Marcas incentivam Festival Anima Mundi

Em sua 18ª edição, evento tem patrocínio de Petrobras, Banco do Brasil e Oi

O Anima Mundi, maior festival de animação do hemisfério Sul, começou nesta sexta-feira, 16, no Rio de Janeiro. Além de contar com a participação de renomados animadores internacionais e nacionais, o festival deixa de ser apenas vitrine de exibição e se torna uma plataforma de difusão, debates, conhecimento e fomento ao setor no País.

Os patrocínios estão divididos entre a Petrobras, o Banco do Brasil e a Oi – que realizam até o dia 25 de julho, o Anima Mundi no Rio de Janeiro. Em seguida, de 28 de julho até 1º de agosto, o evento acontece em São Paulo. Nesta edição foram mais de 1500 inscrições de filmes de todos as parte do mundo. Os diretores selecionaram 452, e, dentre eles, 108 são brasileiros.

Na programação estão oficinas gratuitas, fórum de discussões, palestras, mostras especiais e até pré-estreia de filme. A distribuidora Paramount disponibilizará ao público do festival o desenho "Meu malvado favorito", que além de ser produzido em 3D também apresente outros assuntos abordados no Anima Mundi.

Uma das atrações mais esperadas é a de Stephen Hillenburg, criador do personagem Bob Esponja. Hillenburg vai contar sobre sua produção, e participar do Anima Forum que discutirá assuntos como produção 3D e a formação dos profissionais brasileiros. Além do criador do "Calça Quadrada", estarão presentes também Jordi Grangel, criador de "A noiva cadáver" que teve produção de Tim Burton, e Andy Malcom, técnico de som , que apresentará a criação de sons para uma animação.

Fonte: M&M Online

Avon, Hyundai, Itaú e Ponto Frio ativam marcas no Estação Gramado

Patrocinadores realizam concursos e oferecem produtos para os visitantes

As marcas patrocinadoras do Estação Gramado estão investindo em relacionamento com o público. O evento realizado pelo Grupo RBS em parceria com a prefeitura de Gramado, conta com as marcas Avon, Hyundai, Itaú, Garoto e Ponto Frio. No Espaço Avon acontece o pré-lançamento do perfume Outspoken by Fergie e a distribuição de amostras do creme anti-idade Renew Reversalist e dos perfumes masculinos Patrick Dempsey II e True Force. A Avon ainda disponibiliza um serviço de esteticista para avaliar e indicar produtos de maquiagem da marca. Além disso, a companhia realiza o concurso cultural "O que você faz para causar impacto?" em que a vencedora receberá uma maleta de maquiagens.

Outra marca presente no Estação Gramado é a Hyundai. Em seu espaço, a montadora expõe os modelos i30, Santa Fe 2011 e o novo IX35, entre outros. Para tirar dúvidas e oferecer atendimento personalizado, a Hyundai colocou promotores à disposição do público presente. Já o Itaú criou uma promoção para cada R$ 200,00 gastos com os cartões do banco nas cidades de Gramado e Canela, durante o evento, os consumidores poderão trocar por chocolates artesanais. A Garoto também atrai os visitantes com blitz para ativar as marcas Talento, Serenata de Amor, Baton e o novo Baton Tablete.

Por Thiago Terra

Fonte: Mundo do Marketing

Gafisa estreita relacionamento com o consumidor para vender mais

Construtora investe em programas e serviços para manter negócios em diferentes faixas de renda por todo o país

Lançar mais de mil produtos em 56 anos de vida não seria um número tão surpreendente se o assunto não fosse empreendimentos imobiliários. Para alcançar esse resultado, a Gafisa contou com investidores que capitalizaram a empresa, permitindo a realização de um número cada vez maior de projetos, a compra de duas concorrentes e a atuação em diversas faixas de renda.

As empresas Gafisa, Tenda e Alphaville têm empreendimentos em 100 cidades de 21 estados brasileiros. Só em 2010 serão lançados imóveis em 42 municípios, calculados em R$ 5 bilhões. Desse total, 45% é representado pela Tenda, que atua junta a um público de menor poder aquisitivo.

Para manter esses resultados, a Gafisa investe não só em obras, mas também em trabalhar a credibilidade de sua marca, inovação, serviços diferenciados e, principalmente, em ouvir as exigências do consumidor, desde a customização do projeto até a uma ouvidoria.

Serviços personalizados
De olho na busca por produtos adaptados às individualidades do consumidor, a Gafisa investe em projetos “artesanais”, que buscam unicidade desde o momento em que são desenhados e ainda podem ganhar mais detalhes com a opinião do comprador. “O primeiro passo na criação de um projeto é analisarmos a região em que estamos e o público que queremos atingir”, afirma Luiz Carlos Siciliano, Diretor de Marketing e Vendas da Gafisa em entrevista ao Mundo do Marketing.

Para isso, a construtora organiza comitês que discutem desde o tipo de terreno às ações de Marketing e a concorrência local para cada empreendimento. “Precisamos ouvir nosso cliente, mas também temos que estar à frente dele ‘adivinhando’ suas necessidades”, garante o executivo. Por esse motivo, a empresa disponibiliza serviços cada vez mais específicos. Notadas as necessidades de lazer, a construtora investiu em grandes projetos de condomínios que são também clubes.

Além disso, o serviço Pay per Use disponibiliza opções de eletricistas, Office-boys, sala de reuniões e até mini-lan houses em determinadas obras. Devido ao custo de manutenção desses serviços, eles ficam restritos a imóveis da Gafisa. “Para o cliente da Tenda, o mais importante é ele ter a sua casa própria”, afirma o profissional de Marketing. Para a construtora, o relacionamento é tão importante, que para se aproximar ainda mais o cliente, a construtora investe no programa “Viver Bem”.

Relacionamento é o mais importante
O programa de relacionamento que existe há dois anos vem crescendo com parcerias que vão desde arquitetos para auxiliar na decoração do imóvel, a descontos em bares, em comércio eletrônico e lavanderias. “Buscamos parceiros que tenham a ver com o cotidiano de quem vai morar em nossos empreendimentos”, explica Siciliano.

Além disso, a marca possibilita ao cliente a customização de seu imóvel. Pelo site da Gafisa, o comprador pode ter acesso ao andamento da obra. Já o serviço Personal Line permite o contato com o arquiteto responsável para que possa fazer as modificações possíveis no projeto. O cliente pode financiar inclusive melhorias em seu apartamento.

Mesmo com o grande investimento em CRM, o departamento de Marketing da empresa não está satisfeito e sabe que precisa estudar e investir mais. “Trabalhamos com um negócio muito complexo que envolve obras e financiamento, por isso nossas ações têm que ser estudadas para atender os clientes da forma mais clara possível e sabemos que ainda precisamos trabalhar muito nisso”, completa o executivo da empresa.

Imóveis na web
Estar próximo do cliente nos dias de hoje também significa ter fortes ações na internet. A Gafisa adotou em 2008 a estratégia on-line como forma de relacionamento e de venda. Para isso um estudo levou à modificação do site com o intuito de deixá-lo mais leve e “navegável”. “A pessoa que acessa o portal quer um mecanismo simples, se for complicado ela desiste”, garante o profissional.

As vendas realizadas através do site representam, no Rio de Janeiro e em São Paulo, 35% do total. “Embora o primeiro contato seja pela internet, fazemos questão que o cliente vá até um decorado para conhecer melhor o espaço que vai adquirir”, explica Luiz Carlos Siciliano.

A empresa criou também há dois meses um aplicativo para iPhones. Com o serviço o usuário pode ter acesso a fotos de plantas e imóveis, analisar formas de pagamento e entrar em contato direto com corretores. Em aproximadamente dois meses a empresa também passará a investir em perfis em rede sociais. “Primeiro estudamos esse mercado para depois entrarmos nele e trabalharmos de forma correta”, comenta o executivo.

Credibilidade e inovação
Como forma de ganhar a confiança do consumidor, a Gafisa passou a investir, desde 2004, mais em divulgar a força de sua marca com 56 anos de existência do que apenas a divulgação de seus produtos. “Credibilidade é sempre importante, ainda mais em um segmento como o nosso”, completa.

Uma das ações realizadas pela empresa para conquistar essa confiança foi o guia “Compra Segura”, que esclarece dúvidas dos consumidores sobre vantagens de comprar um imóvel na planta e explica ainda outros termos específicos do meio.

Se por um lado mostrar o quanto é tradicional é importante, inovação também é essencial para os negócios da construtora. Para isso a Gafisa investe não apenas em estudos de novidades para as obras, mas também trouxe a top Gisele Büdchen para comunicar a marca. “A Gisele é um ícone que traz credibilidade, experiência e jovialidade, assim como a Gafisa”, completa o executivo sobre a construtora que, afirma, está sempre atenta às oportunidades de inovação.

Por Rayane Marcolino

Fonte: Mundo do Marketing

Empresas de brindes fazem marketing nas redes sociais.

Redes sociais ganham destaque como ferramenta de marketing entre empresas do setor de brindes.

Definitivamente, entre as ações de marketing que vão predominar nos próximos anos a de maior destaque é o marketing digital. Estratégia de divulgação e propaganda apontada por diversas pesquisas e por vários especialistas da área como a mais promissora, ela está se disseminando rapidamente entre as empresas do setor de brindes.

Atualmente, as mídias sociais, que antes eram vistas apenas como entretenimento, oferecem às empresas a possibilidade de se aproximarem de seus clientes de modo mais informal, moderno e, o mais importante, interativo.

Com o advento de ferramentas como Orkut e Twitter, a interatividade passou a fazer parte do cotidiano das pessoas de tal maneira que os consumidores acabam exigindo isso das empresas, a fim de ter um canal aberto com elas, de acesso fácil e rápido.

No caso das empresas do setor de brindes, a maioria reconhece o potencial e a importância das redes sociais. Porém, não utilizam fórmulas prontas para explorarem as ferramentas virtuais, já que nada muito pré-estabelecido pode garantir a obtenção de resultados positivos.

Além de utilizar as redes sociais como um canal de divulgação de seus produtos e uma extensão da publicidade, as empresas do segmento de brindes também constroem relacionamentos e fazem contatos importantes, tendo a chance de conhecer as necessidades de seu público-alvo e de seus clientes.

Bríndice anuncia os premiados do TOP BRÍNDICE 2010 no jantar de lançamento do Guia Bríndice 23, realizado em 13/07/10

Evento de lançamento do Guia Bríndice 23 anuncia premiados do TOP BRÍNDICE 2010.

No último dia 13, durante o jantar de lançamento da 23ª edição do Guia Bríndice aos anunciantes, promovido pela Bríndice no Espaço Hakka, em São Paulo, foram anunciados os grandes vencedores do Prêmio TOP BRÍNDICE 2010. Além do jantar, da entrega dos prêmios, a festa, que contou com a presença de aproximadamente 900 convidados também ofereceu aos presentes show da Banda Época.

Desde a edição 2009, o prêmio conta com novas regras e quesitos, com o intuito de condecorar de maneira ainda mais democrática as empresas do setor de brindes e produtos promocionais. Neste ano, o TOP BRÍNDICE teve 13 premiados, em seis categorias diferentes.

A divisão em quesitos e categorias tem o propósito de avaliar, de maneira criteriosa, as empresas do setor no que se refere a relacionamento com os clientes, através dos prêmios eleitos pelos usuários e, também, premiar aquelas que procuram estar sempre à frente do mercado promocional. Assim, os quesitos avaliados são divididos em dois grupos de premiações:

1) Votados pelos usuários:
Os quesitos Atendimento, Qualidade e Pontualidade são avaliados pelo público, ou seja, pelos usuários do Guia Bríndice e Portal Bríndice.

Saem vencedoras as três primeiras empresas mais votadas dentro de cada categoria: Brindes Diversificados e Brindes Específicos – Couro, Bolsas, Confecções, Embalagens e Mídia Extensiva.

2) Votados por especialistas:
Os prêmios de Melhor Website, Melhor Lançamento de Produto e Melhor Case são decididos por especialistas, ou seja, nomes de destaque do mercado publicitário, acadêmico e pesquisadores do segmento de marketing, promoção e webdesign.

 

Confira os vencedores do TOP BRÍNDICE 2010:

PRÊMIO POR VOTAÇÃO DOS USUÁRIOS
Quesitos: Qualidade / Atendimento / Pontualidade

EMPRESAS HORS-CONCOURS
COURO IMPRESSO
ÊXITO BRINDES
RAIZLER
SÓ MARCAS

SEGMENTO: BRINDES ESPECÍFICOS – COURO, BOLSAS, CONFECÇÕES, EMBALAGENS E MÍDIA EXTENSIVA
1º lugar – SAK´S
2º lugar – BANDERART
3º lugar – PROMOLINE

SEGMENTO: BRINDES DIVERSIFICADOS
1º lugar – REDD
2º lugar – ASHTAR BRINDES
3º lugar – IMAGEM PROMOCIONAL

 

PRÊMIO DEFINIDO POR ESPECIALISTAS

MELHOR WEBSITE
Luminati
www.luminati.com.br
Jurados – FERNANDO ZORIKI OTSUKA / GILBERTO SOCCI /
ISRAEL AGOEIRO

MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO
Produto: MP3 Formato Squeeze
Empresa: Blinder
Jurados – FERNANDO CERA / JOÃO PAULO FILOMENO /
MARCELO ROMANO

MELHOR CASE
Case: Museu do Autódromo de Interlagos, José Carlos Pace.
Empresa: Inarco
Jurados – FERNANDO CERA / JOÃO PAULO FILOMENO /
MARCELO ROMANO

Para oferecer ainda mais credibilidade ao TOP BRÍNDICE, todos os dados referentes à apuração e mensuração de resultados ficam disponíveis e abertos ao público no site www.topbrindice.com.br.