Os leitores do Promoview já estão familiarizados com ações promocionais que fazem flutuar produtos. Primeiro foi a Chevrolet no aeroporto no México (veja aqui). Agora foi a Nike que, para promover o seu Nike Air Max, a inovadora marca esportiva utilizou como conceito o ar.
Uma ativação da marca na Argentina permitiu que as pessoas participassem de uma corrida em que, ao assoprar num microfone, faziam “correr” um Nike Air que flutuava no ar. A ação promocional “The Nike Air Live Show” aconteceu nos pontos de venda e on-line, numa parceria da marca com a Agência +Castro.
Os calçados se elevavam a quatro centímetros da superfície e se moviam por meio de um mecanismo que lia sinais transmitidos via internet, e também por sopros dos consumidores que visitavam a Nike Store de Buenos Aires.
A explicação é simples: cada vez que um consumidor assoprava, ou seja, gerava um estímulo físico, este sopro era lido por um software como um estímulo digital. A leitura desse sinal faz mover um mecanismo instalado sob a plataforma que permite deixar o calçado suspenso e avançar.
No caso da participação dos internautas, eles tinham de soprar nos microfones de seus computadores, laptops ou celulares. Um mecanismo já utilizado em diversos jogos para videogames, mas pela primeira vez disponibilizado em pontos de venda e com esta finalidade.
Os movimentos dos tênis acabaram desencadeando um jogo pela web. Era possível, por exemplo, realizar uma corrida entre modelos de cores diferentes, na frente dos consumidores. A competição podia também ser acompanhada pela internet, por intermédio do streaming de vídeo ao vivo.
Fonte: Promoview