Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que somente 50% dos funcionários da linha de frente das empresas consideram que seus empregadores merecem que eles lhes sejam leais. Essa situação vem fazendo com que esses trabalhadores, em milhares de empresas em todo o mundo, derrubem a fidelização de Clientes.
Não percebendo a real dimensão do problema, os empregadores classificam esse baixo índice de lealdade dos funcionários como normal e garantem que se trata de uma conseqüência da baixa lucratividade das próprias empresas.
A filosofia de lealdade – de clientes e de funcionários – como estratégia de negócios é a grande força propulsora que precede o crescimento, os lucros, o valor percebido e duradouro. É, enfim, a razão do sucesso financeiro da empresa. Assim, é inevitável lembrar que a falta de lealdade dos funcionários está diretamente ligada à redução dos lucros da empresa.
O comprometimento dos empregados em manter bom relacionamento com os clientes é o caminho seguro para uma empresa conseguir e manter clientes fiéis.
Outro detalhe importante apontado pela pesquisa indica que os funcionários não são leais a seus empregadores porque não acreditam que estes agirão de forma justa e honesta com eles.
Mas esse impasse precisa ser resolvido. As empresas não podem perder clientes por não se preocuparem em manter seus funcionários satisfeitos. Assim como é necessário conquistar e manter os clientes certos, também é necessário conquistar e manter os funcionários certos. Isso implica na conquista da lealdade, tanto de clientes quanto de funcionários.
E os funcionários de sua empresa, estão realmente satisfeitos? Aproveite o final de ano para fazer um balanço dos bens humanos que sua empresa possui: seus funcionários!