Agora que já sabemos a importância do Marketing de relacionamento (link para a outra matéria) para conquistar e fidelizar clientes, devemos também aproveitá-lo como uma força complementar às vendas.
Agindo como um suporte, o marketing de relacionamento permite aumentar a produtividade do vendedor, realizando para ele todas as atividades de prospecção e até mesmo apoio, como por exemplo, no caso de envio de informações para o cliente. Com isso, o vendedor ganha mais tempo para se dedicar ao trabalho de negociação e efetivo fechamento da venda.
Confira aqui as funções específicas do MKR como suporte às Vendas:
1. Fazer a prospecção de cliente potenciais, separando aqueles efetivamente interessantes da enorme massa de compradores aparentes. Em outras palavras, identificar os prospects entre os suspects.
2. Identificar todas as pessoas-chaves na cadeia decisória de compra do produto ou serviço para atingi-las com informações que dêem seqüência ao processo de vendas.
3. Através da informatização e estruturação de um Database, acionar campanhas de comunicação segmentada – através de comunicação dirigida (Mala Direta) ou telemarketing – visando romper barreiras iniciais, fornecer argumentos básicos, fazer uma pré-venda do conceito do produto/serviço e, acima de tudo, colocar o vendedor em uma posição favorável perante o prospect já predisposto a iniciar a negociação.
4. Gerenciar o trabalho de vendas, pois ao qualificar o prospect através do MKR, a empresa entrega para seus vendedores apenas as oportunidades realmente interessantes, tornando o esforço de vendas mais eficiente e controlável, impedindo que boa parte dessa função de Marketing fique na dependência do estilo pessoal e da sorte de cada vendedor. Isto é possível através da construção de algoritmos que percorrem, o database.
5. Apoiar todo o processo de venda. Pois, com as informações contidas no database sobre cada prospect – tais como comportamento de compra e perfil da empresa, entre outras – o vendedor pode ser mais eficiente em todo o seu trabalho, contando com excelente apoio do sistema até o fechamento da venda.
6. Possibilitar uma perfeita mensuração de resultados. Pela capacidade de acompanhamento do sistema e o controle objetivo da ação do vendedor, a empresa pode avaliar com precisão os resultados do trabalho de cada um e aferir a eficácia de sua força de vendas como um todo.
Por isso, o Marketing de Relacionamento é cada vez mais indispensável no momento de efetuar suas vendas e gerar mais negócios