A maior ação promocional dos últimos tempos vai levar 22 jovens para o espaço
Em janeiro deste ano, a Unilever lançou a ação promocional Axe Apollo. A ação chega aos pontos de vendas de 75 países, convidando jovens do mundo inteiro para ação, que selecionará 22 consumidores para participarem da A.A.S.A. (Axe Apollo Space Academy) e fazer um voo suborbital realizado pela agência espacial internacional SXC (Space Expedition Corporation).
Para atrair a atenção do público para o programa, o anunciante convidou dois especialistas: Buzz Aldrin, um dos primeiros astronautas a pisar na lua, que lançou a A.A.S.A. nos Estados Unidos, e Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro que participou do lançamento no Brasil. De acordo com Rafael Lopes, gerente de marketing de Axe no Brasil, em entrevista para o Meio & Mensagem “A missão de Axe, acima de tudo, é entreter o consumidor, trazer esse lado cool. E é isso que pretendemos com esta que é a mais ousada campanha da categoria”.
O candidato interessado em participar da missão fez a inscrição no site da A.A.S.A., criou um perfil e apresentou um bom motivo para ser um dos escolhidos. Até o fechamento dessa edição, os oito candidatos brasileiros mais votados podiam ser conhecidos, acessando a fan page da Axe no Facebook. Dentre eles, os paulistas Marco Aurélio e Julio Cesar venceram a segunda etapa da competição e garantiram lugar na terceira e última fase, que está prevista para dezembro de 2013. A terceira fase envolve um treinamento que acontecerá no Global Space Camp em Orlando, Flórida, onde 100 pretendentes disputarão as 22 vagas. A viagem ao espaço é um prêmio que levará os passageiros a 100 quilômetros de altura. Medida que garante aos jovens participantes da promoção o status de astronauta. O voo que durará aproximadamente duas horas acontecerá no começo de 2015.
Claro que uma ação promocional dessa envergadura demanda uma verba do mesmo tamanho. Mas isso não impede que qualquer anunciante sonhe alto na hora de decidir chamar a atenção do público jovem para o lançamento ou manutenção da comunicação de um produto por meio de uma ação promocional. Tudo pode ser realizado na mesma proporção da verba disponível. Importante mesmo é trabalhar para satisfazer aos desejos e necessidades dos jovens consumidores. Premissa clássica que permeia qualquer ação mercadológica. Certo?
Realmente, não é muito fácil agradar esse público. De qualquer forma, quando um anunciante pensar em dirigir esforços mercadológicos para jovens consumidores deve levar em consideração que eles mudam de comportamento e preferências com muita frequência, que o traço comum entre eles é, sem dúvida, o hábito de se comunicar, interagir e compartilhar informações e opiniões. Essas constatações devem ser levadas em conta na hora de decidir por um conceito, uma ação promocional ou ainda, mais especificamente, por uma categoria de prêmio ou brinde. Afinal, eles gostam de participar de eventos, praticar esportes, produtos tecnológicos – com ênfase para os dispositivos mobile – e tudo que colabore para que eles se sintam conectados com o mundo. Tudo isso é importante, o que não pode faltar é criatividade e coragem para sonhar alto.
Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice
Fontes:
Meio & Mensagem
Promoção AXE
https://www2.axeapollo.com/pt_BR/registrar-escolha