Por mais que a economia do país esteja aquecida e as empresas venham obtendo bons resultados em seus negócios, ainda se planeja com muito cuidado o investimento em estratégias de marketing e ações eficazes para divulgar seus produtos e serviços.
Nesse contexto, um recurso muito utilizado por essas empresas são as feiras de negócios, consideradas ferramentas de marketing bastante eficientes para aquelas que desejam alavancar os negócios. Mas por que, efetivamente, participar dessas feiras é tão importante?
De acordo com algumas empresas de brindes, por exemplo, que expõem regularmente em feiras, motivos não faltam para justificar a presença em eventos desse tipo. Em termos comerciais e práticos, as feiras proporcionam condições para que as empresas realizem vendas, direta ou indiretamente, reforcem a imagem de suas marcas e, ainda, fiquem atualizadas quanto às tendências do mercado.
Para o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -, as feiras são o meio mais econômico de geração de negócios e lançamento de produtos no mercado, pois proporcionam ao expositor uma aproximação face a face com potenciais compradores nacionais e internacionais de forma ágil, rápida e inteligente.
Outros pontos fortes da participação em feiras são a possibilidade de entrar em contato com os prospects e compreender o que influencia suas decisões e observar os concorrentes, obtendo informações sobre eles.
Para que a participação em feiras gere resultados para o expositor, é necessário ter consciência dos objetivos que deseja atingir, a fim de planejar adequadamente seu estande, os produtos que serão expostos e o material de divulgação que será utilizado.