O Marketing de Relacionamento visa identificar os clientes e compradores como indivíduos e construir um relacionamento prolongado para benefício deles e, com isso, obter melhores lucros para a empresa.
Ele permite a criação de uma via de mão dupla na comunicação empresa-cliente. Essa interação possibilita um novo nível de conhecimento do cliente. Logo, conhecendo melhor o seu cliente, a empresa entende a necessidade do momento ou prevê sua necessidade futura, incentivando o aumento da rentabilidade por cliente.
Através de uma boa estratégia de Marketing de Relacionamento, a empresa deve buscar novas formas de comunicação para estabelecer um relacionamento profundo e duradouro com os clientes, prospects, fornecedores e todos os intermediários, como forma de obter uma vantagem competitiva sustentável.
O Marketing de Relacionamento utiliza principalmente as seguintes ferramentas: Database, Telemarketing e Comunicação Dirigida. A junção de todas essas ações permite detectar o perfil e as necessidades do seu público-alvo para, então, criar estratégias de marketing eficazes e rentáveis.
· Database – um completo e atualizado banco de dados com o perfil do seu cliente.
· Telemarketing – toda e qualquer atividade desenvolvida através de múltiplas mídias, objetivando ações padronizadas e contínuas.
· Comunicação Dirigida – é apenas um dos nomes que se dá ao marketing direto, termo utilizado para atividades ligadas às ações de vendas, captação e fidelização.
Portanto, se sua empresa ainda não se beneficia dessa importante e necessária ferramenta, este é o momento para rever suas ações e programar-se para entrar em 2004 com uma nova estratégia e, definitivamente, adotar o marketing de relacionamento.