E o marketing na sua empresa? De que forma ele pode auxiliar? Como utilizar as suas orientações para posicionar-se, para enfrentar batalhas diárias?
Antes de fazer essa abordagem, são necessárias algumas advertências e lembretes importantes para todas as organizações, independentemente de tamanho e finalidades:
Marketing não faz milagres. Marketing não é propaganda, e propaganda não é a alma do negócio. A propaganda é parte dos instrumentos de marketing.
De nada adiantam apresentações e discursos bonitos sem conhecimento científico. Trabalhar na base do empirismo, do "achômetro", não leva a nada.
O marketing não deve ser apenas um departamento. Ou melhor, até pode ser, desde que a organização seja feita de forma coordenada e integrada. No entanto, com os mercados globalizados, a exigência é mais forte para essa coordenação e integração.
Nesse contexto, é evidente que a preocupação ou os esforços de marketing nas organizações estejam voltados, entre outros, para:
. Visão de negócios;
. Planejamento e administração estratégicos, pensando no futuro, mas sem esquecer do presente. Os parâmetros do passado também precisam ser lembrados;
. Desenvolvimento de novas ferramentas para alavancagem das vendas e maiores lucros;
. Ética e o compromisso social;
. Importância da coleta e análise de informações;
. Inovação constante e mudança adequada e acelerada;
. Transformação das relações entre as pessoas e as mudanças nas formas do poder;
. Busca incessante pela eficiência, eficácia e efetividade;
. Aproveitamento das oportunidades de mercado, lembrando sempre de conhecer com profundidade o público alvo e a forma de se comunicar com ele;
. Custos e lucros, fazendo sempre uma analogia com os padrões existentes no mercado;
. Elaboração e implementação de estratégias, sem perder de vista o foco;
. Busca por profissionais especializados que sejam ousados, tenham uma visão global e saibam trabalhar em equipe;
. Mudanças e intenções de compra das pessoas e organizações;
. Necessidade não só de pensar globalmente, mas de agir e interagir localmente;
. Acompanhamento e monitoramento dos movimentos estratégicos da concorrência;
. Fixação de relacionamentos duradouros;
. Conhecimento, com bom nível de compreensão, além do domínio de informática, marketing direto e internet;
. Posicionamento na mente do consumidor;
. Flexibilidade para mudar sempre que for necessário.
Pelo exposto, constata-se a importância e a necessidade do Marketing, tanto na área estratégica, quanto nas áreas operacionais de toda e qualquer organização.