Todo mundo sabe que o processo de vendas inicia-se bem antes do vendedor estar frente a frente com o cliente e termina muito depois da compra ser efetuada. Porém, poucos praticam tal conhecimento. Para muitos, a venda termina quando o cliente assina o pedido e a comissão está assegurada. Quanto ao “cliente”, ele é literalmente jogado para outro departamento.
Isto não acontece com os “Grandes Vendedores”, que são diferentes dos vendedores comuns por possuírem motivação, disciplina e habilidades, tanto para fechar uma venda quanto para construírem relacionamento com os clientes. Que por estarem conscientes de suas habilidades profissionais, podem interferir e influenciar as relações entre pessoas, nas busca dos objetivos de todos os envolvidos.
O “Grandes Vendedores”, em seu processo de vendas, planejam suas ações e as prováveis reações, suas e do seu candidato a cliente, definindo os pontos em comum e os que podem causar problemas, procurando uma forma de perceber e influenciar o comportamento de outra pessoa, sem antagonizar seus valores, nem abandonar as suas convicções e determinações, argumentando de forma objetiva e mensurável, mantendo o controle emocional da situação e buscando todas as saídas possíveis, concentrando-se em resultados, mantendo a negociação na base do ganha ganha.
Por tudo isso, o Vendedor de Sucesso é importante como gerente dele mesmo, cuidando principalmente de sua carreira. É professor e aprendiz a cada processo, sempre se perguntando o que fez certo e o que fez errado e, principalmente,o que poderia ter feito de modo diferente e o que pode fazer para melhorar a próxima vez.
Você já se perguntou, quantos destes existem na sua Empresa ?
Bons questionamentos e boas Vendas !