consumidores que realizam compras em lojas on-line é de R$ 3.560,79, ante R$ 1.444,52 daqueles que vão apenas às lojas físicas. Outro dado indica que 80% dos adeptos às compras virtuais encontram-se na faixa entre 25 e 59 anos, enquanto 66% dos consumidores do varejo tradicional representam a mesma faixa de idade.

O estudo também apontou para a diferença entre os meios de pagamento utilizados nos dois canais. Os clientes virtuais preferem utilizar o cartão de crédito, tanto na web, quando no varejo físico. Já as pessoas que compram exclusivamente fora de casa utilizam mais o dinheiro na hora do pagamento. Para adquirir produtos de maior valor agregado, entretanto, como eletrodomésticos, eletrônicos e itens de informática, a opção é o cartão.

Dos pesquisados na internet, 56% elegem a web como canal para compra de eletrodomésticos, contra 34% que optam por lojas especializadas fora do meio virtual. Já nos pontos-de-venda físicos, 77% compram o mesmo produto em lojas especializadas, enquanto que 3% consideram adquirir um eletrodomético pelo e-commerce, mesmo não sendo esse o canal utilizado normalmente para fazer compras.

A pesquisa também registrou que 70% dos e-consumidores preferem adquirir ingressos nos endereços eletrônicos e apenas 5% dos consumidores de rua compram seus tíquetes pela internet. O estudo ainda apontou quais são as lojas que serão mais procuradas pelos internautas nos próximos meses. Para o segmento de eletrodomésticos, por exemplo, 8% dos respondentes disseram optar pelo Ponto Frio, 7% pelo Compra Fácil e 5% pelo Walmart.
Já para a categoria papelaria e escritório, a preferência é pela Kalunga, com 14%, seguida pela Livraria Saraiva, com 6%. De acordo com o levantamento são poucas as categorias que os e-consumidores preferem comprar em lojas físicas. Normalmente, a escolha é por produtos que não precisam ser vistos ou tocados, como acontece com artigos de supermercado, cosméticos e perfumaria e moda e acessórios.

Eletrônicos, artigos de informática, eletrodomésticos e livros são as categoriais com mais intenção de compra para os próximos meses entre os consumidores virtuais. Para os e-consumidores, a praticidade e a facilidade na compra on-line estão ligadas à comodidade e ao conforto, além da familiaridade com o ambiente web. Já para o consumidor tradicional, a internet ainda é um obstáculo na hora de adquirir um produto, pela falta de familiaridade com o canal.

Por Sylvia de Sá

Fonte: Mundo do Marketing

Nova classe média exige produtos segmentados

Empresas lançam produtos e serviços para atender o novo perfil de consumidores

A nova classe C é uma realidade e, agora, maioria entre a população brasileira. A classe média cresce e exige novos produtos e serviços, o que mostra um novo caminho que as empresas devem seguir para se destacarem perante um consumidor cada vez mais preocupado com a alimentação saudável e a conveniência, por exemplo.

Apesar de uma mudança global no comportamento do consumidor, no Brasil, a classe C dita as regras de consumo daqui para frente. Pesquisa feita pelo Ibope para o projeto Brasil Food Trends 2020, realizado pelo Instituto de Tecnologia dos Alimentos em parceria com o Deagro (Departamento de Agronegócio da FIESP), mostra que as características do consumidor brasileiro da classe C estão alinhadas com países desenvolvidos.

O estudo embasa a crescente busca do brasileiro de classe média por conveniência e praticidade na hora da compra. A maior demanda referente às mudanças sócio-econômicas do Brasil também destaca o papel da mulher. Diferente do que foi visto nos últimos anos, hoje elas trabalham fora de casa, compram comida pronta e fazem suas refeições no trabalho. A importância da mulher nesta nova classe média motivou a Editora Abril a criar a Revista Máxima, cujo objetivo é exclusivamente atender as consumidoras da classe C.

Aumento de renda e de poder de compra
O crescimento relativo da população brasileira, entre 1950 e 2009, de 2,19% embasa o domínio absoluto da clsse C no país, que cresceu muito mais. Esta realidade obriga a indústria de alimentos a manter o seu posicionamento competitivo com maciços investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, seja de produtos ou de processos. Com o aumento da renda e do poder de compra da nova classe média, além do maior acesso à informação, o desafio será produzir bens que atendam às exigências do consumidor.

Neste cenário, as marcas devem entender a sua importância para as escolhas destes consumidores que, agora, buscam primeiro a qualidade dos produtos. “A marca é fundamental porque o consumidor acredita que está levando todo o pacote de qualidade e confiança”, diz Antônio Carlos Costa, Gerente do Departamento do agronegócio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em entrevista ao Mundo do Marketing.

Um dos segmentos que podem ganhar força junto com o crescimento da classe média no Brasil é de iogurte. Este é o primeiro produto citado pelos consumidores entre os de categoria Saudáveis e Funcionais. A conveniência também é um caminho sem volta. As lojas de bairro têm aderência em relação à Conveniência e Praticidade. “A proliferação de lojas menores que atendem melhor, com ambientação mais favorável, remete a um atendimento mais pessoal e personalizado. Apesar disso, esta tendência não é excludente. O supermercado continua tendo seu espaço. Não vejo este novo consumidor optando por apenas um modelo de compra”, acredita Costa.

Novas características de consumo
Uma das principais mudanças que já pode ser percebida com relação ao perfil deste novo consumidor é a busca por produtos de consumo que oferecem benefícios adicionais para a sua saúde, além de atributos como sustentabilidade e ética, que oferecerão diferenciação no mercado. A pesquisa feita para o Brasil Food Trends 2020 mostra que os brasileiros decidem suas compras com base em “Sensorialidade e Prazer”, “Saudabilidade e Bem-estar”, Conveniência e Praticidade”, “Confiabilidade e Qualidade” e “Sustentabilidade e Ética”.

Este comportamento está diretamente ligado ao aumento de nível de educação, informação e renda da população nos últimos anos. “Os consumidores emergentes representarão os grandes mercados para a indústria de alimentos no futuro", garante o Gerente do Departamento do Agronegócio da Fiesp ao portal. A explicação pela busca de produtos saudáveis e que proporcionem o bem-estar é o envelhecimento da população e a procura de um estilo de vida melhor, o que abre possibilidades para produtos como alimentos funcionais, naturais e cosméticos. A conveniência e a praticidade estão ligadas ao ritmo de vida dos consumidores que vivem em centros urbanos.

Há uma mudança na estrutura tradicional nas famílias e a economia de tempo e esforço resultam na demanda por refeições para microondas ou serviços delivery. Já a confiabilidade e a qualidade dos produtos são exigências de compradores mais conscientes e informados, que valorizam a garantia de origem e os selos de qualidade. Por fim, sustentabilidade e ética também estão em voga para os consumidores da nova classe média, principalmente pelo baixo impacto ambiental, por embalagens recicladas e recicláveis, por fontes renováveis e pelo gerenciamento de resíduos e emissões.

Máxima foca nas mulheres emergentes
A Editora Abril já percebeu a importância da nova classe média e investiu em um projeto segmentado para as mulheres que compõem este nicho. A Revista Máxima foi criada para abordar o comportamento e os desafios femininos, seus maiores desejos e como ela está inserida no novo cenário sócio-econômico mundial. “As vendas de revistas tradicionais para mulheres foram impulsionadas pela nova classe media, que exigiam uma publicação voltada para a nova classe média. A Máxima é uma revista focada na mulher que ascendeu socialmente”, aponta Demétrius Paparounis, Publisher da Revista Máxima.

O objetivo da Abril com este produto é oferecer e mostrar opções de compra para as mulheres que entraram recentemente na classe C e que começa a ter dinheiro para comprar de tudo. “A mulher nordestina que vive em São Paulo, pertencente à classe D, visita a família a cada cinco anos. Na classe C ela passa a ter conta bancária, pode parcelar as compras e visitar os parentes com pacote turístico. A revista tem o conteúdo voltado para estas novas conquistas da mulher”, explica Demétrius.

A Revista Máxima contou com um investimento de R$ 10 milhões em seu lançamento. Ao todo, o título estará disponível em 85% dos 25 mil pontos-de-venda disponíveis no Brasil. Isto significa presença em cerca de dois mil municípios no país. As pautas da Máxima serão definidas pelos editores e também pelo Clube de Leitoras, que opinam sobre os assuntos abordados periodicamente.

Por Thiago Terra

Fonte: Mundo do Marketing

Campanha da Natura para linha Tododia Inverno sugere virar a rotina do avesso

A comunicação publicitária assinada pela Taterka traz filme com uma releitura do trecho Inverno, das Quatro Estações de Vivaldi, além de anúncios de mídia impressa. Transformar a rotina dos dias frios, incluindo rituais de hidratação e bem-estar durante e após o banho. É com esse mote que a campanha da linha Tododia Inverno, da Natura, estreou com um filme de 30” no intervalo do Fantástico. Criada pela Taterka, a comunicação que tem como título “Vire a rotina do inverno do avesso” revela que essa estação também pode ser agradável para cuidar da pele.

Para Guto Pedreira, diretor de Unidade de Negócios da Natura, a campanha dá as boas-vindas à rotina da época mais fria do ano. “Com as baixas temperaturas dos próximos meses, o cuidado com a pele requer uma linha especial. Os filmes reforçam a formulação da linha, que traz mais glicerina e fragrância inspirada na cereja e avelã e dão um toque quente e sensual ao inverno. Incluímos também óleo vegetal hidratante em todos os produtos. É a primeira vez que colocamos esta composição nos sabonetes barra e líquido de Natura Tododia”, diz.

Além do comercial que marca o lançamento, a campanha tem um filme de 15” e peças para mídia impressa. Destaque para os anúncios de duas páginas duplas sequenciais que circularão nas revistas femininas e de interesses gerais, além de amostras em alguns títulos, como o jornal Metro e a revista Claudia. O diário Zero Hora, do Rio Grande do Sul, e as edições regionais da revista Veja no Rio e em São Paulo contarão com peças no formato ilha. “Com a assinatura “Descubra a poesia na sua rotina”, toda a comunicação da linha imprime um novo significado para a palavra rotina”, afirma Eduardo Simon, Sócio e Diretor de Atendimento da Taterka.

Na TV, as imagens serão embaladas por uma releitura do trecho Inverno, das Quatro Estações de Vivaldi. A narração segue a métrica de poesia que marcou as campanhas anteriores da linha. As peças serão veiculadas nas regiões Sul, Sudeste e no Distrito Federal. A campanha também estará em canais de TV paga.

A campanha online, desenvolvida pela IDTBWA, estará presente nos portais MSN, Globo.com, Bolsa de Mulher, Vila Mulher, CyberCook, CyberDiet, Click RBS e nos sites das revistas Marie Claire e Criativa.

Fonte: portaldapropaganda.com.br