Campanha publicitária e ação promocional assinadas pela Bombril repaginam a comunicação da marca, que evoluiu com as consumidoras
O site Bombril Mulheres Evoluídas nasceu com a campanha publicitária 2013 para divulgar todas as linhas de produtos Bombril e interagir com as consumidoras, que podem escolher o perfil de um dos homens evoluídos, que apresentam e representam as linhas de produtos da marca. No endereço eletrônico, as consumidoras encontram conteúdo informativo que inclui temas como agenda cultural, carreira, estilo e atitude, relacionamento, saúde e bem-estar e viagens. Divertida e bem humorada, a campanha também convida as internautas a participarem de uma promoção diferenciada: Bombril Brilhe Mais. A ação promocional lançada no período entre maio e julho de 2013 convidou a consumidora para uma sessão de beleza. A compra de quatro produtos da marca valiam um voucher. Na página digital, a consumidora escolhia o estabelecimento conveniado de preferência e agendava uma data para aproveitar a experiência.
A comunicação da Bombril entrou para a história da propaganda brasileira por meio de campanhas dirigidas para mulheres, tendo como protagonista o ator Carlos Moreno, que ganhou o apelido de Garoto Bombril. Sempre bem humoradas, as campanhas se atribuíam de fatos noticiados na mídia e/ou eventos cotidianos para comunicar a palha de aço cujo nome tornou-se designação genérica da categoria. Depois de algum tempo fora da mídia, a Bombril retorna e coloca no ar o conhecido modelo de comunicação baseado em depoimentos.
Dessa vez, a Bombril selecionou atrizes humoristas como porta-vozes de suas linhas de produtos. A partir dessa nova estratégia, pode-se perceber que a Bombril decidiu “virar a mesa”, adotando um discurso exclusivamente feminino. Muito provavelmente, a escolha dessa linguagem – como recurso de identificação do público com a marca – está relacionada ao surgimento da nova classe média brasileira. Um público que agora tem acesso às linhas de produtos, que não eram consumidas há pouco tempo. Não se trata, portanto, apenas de uma campanha integrada e dirigida para o público feminino, trata-se de estratégia para atingir um público em ascensão socioeconômica.
Segundo levantamento do IPC Maps da IPC Marketing, o consumo no Brasil será de R$ 3 trilhões em 2013. O valor apontado representa alta de quase 10% sobre os números de 2012. A manutenção do lar lidera o ranking de gastos dos brasileiros, com 25,5% do total. Já a saúde, medicamentos, higiene pessoal e limpeza respondem por 8,6% do consumo total dos brasileiros. A partir desses dados, pode-se intuir que a campanha Bombril 2013 dirigida para mulheres, utilizando linguagem popular por meio do humor, faz parte de uma estratégia que levou em conta o crescimento do consumo da classe média. Uma evolução que já vem apontando números favoráveis desde 2012 e que podem ser percebidos por meio do simples ato de assistir televisão e resistindo à tentação de sair no intervalo comercial. E por falar nisso, quem já era fã das piadas consagradas por Carlos Moreno – o Garoto Bombril que protagonizou mais de 330 comerciais da marca –, agora pode se divertir com Dani Calabreza, oferecendo as consumidoras a oportunidade de escolher o tipo de homem evoluído que merece a atenção delas.
Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice
Fonte:
Promoção Brilhe mais com Bombril
www.brilhemaiscombombril.com.br
Mulheres evoluídas
http://qa.mulheresevoluidas.com.br/
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